Skip to main content
vender online

Vender online: 7 fórmulas para o sucesso

Portugal tem visto um aumento no empreendedorismo digital e o marketing, como sabemos, é parte integrante no processo. Não existe uma fórmula única ou fechada que garanta o êxito do seu negócio mas várias. Conheça 7 estratégias para vender mais online.

O mundo digital veio alterar todas as dinâmicas do mundo. Um dos seus maiores efeitos, a globalização, faz com que falar dos efeitos ao nível comunicação, do trabalho, do lazer ou da cultura seja equivalente a falar de mudanças mundiais que, no nosso país, também se manifestam.
Internacionalmente, um dos fenómenos do momento é o aumento do empreendedorismo digital. Com as pessoas mais focadas do que nunca no mundo online, as grandes marcas iniciaram um processo de transição para os meios online e, a par com estes, muitas pessoas encontraram na web uma forma de conquistar rendimentos extra ou de lançar as suas vidas profissionais.

O cenário económico nacional foi também um forte motivador, impulsionando e intensificando esta tendência e fazendo com que cada vez mais pessoas abram as suas lojas online.

Abrir uma loja online hoje em dia é muito simples mas, após a sua abertura, como provavelmente sabe, existem algumas dificuldades. Falamos, aqui, de um mercado saturado e com grande concorrência, que nem sempre permite chegar até ao consumidor e gerar as vendas necessárias para que um negócio seja efetivamente lucrativo.

A melhor forma de contrariar as atuais dificuldades do mercado passa por tentar aplicar algumas estratégias que melhoram a visibilidade dos sites e, consequentemente, o seu tráfego e o seu lucro.

Venha conhecer 7 fórmulas essenciais para qualquer empreendedor digital do setor do e-commerce.

7 Fórmulas essenciais para ter sucesso na venda online

1. Escolha os produtos com cuidado

O momento de escolher produtos para o seu comércio eletrónico é um passo importantíssimo para o sucesso. Os clientes de hoje têm um leque muito variado de opções online e as escolhas de uma loja online farão toda a diferença no momento da escolha dos consumidores.
A recomendação é para que um empreendedor de e-commerce tente manter-se atento às tendências do momento (muitas vezes geradas pela ação de influencers e celebridades), tentando ter este tipo de produto no seu site e, de preferência, com variações inusuais, apelativas e originais, que transmitam um elemento de diferenciação face à concorrência.

2. Aposte em bons conteúdos

Ter os produtos certos e apresentá-los da forma errada não será positivo para o seu negócio. Assim, quando criar publicações no seu site, deve ter em mente que estes necessitam de ser rigorosos, informativos e fáceis de apreender pelo consumidor comum.
Procure recorrer a autores ou empresas que conheçam as estratégias de criação de conteúdos SEO e garanta que todos os artigos estão livres de erros gramaticais, de ortografia ou correspondência face à realidade do produto.
Uma comunicação honesta e clara será muito positiva aos olhos do comprador.

3. Anuncie para aumentar o tráfego

Existem dois tipos de tráfego: orgânico e pago. É muito importante, no momento da gestão do marketing do seu site, que tente aumentar ambos com as mais variadas estratégias.
A colocação planeada de anúncios nas redes sociais ou mesmo no AdSense poderá ser muito útil para chegar a um público mais vasto e melhorar os seus números.

4. Tenha atenção ao design

Poderá parecer-lhe secundário mas a verdade é que a grande maioria das pessoas verdadeiramente se preocupam com a aparência dos sites onde compram.
O design torna-se importante uma vez que sites mais apelativos visualmente e que sejam mais fáceis de navegar de forma intuitiva tendem a obter melhores resultados.
Garanta ainda que este design é adaptável a telemóveis, uma vez que a maioria dos clientes atuais parece preferir comprar nas versões mobile.

5. Evite mudanças bruscas

Se o seu site já tem algum tempo, atualizações podem ser úteis. Ainda assim, se quiser fazer mudanças intensas, nomeadamente ao nível dos elementos visuais, recomendamos que o faça de forma gradual e que avise o seu público das mesmas.
Uma mudança muito brusca pode fazer com que o elemento de reconhecimento da marca se altere para o cliente e gerar confusão, prejudicando as vendas.

6. Mantenha uma comunicação ativa

Um fator distintivo importante para uma loja online é a comunicação com os clientes. Manter a disponibilidade para responder a dúvidas e questões, para falar sobre os termos da loja (mesmo que os tenha explícitos no site) e para ouvir os desejos e reclamações dos clientes ajuda a criar um elo com estes e a fidelizá-los.
Procure estar disponível através de várias formas de contacto e ter, também, um espaço com as respostas às perguntas mais frequentes (FAQ’s).

7. Adira às redes sociais

As redes sociais podem ajudar muito a conquistar clientes e a fidelizá-los. Aposte em publicações regulares em meios como o Instagram, o Facebook ou o Twitter e crie publicações interessantes que despertem o interesse na sua marca.
Estas redes sociais também permitem a colocação de anúncios.

 

Partilhe este conteúdo pelo menos com um amigo! 😉 Esta pequena ação vai permitir o nosso conteúdo relevante e grátis ser conhecido e seguir o seu propósito – o de ajudar o próximo!

Até à próxima!

[social-share align=”center” style=”button” size=”xxl” template=”24″ animation=”essb_icon_animation5″ counters=”no” counter_pos=”hidden” buttons=”facebook,linkedin,whatsapp,messenger”]

 

 

e commerce, ecommerce, empreendedor digital, empreendedorismo digital, loja online, venda online, vender online