SEO off page o que é e como o dominar -

SEO offpage: o que é e como o dominar

Se tem um negócio digital ou pondera criar um, acreditamos já ter lido imensas vezes o termo “SEO off page“.

Na verdade, este é o Santo Graal para ser descoberto nos motores de busca. Mas, o que é SEO offpage ou off page SEO?

Confessamos já ter passado horas a fio a tentar encontrar uma conclusão e ainda assim, não existe um significado definido e fácil.

Contudo, eis o que descobrimos:

SEO offpage” é um conjunto de técnicas que são aplicadas externamente ao seu site, ou ainda, referências que aumentam a autoridade do domínio alvo (DR), usufruindo este do “Juice” e relevância do domínio de origem.

Este tipo de técnicas são as mais difíceis de implementar, são imensos os profissionais de SEO que fazem este tipo de otimização de site e, por vezes acabam sendo penalizados pelos motores de busca. Ser cauteloso é primordial e a experiência vence sempre.

Isto acontece, porque de facto não existe informação concreta na Internet ou um guia passo a passo.

Contudo, com o objetivo de o elucidar sobre esta matéria e para que possa entender o grau de influência que o off page SEO tem perante os motores de busca, reunimos as informações mais relevantes e algumas até de experiências dos melhores SEO do mundo.

Neste artigo vai encontrar:

  • O que é SEO offpage
  • As diferenças entre SEO on page e off page
  • Qual a importância do off page SEO
  • O que é Link Building?
  • Como saber a autoridade de um domínio?
  • Outros aspectos que deve considerar na análise de backlinks de qualidade
  • Conheça as principais estratégias de link building e off page SEO

Preparado para iniciar a jornada de conhecimento em SEO? Vamos lá!

 

O que é SEO offpage?

Se fizermos uma pequena busca no Google sobre o termo “SEO offpage”, o resultado na SERP será este:

seo off page o que e SERP

A informação que encontramos nestes resultados acima é muito básica e até um pouco cobarde, não fosse também o Google esconder todo o segredo por de trás deste tipo de otimização de sites. Ora bem, só nos revelam o Link Building como “algo” que faz parte.

No entanto, partilhamos uma definição de SEO offpage mais ousada, por parte da Webopedia:

“Estes fatores estão fora do seu website, significa que não são controlados por si ou pela codificação da sua página. Exemplos de otimização off-page incluem coisas como a popularidade dos links e a classificação da página”.

Bom, mesmo assim a Webopedia está longe de uma conclusão. Eles também fazem referência à construção de relações.

Então aqui está a verdadeira questão: quais são as estratégias off page mais relevantes para o SEO?

 

As diferenças entre SEO on page e off page

Vamos iniciar pelo SEO on page.

Na nossa modesta opinião, existe dois factores fundamentais na construção de um site:

Técnicas + Conteúdo

Para deixar bem claro, quando mencionamos “conteúdo” não é sobre dimensão do texto, formatação, links ou densidade da keyword, é sobre desenvolver conteúdo com técnicas de Inbound Marketing, ou seja, segmentado para o seu público-alvo.

Por exemplo, o público alvo da Convergente inclui comerciantes, empresários, influencer e até mesmo SEO‘s ou consultores de marketing digital.

São utilizadores que pretendem ler conteúdo relevante, profundo e por vezes técnico.

Assim sendo, e por este motivo, os nossos artigos são desenvolvidos ao detalhe – O melhor conteúdo é aquele que traz a solução aos problemas dos leitores.

Um exemplo, é o nosso artigo que está em constante atualização onde abordamos sobre «O que é Marketing Digital?»

Obviamente, este formato e estilo de site ou artigo não é adequado a todos os utilizadores.

Imagine, se o público-alvo é amante de design gráfico, certamente vai optar por ver um conteúdo mais visual, como este:

seo off page o que e tipo de conteudo

Em contraste e inesperadamente, o conteúdo factual pode nem sempre corresponder ao que o seu público-alvo procura ver.

