vender online

Vender online: 7 fórmulas para o sucesso

Portugal tem visto um aumento no empreendedorismo digital e o marketing, como sabemos, é parte integrante no processo. Não existe uma fórmula única ou fechada que garanta o êxito do seu negócio mas várias. Conheça 7 estratégias para vender mais online.

O mundo digital veio alterar todas as dinâmicas do mundo. Um dos seus maiores efeitos, a globalização, faz com que falar dos efeitos ao nível comunicação, do trabalho, do lazer ou da cultura seja equivalente a falar de mudanças mundiais que, no nosso país, também se manifestam.
Internacionalmente, um dos fenómenos do momento é o aumento do empreendedorismo digital. Com as pessoas mais focadas do que nunca no mundo online, as grandes marcas iniciaram um processo de transição para os meios online e, a par com estes, muitas pessoas encontraram na web uma forma de conquistar rendimentos extra ou de lançar as suas vidas profissionais.

O cenário económico nacional foi também um forte motivador, impulsionando e intensificando esta tendência e fazendo com que cada vez mais pessoas abram as suas lojas online.

Abrir uma loja online hoje em dia é muito simples mas, após a sua abertura, como provavelmente sabe, existem algumas dificuldades. Falamos, aqui, de um mercado saturado e com grande concorrência, que nem sempre permite chegar até ao consumidor e gerar as vendas necessárias para que um negócio seja efetivamente lucrativo.

A melhor forma de contrariar as atuais dificuldades do mercado passa por tentar aplicar algumas estratégias que melhoram a visibilidade dos sites e, consequentemente, o seu tráfego e o seu lucro.

Venha conhecer 7 fórmulas essenciais para qualquer empreendedor digital do setor do e-commerce.

7 Fórmulas essenciais para ter sucesso na venda online

1. Escolha os produtos com cuidado

O momento de escolher produtos para o seu comércio eletrónico é um passo importantíssimo para o sucesso. Os clientes de hoje têm um leque muito variado de opções online e as escolhas de uma loja online farão toda a diferença no momento da escolha dos consumidores.
A recomendação é para que um empreendedor de e-commerce tente manter-se atento às tendências do momento (muitas vezes geradas pela ação de influencers e celebridades), tentando ter este tipo de produto no seu site e, de preferência, com variações inusuais, apelativas e originais, que transmitam um elemento de diferenciação face à concorrência.

2. Aposte em bons conteúdos

Ter os produtos certos e apresentá-los da forma errada não será positivo para o seu negócio. Assim, quando criar publicações no seu site, deve ter em mente que estes necessitam de ser rigorosos, informativos e fáceis de apreender pelo consumidor comum.
Procure recorrer a autores ou empresas que conheçam as estratégias de criação de conteúdos SEO e garanta que todos os artigos estão livres de erros gramaticais, de ortografia ou correspondência face à realidade do produto.
Uma comunicação honesta e clara será muito positiva aos olhos do comprador.

3. Anuncie para aumentar o tráfego

Existem dois tipos de tráfego: orgânico e pago. É muito importante, no momento da gestão do marketing do seu site, que tente aumentar ambos com as mais variadas estratégias.
A colocação planeada de anúncios nas redes sociais ou mesmo no AdSense poderá ser muito útil para chegar a um público mais vasto e melhorar os seus números.

4. Tenha atenção ao design

Poderá parecer-lhe secundário mas a verdade é que a grande maioria das pessoas verdadeiramente se preocupam com a aparência dos sites onde compram.
O design torna-se importante uma vez que sites mais apelativos visualmente e que sejam mais fáceis de navegar de forma intuitiva tendem a obter melhores resultados.
Garanta ainda que este design é adaptável a telemóveis, uma vez que a maioria dos clientes atuais parece preferir comprar nas versões mobile.

5. Evite mudanças bruscas

Se o seu site já tem algum tempo, atualizações podem ser úteis. Ainda assim, se quiser fazer mudanças intensas, nomeadamente ao nível dos elementos visuais, recomendamos que o faça de forma gradual e que avise o seu público das mesmas.
Uma mudança muito brusca pode fazer com que o elemento de reconhecimento da marca se altere para o cliente e gerar confusão, prejudicando as vendas.

6. Mantenha uma comunicação ativa

Um fator distintivo importante para uma loja online é a comunicação com os clientes. Manter a disponibilidade para responder a dúvidas e questões, para falar sobre os termos da loja (mesmo que os tenha explícitos no site) e para ouvir os desejos e reclamações dos clientes ajuda a criar um elo com estes e a fidelizá-los.
Procure estar disponível através de várias formas de contacto e ter, também, um espaço com as respostas às perguntas mais frequentes (FAQ’s).

7. Adira às redes sociais

As redes sociais podem ajudar muito a conquistar clientes e a fidelizá-los. Aposte em publicações regulares em meios como o Instagram, o Facebook ou o Twitter e crie publicações interessantes que despertem o interesse na sua marca.
Estas redes sociais também permitem a colocação de anúncios.

 

Partilhe este conteúdo pelo menos com um amigo! 😉 Esta pequena ação vai permitir o nosso conteúdo relevante e grátis ser conhecido e seguir o seu propósito – o de ajudar o próximo!

Até à próxima!

 

 

e commerce, ecommerce, empreendedor digital, empreendedorismo digital, loja online, venda online, vender online

Os nossos clientes


Convergente

Lisboa, Leiria, Santarém, Setúbal, Beja, Faro, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Aveiro, Viseu, Bragança, Vila Real, Porto, Braga, Viana do Castelo, Açores, Madeira

© Copyright 2020, Convergente. Todos os direitos reservados.