seo local florista porto

SEO Local: o guia de tudo o que necessita de saber

Precisa de atrair mais clientes e, não sabe como?

Não estará na altura de revelar que está geograficamente perto deles?

Com a ajuda do SEO local pode ganhar mais visibilidade e aumentar as vendas.

Claro está que não pensou na quantidade de pessoas que procuram diariamente soluções e produtos na sua região.

Se não já estaria a usar a geolocalização como vantagem competitiva no seu mercado.

Esta é a oportunidade para chegar-se à frente e ser encontrado com mais facilidade por estes potenciais clientes.

É que empresas como a sua, que dependem dos seus estabelecimentos físicos, já se tornaram referência na região onde atuam.

Tudo isto por pouco investimento e com a ajuda do SEO Local!

A melhor estratégia de otimização para ser encontrado nas páginas de pesquisa do Google.

Facto é que há toneladas de pesquisas por minuto no Google.

Por algum motivo é o motor de pesquisa mais popular: todas as pessoas recorrem ao Google para procurarem soluções para as suas dores, problemas e dúvidas.

Logo, pela saúde do seu negócio deve estar bem posicionado nas SERPs do Google.

Repare: se a equipa da nossa agência de marketing digital pesquisa-se agora mesmo por “Gráfica” ou “Gráfica lonas publicitarias” automaticamente apareceria uma lista de gráficas online.

O Google classificou estas empresas e coloco-as por ordem, por corresponderem ao tipo de solução que o utilizador necessita.

Caso vende-se lonas publicitárias, quando indicassem ao Google interesse neste tipo de produto aparecia o seu negócio como sugestão.

As empresas estão na primeira página porque têm conteúdo relevante e, um site otimizado para a conversão.

Logo, estando bem posicionado mais oportunidades terá de atrair mais interessados e, de os converter em clientes.

Não há margem para dúvidas: a pesquisa local é o foco do SEO local.

Esta estratégia não é novidade para o marketing digital e, muitas empresas já melhoraram o seu posicionamento orgânico.

Por outro lado, sabemos que existe muita confusão entre o SEO local e o SEO geral.

Com isto em mente, hoje a Convergente vai ajudá-lo a perceber a diferença e, os fatores de rankeamento do SEO local.

De seguida, vamos partilhar várias dicas para saber como colocá-lo em prática!

 

Vamos começar?

 

O que é o SEO Local?

Apresentamos a estratégia que mais tem otimizado o posicionamento das empresas para pesquisas locais.

Esta otimização é pensada exclusivamente para pesquisas que possuem um componente geográfico.

Temos uma pergunta para si: da última vez que a sua máquina de lavar avariou, qual foi a primeira coisa que pensou?

O primeiro impulso geral é procurar por lavandarias mais próximas da nossa localização.

seo local lavandarias

O Google facilita-lhe a vida com o acesso imediato aos contactos, horários de funcionamento e, melhor: avaliações de outros clientes!

No menor tempo possível teve acesso às melhores soluções no seu bairro ou cidade.

O Google entendeu e bem que desejava um estabelecimento próximo do local onde estava.

A sua localização e, a inclusão de determinada cidade ou bairro acionaram o mecanismo do Google, que por sinal modificou a forma como os resultados apareceram.

Foi precisamente a localização que o ajudou a encontrar o que precisava.

Portanto, se tem um negócio local deve tirar o melhor partido da localização, para ser posicionado como primeira sugestão no Google.

O SEO Local vem desta forma comprovar a relevância do seu negócio para uma determinada região!

Mas, o que será que o distingue do SEO geral?

Descubra já a resposta no próximo tópico!

 

O que diferencia o SEO Local do SEO geral?

A grande diferença entre a pesquisa orgânica e a pesquisa local é o componente geográfico.

Ao pesquisar por produto + cidade, o mecanismo de pesquisa identifica uma intenção local.

O objetivo de todos os mecanismos de pesquisa é entregar uma solução que corresponda à pesquisa que foi feita.

Um bom exemplo de pesquisa local seria:

Imagine que, depois de um longo dia de trabalho, lhe apetece encomendar o jantar para casa. Decide por isso pesquisar no Google “Sushi Porto”.

seo local sushi porto

Em primeiro lugar, observa uma lista de restaurantes de sushi próximos de si.

Por abaixo da lista verifica os resultados orgânicos.

Mesmo que a pesquisa fosse apenas “Sushi”, o Google iria assumir o seu interesse por um restaurante de sushi próximo.

Quer isto dizer que, a pesquisa orgânica ocorre quando os mecanismos de pesquisa não identificam uma intenção local na pesquisa.

Em vez de identificar um local específico está apenas a procurar informações, como os melhores restaurantes de sushi no Porto, entregas ao domicílio, receitas ou artigos dedicados a sushi.