Assim, por vezes a utilização de sátira e humor funciona melhor do que fornecer informações com exactidão, um exemplo disso é o programa de Ricardo Araújo Pereira – “Gente que não sabe estar“.

Queremos com isto demonstrar que não existe uma boa definição para o “conteúdo” perfeito, este é algo que tem haver com o seu segmento de mercado – O que se diz e como se diz.

As técnicas SEO, são referentes aos detalhes no conteúdo, como por exemplo:

  • Como e onde aplicar as palavras-chave ou keywords
  • Como construir Títulos e Subtítulos H1, H2, H3
  • Como otimizar a velocidade do seu website
  • O que é e para que serve o SSL e HTTPS

Estas são algumas das técnicas que devemos utilizar no SEO on page. Contudo não vamos alongar mais o tema on page, se quiser saber mais, pode consultar o artigo SEO on page: O guia definitivo para a otimização de sites.

Voltando ao SEO off page.

Pela nossa experiência, existem dois factores fundamentais na otimização de sites:

Links + Promoção

A bem dizer, todas as técnicas off page envolvem o acto de promoção.

Portanto, o acto de promover o seu negócio ao público alvo através de conteúdo original e relevante, pode ter um efeito potenciado. Este vai influenciar a classificação e ranking na SERP.

Geralmente, isto acontece quando o seu conteúdo ou negócio obtém menções, citações, partilhas e outros.

Verifique a imagem abaixo com o caso da Wikipédia, onde fazem menção ao nosso blog de Publicidade e Marketing:

seo off page o que e wikipedia

Neste caso em concreto, o conteúdo que está referenciado é relevante para o tema abordado pela Wikipédia. Não quer dizer, que todas as referências ou links que possa obter com o seu conteúdo irá ter a mesma relevância e/ou autoridade.

Veremos isso mais à frente.

Obviamente, se não promover o seu conteúdo não irá receber qualquer tipo de links, citação, partilha ou menção.

E se isso não acontecer, é muito provável que não obtenha boas classificações para as palavras-chave que procura otimizar.

Em suma, a promoção em vários canais de marketing digital é sem dúvida uma mais valia! Além de obter visibilidade é um potenciador na obtenção de links.

Assim sendo, na nossa estratégia de marketing a promoção de conteúdo é fundamental para o nosso serviço de off page SEO.

Para a nossa Agência de Marketing Digital a definição de SEO offpage é:

Um conjunto de ações de otimização que serão realizadas fora dos limites do seu site ou página. Tudo que acontece nesse espaço e que contribuiu para o ranking é considerado SEO offpage: social media marketing, marketing de influência, menções (direta ou indireta), blogging, etc.

Por agora, vamos deixar a definição de lado e iniciar o processo de desvendar alguns detalhes…

Começamos por explicar a importância do off page SEO.

 

Qual a importância do off page SEO?

Na verdade, se o seu site tem o SEO on page implementado, certamente já ajuda a classificar e melhorar a posição nos resultados de pesquisa. Também é verdade que se tem conteúdo de qualidade vai ajudar ainda mais.

Esta deve ser a sua dúvida que tem neste preciso momento – então porque preciso da otimização off page?

A resposta é simples, porque uma das formas de os motores de busca quantificarem a relevância do seu site é comparar e analisar os sites da concorrência e, até mesmo as referências que existem externamente.

Imagine:

Uma determinada empresa X, está disposta a fornecer-lhe o serviço que pretende adquirir, você não vai pensar duas vezes. Mas, se invés de uma existirem duas empresas a X e Y que estão dispostas a fornecer o mesmo serviço, você vai certamente comparar e optar pela empresa que apresentar maior valor agregado para si.

Assim, quase concluímos que o SEO offpage tem como objetivo determinar qual a melhor opção para ser apresentada na SERP, baseando-se nas referências externas ao seu site. Para tal, existem alguns fatores decisivos que vão fornecer autoridade ao seu site e ajudar a aumentar tráfego.

Sendo o link building um dos fatores com mais influência no SEO, vamos abordar um pouco este tema.

O que é Link Building?

O link building é sem dúvida uma das técnicas mais importantes para classificar o seu site face aos concorrentes.

Sem querer exagerar… o link building é também a técnica mais árdua de desenvolver no SEO. Mas também a mais eficiente! Exige muito trabalho, esforço, empenho e tática para obter links de outros sites. Assim, não existe um percurso passo a passo e vamos explicar o motivo.

Desde a existência dos motores de busca, estes sempre deram alta relevância na classificação através dos links, pois é através deles que se faz a ponte para outros sites e conteúdos. Assim, à 12 anos atrás a quantidade de links ditava a autoridade e a posição na SERP, pois eram o único fator de classificação. Atualmente, é apenas um dos fatores.

link building SEO off page

Os motores de pesquisa consideram os links como referências ou votos de confiança e utilizam estes como métrica de popularidade e relevância.

O mesmo acontece na vida real, se existe uma pessoa que não conhece mas é lhe apresentada por diferentes pessoas como sendo “um excelente profissional”, obviamente vai acreditar que é verdade. Ainda podemos ir mais longe, imagine que o Cristiano Ronaldo fale publicamente e diz que essa pessoa é “bastante profissional”. Certamente, daria ainda mais valor, pois é uma figura pública e com autoridade.

Então, o link building funciona da mesma forma com os motores de busca, o valor do link é atribuído pela relevância e autoridade do site. E um site sem links não consegue uma boa classificação no Google.

Acreditamos , que o link building deveria ser uma técnica de conhecimento comum para todos os consultores de marketing digital. Só desta forma não se vai perder as oportunidades de construir links de qualidade e obter tráfego qualificado.

Desenvolver link building exige criatividade e uma capacidade exibia de análise, já que existe diferentes tipos de link.

Os tipos de Link e o seu valor

Um facto é que nem todo o link é igual. Ponto! Cada um tem a sua forma de ser classificado pelo Google e pode atribuir um valor positivo ou negativo para o seu site. Esta é a verdade!

Alguns links podem prejudicar o seu site e até mesmo desenvolver algum tipo de penalização por parte dos motores de busca, portanto é necessário ser cauteloso.

Na época em que os links eram os responsáveis pela classificação de um site, os motores de pesquisa não conseguiam definir a qualidade de um link. Contudo, não passou muito tempo até ser desenvolvido um algoritmo que distingui-se o valor de cada link e a sua importância para a classificação.

Atualmente, é necessário ter um bom portfólio de links. Isto quer dizer que é necessário ter links variados e de qualidade.

Vamos explicar já de seguida.

Portanto, o principio base é quanto mais popular e importante é um site, mais importante é os links desse site. OK?

Um site como a Wikipédia, por exemplo, aporta milhares de links de sites diferentes. Isso indica que este site além de fornecer uma enorme quantidade de conhecimento em conteúdo textual e visual. É uma autoridade, já que esses milhares de sites a fazer referência ao mesmo servem de voto de confiança.

link building SEO off page wikipedia

Assim sendo, para conquistar a confiança e autoridade dos motores de busca, vai necessitar de links de outros sites de autoridade. Obviamente, não têm de ser sites com o nível da Wikipédia, mas têm de ter conteúdo credível e livre de spam.

Há várias técnicas e estratégias de linkbuilding, porém conforme já referimos em cima, é necessário ter cautela para não ser penalizado.

Vamos falar agora sobre os pontos fundamentais.

NoFollow vs DoFollow Links

Recorda-se que os links agem como votos de confiança? Bom, o atributo rel=nofollow permite que se ligue a um recurso mas ao mesmo tempo dá indicação ao motor de busca que não garante o seu “voto”, à quem o chame de linkjuice.

Um pequeno à parte, o link juice é a designação da autoridade transmitida a partir de um site para o outro através de um link.

Voltando.

Então, a indicação “nofollow” serve para que o motor de busca não siga o link, removendo assim a possibilidade de outro site não receber o seu voto e autoridade, o link juice.

Com certeza, alguns motores de busca vão seguir por uma questão de descobrir novos sites ou páginas, mas não lhes será atribuído qualquer classificação.

Tomemos como exemplo as hiperligações comuns (as que não são adicionadas pelo nofollow) são idênticas a esta :

<a href="">Adoramos a Agência de Marketing Digital Convergente</a>

Um link marcado com a tag nofollow ficaria assim:

<a href="" rel="nofollow">Adoramos a Agência de Marketing Digital Convergente</a>

Agora temos os links dofollow que são os mais comuns, porque sempre que criamos uma hiperligação geralmente por defeito assume o link dofollow, ou seja, é um link que transmite o link juice.

Por isso, é fundamental na estratégia de linkbuilding obter links dofollow. De forma a aumentar a relevância e autoridade do seu site.

Mas também, deve ter precaução nos links que coloca no seu site apontando para outros. Recorde-se que um link para um site externo é um voto de confiança que dá, sites poucos relevantes com conteúdo de fraca qualidade considere aplicar sempre a etiqueta “nofollow”.

Explicando um pouco como perceber a qualidade do link

Como saber a autoridade de um domínio?

Existe várias ferramentas no mercado de SEO offpage, estas baseiam-se em diferentes fatores para atribuir a autoridade a um domínio. Sem a utilização dessas ferramentas de análise, só lhe resta o Google Search Console e infelizmente, este não lhe apresenta o valor de autoridade do domínio.

Para a construção de uma estratégia de link building, uma ferramenta de análise de domínios como o Ahrefs ou SEMrush é fundamental, ou até imprescindível. De outro modo, é praticamente impossível recolher dados que o ajude a perceber quais os domínios tem ou não autoridade e qualidade.

Contudo, vamos explicar um pouco sobre as métricas mais conhecidas numa estratégia de SEO, a força de um domínio é designada por DA e PA (Domain Autorithy e Page Autorithy). Estas métricas foram criadas pela MOZ.

link building SEO off page MOZ

Domain Authority (DA)

É um valor que vai de 1 a 100 e indica a autoridade de um site face ao posicionamento orgânico, esta métrica faz referência à supremacia do domínio, incluindo os seus subdomínios.

Page Authority (PA)

Tem o mesmo conceito que o Domain Authoraty, mas refere-se à autoridade de uma pagina em particular.

Estas métricas são importantes para conhecimento geral, já que são mencionadas diversas vezes em conversas ou em conteúdo na Internet. Contudo, não se foque exclusivamente nelas, pois estas são de fácil manipulação. Ou seja, vai certamente encontrar domínios com valores DA e PA excelentes mas que na verdade corresponde a construção de SEO baseada em SPAM (links de péssima qualidade).

Para maior precisão na analise, existem outras métricas mais confiáveis, continue a ler…

Para quem pretende desenvolver o link building recomendamos a utilizar as métricas do Ahrefs, são ideias para fazer análise de domínios e links com maior precisão.

No Ahrefs temos disponível algumas métricas de qualidade que são calculadas de acordo com o próprio algoritmo da empresa: Ahrefs URL Rating (UR)Ahrefs Domain Rating (DR) e Ahrefs Rank (AR).

link building SEO off page wikipedia

Ahrefs URL Rating (UR)

URL Rating” serve para medir a força do portfólio de backlinks de uma URL e a probabilidade de que essa mesma ocupe uma posição de destaque no Google. Este UR tem uma escala logarítmica que vai de 1 a 100, sendo a última a mais desejada.

Ahrefs Domain Rating (DR)

Domain Rating” ajuda-nos a perceber a força do portfólio de backlinks de um URL. O DR é medido também na escala logarítmica de 1 a 100.

A vantagem destas métricas da Ahrefs é que a DR correlaciona muito bem com as classificações dos motores de busca.

Assim, é fundamental controlar bem e acompanhar sempre a evolução do portfólio de backlinks na SERP, e verificar com atenção os backlinks novos que vão surgindo, por forma a manter um portfólio limpo livre de SPAM.

Ahrefs Rank (AR)

Ahrefs Rank” é a lista onde consta todos os sites da Internet no banco de dados da ferramenta ordenados pela qualidade e dimensão do seu portfólio de backlinks. Ao contrário das outras métricas onde a escala é de 1 a 100, aqui falando de posições o interesse é chegar o mais próximo da 1ª posição.

Desenvolver link building sem seguir o critérios fundamentais, pode ter como resultado a penalização do seu site. Portanto, sugerimos a traçar uma estratégia para que o seu esforço e tempo seja eficaz.

Agora que já conhece alguns dos indicadores mais importantes para construir o seu portfólio de backlinks de qualidade. Existe ainda outros fatores que vamos explicar e que merecem a sua especial atenção.

 

Outros aspectos que deve considerar na análise de backlinks de qualidade

São imensos os fatores que determinam se um backlink tem qualidade. Assim sendo, resolvemos organizar uma lista que deve analisar com atenção para saber avaliar a relevância de um link:

  • Autoridade e relevância do site: É impossível obter um link de qualidade se a página ou site destino não tem qualidade. Com isto, o seu posicionamento não vai melhorar, pelo contrário, vai acabar por prejudicar. Para que possa determinar se é conveniente ou não receber esse link, deve recorrer a ferramentas de SEO como o Ahrefs e analisar as diferentes métricas apresentadas.
  • Tráfego web: Este é um fator importante. Quando um backlink é aplicado numa página que por sua vez é partilhada frequentemente na Internet, esse vínculo entre utilizador e página visitada é visto pelo Google como uma ação relevante e conquista de alguma forma autoridade. Então podemos através de ferramentas de SEO analisar sites com métricas surpreendentes e verificar quais as páginas que têm maior tráfego, essas são as ideias para implementar um link.
  • Quantidade de links externos: Um site pode até ter métricas excelentes, mas se tem uma quantidade enorme de links de saída a partir do seu domínio, a força que pode vir a ter desse domínio não será tão forte, já que o link juice é partilhado em demasia.
  • Idioma do domínio: Este é um dos erros mais comuns. Quando estamos a construir uma estratégia de link building, muitos profissionais esquecem-se de utilizar o critério geográfico que é fundamental na otimização offpage. Se um site recebe um link para um outro site cujo a sua estratégia tem por base backlinks chineses ou russos, é normal que o Google considere não sendo um backlink natural.
  • Antiguidade do dominio: Para alguns, já não se trata de um factor relevante. Contudo, através da nossa experiência, garantimos que ainda faz diferença ao caso. Os domínios antigos estão mais consolidados e já possuem a confiança dos motores de busca.
  • Anchor text: Os links de texto ancora são ideias para variar e até em alguns contextos parecem mais naturais aos olhos do Google. Além disso, servem para implementar as “keywords” que procuramos posicionar na SERP. Não deve centrar a sua estratégia de link buildin só em palavras-chave exatas, considere utilizar a semântica para não cair na otimização exagerada ou forçada. Não se esqueça, os seus links devem demonstrar naturalidade!
  • Atualização frequente do conteúdo do site: Quando um site é atualizado com frequência existe a probabilidade de um link se tornar mais potente. Recorda-se do DR, DA, UR? Então, se o site destino melhorar continuadamente as suas métricas o link juice também vai aumentar de autoridade.
  • Localização do link: A localização do link na estrutura do site, também é um factor fundamental para a sua qualidade. Um link na Home ou no Footer têm resultados diferentes. Na Home sendo a página principal e onde geralmente é atribuída a keyword principal no SEO on page vai obter o maior sucesso, por sua vez, no Footer o link vai replicar pelo número de páginas existentes no site e será certamente visto como otimização exagerada ou SPAM. Excepto as referências de quem desenvolveu o site.
  • Quantidade de links a partir do mesmo domínio: Geralmente, o primeiro link implementado e encontrado no motor de busca é o que tem mais autoridade. Se um portal recebe mais de um link do mesmo domínio, o que vai classificar é o primeiro. Daí, a importância de conseguir um portfólio de links diversificado.
  • Links Noffolow e Dofollow: Já explicamos em cima a diferença entre links nofollow e dofollow. Mas, não explicamos que numa estratégia de backlinks deve existir ambos para obter um equilibrio. Não seria natural ter um site só a receber links dofollow.

 

Conheça as principais estratégias de link building e off page SEO

Estas estratégias que vamos partilhar são o resultado da nossa intensa pesquisa e trabalho diário, que no nosso entender fazem parte do off page SEO.

Este artigo irá sofrer atualizações com alguma regularidade fique atento ou subscreva-se à nossa newsletter.

1. Guest blog

Converse com bloggers da sua área de negócio e ofereça-se a desenvolver guest post e, uma vez que o artigo é seu, pode colocar um link como texto âncora.

2. Ofereça conteúdo grátis

Uma ideia interessante para entrar em contacto com proprietários de sites (não blogs) é oferecer artigos gratuitos, caso para dizer que esta é uma estratégia da Zaaks e parece funcionar bem! Procure oferecer conteúdo original.

3. Fóruns

Procure fóruns onde o link seja nofollow e ajude os utilizadores esclarecendo as suas dúvidas, se o seu site tiver a informação necessária pode sempre partilhar o seu link.

4. Widgets

Widgets fazem parte da estrutura do seu site e geralmente são úteis para aplicar links. Existe plataformas como Blogger, WordPress, WixWeebly onde pode construir perfis ou sites secundários e utilizar Widgets para construir o seu link building.

5. Banner de seu site

Sim é verdade. Disponibilize a opção de copiarem o código do seu banner e colarem no site deles. Muitas vezes funciona.

6. Agregadores de links

Bom, não somos muito apologistas desta estratégia, mas faz parte da lista. Na grande maioria das vezes não têm links de alta qualidade.

7. Listas de discussão

Existe várias listas de discussão que podemos incluir arquivos com links.

8. Links quebrados

Esta estratégia é fantástica! Ao navegar pela Internet se encontrar links que já não funcionam, contacte o proprietário propondo o seu site como solução.

9. Google

Procure no Google sites relacionados com o seu tema, ou artigo e proponha um link de relevância para os seus visitantes, a empresa Canva utiliza esta estratégia.

10. Produtos interessantes

Desenvolva um produto digital que as pessoas tenham interesse, sempre que elas compartilhem os links no ebook podem vir a tornar-se backlink.

Agora que já têm uma pequena noção do que envolve uma estratégia de SEO offpage, acreditamos que seja capaz de desenvolver uma. Contudo, se chegar à conclusão que não pretende investir tempo e dinheiro em ferramentas SEO e quer um serviço chave na mão. Não se esqueça que temos profissionais na nossa Agência de Marketing Digital.

Quer construir um bom SEO offpage? Vai ter de se esforçar. Convém começar já!

 

como divulgar meu site, consultor seo, divulgar site, ferramentas seo, guia de linkbuilding, inbound marketing o de linkbuilding, link building, link building blog comments, link building como fazer, link building natural, link building o que é, link building reviews, link building seo, link building types, linkbuilding, linkbuilding kosten, linkbuilding portugal, linkbuilding seo, linkbuilding uitbesteden, o que é link building, off page, off page seo, otimização de sites, path of building invalid tree link, seo company, seo gratis, seo marketing, seo master, seo offpage, seo on page e off page, tales of link team building

Os nossos clientes


© Copyright 2019, Convergente. Todos os direitos reservados.