 

Perceba agora como o SEO Local pode ajudar o seu negócio!

 

Quais são os benefícios do SEO Local?

O Google está cada vez mais preocupado em melhorar a experiência de utilizadores que procuram soluções locais.

Mas, é necessário saber que nem todos os negócio vão beneficiar com o SEO Local.

Esta otimização só será relevante para empresas que têm um local físico para vender, como por exemplo restaurantes, salões de estética (cabeleireiro e barbearia), lojas, hotéis, centros comerciais e bares.

Confira agora os 4 benefícios do SEO Local!

1. Visibilidade na região

A otimização para pesquisas locais ajuda a posicionar a empresa entre os concorrentes da região onde atua, o que contribui para uma maior visibilidade do seu negócio no digital.

A atração de novos clientes permitirá um maior reconhecimento do negócio na região e, como efeito, mais visitas e receita.

2. Incentivo ao plano de ação

As pesquisas locais são fundamentais na jornada do consumidor, por estarem muito próximas da conversão.

Os resultados de pesquisa identificam uma tomada de decisão e incentivam a ação: entrar em contacto com a sua empresa, consultar fotos do local, horários de funcionamento ou avaliações de outros clientes.

A otimização para o SEO Local soma mais oportunidades de aparecer entre as primeiras posições e, possivelmente ser a opção escolhida.

3. Aumento da autoridade local

Não há margem para dúvidas: o desafio é conquistar o público e Google com conteúdo relevante para aparecer no topo do ranking.

As pesquisas locais comprovam a credibilidade e autoridade dos negócios para o mercado da região onde atuam.

4. Atração de novos clientes

As pesquisas locais ajudam as pessoas a explorar novas oportunidades na cidade onde residem.

Mesmo que nunca tenham ouvido falar de negócios como o seu, podem tornar-se potenciais clientes.

 

Posto isto, terá de entender como o Google exibe os resultados das pesquisas locais!

Descubra algumas pistas no próximo tópico!

 

Quais são os fatores de rankeamento do SEO Local?

Quando faz uma pesquisa por hotéis na cidade do Porto, o Google apresenta uma lista de hotéis e a sua localização, em função da respetiva localização no Google My Business ou no Google Maps.

Os três primeiros resultados designam-se por Local Pack.

Se clicar em “ver XXXX hotéis”, vai ser direcionado para o Local Finder, onde aparece a lista completa de hotéis que correspondem à sua pesquisa.

seo local hotéis na cidade do porto

Por baixo destes resultados, o Google mostra os links orgânicos, como em qualquer pesquisa.

As informações da empresa no Google My Business são cruciais para o rankeamento no Local Pack.

Mas, secundárias para a pesquisa orgânica! Para as pesquisas orgânicas é indispensável os fatores de link building, SEO On Page e o comportamento do utilizador.

Por isso é que algumas empresas aparecem bem posicionadas no Local Pack, mas não aprecem nas primeiras posições dos resultados orgânicos.

Recomendamos que faça uma otimização tanto no Google My Business como no site, para garantir boas posições em ambas as secções.

O rankeamento de empresas no Local Pack e no Local Finder tem por base três critérios!

Vamos agora explorar cada um deles:

 

  • Proximidade

A distância entre a empresa e o utilizador. O Google compreende que os resultados mais relevantes são os que estiverem mais próximos.

Caso não identifique uma região, o Google calcula as distâncias através das informações de localização que reuniu sobre o utilizador.

Com o aumento de consumidores mobile, uma das estratégias é identificar a localização através do GPS.

 

  • Destaque

               Quando nos referimos ao nível de popularidade de uma empresa na região onde atua.

A reputação da empresa no mundo digital é avaliada tendo em conta a relevância dos links e as referências.

Estes critérios indicam a relevância do negócio no mercado e, no caso das pesquisas locais, o reconhecimento na região.

As referências positivas contribuem para que este fique bem posicionado.

Contudo, a reputação offline da empresa não passa despercebida ao Google!

Um bom posicionamento nos resultados orgânicos da pesquisa do Google, poderá traduzir-se em destaque no mercado e, em boas posições no Local Pack.

Por esse motivos, afirmamos que as técnicas de SEO tradicional são muito relevantes para ambas as pesquisas (local e geral).

 

  • Relevância

Este critério considera a correspondência entre a empresa e as keywords de pesquisa.

O Google avalia os dados da ficha da empresa que constam no Google My Business.

Informações como o nome da empresa, a categoria em que se classifica e as keywords são os focos desta análise.

 

 

Fatores de rankeamento de links orgânicos locais

Já os resultados orgânicos são considerados os mesmos fatores de rankeamento das pesquisas gerais.

Para o seu negócio aparecer nos links orgânicos de uma pesquisa local, necessita de comprovar o quão relevante é para o público.

Isto exige uma otimização constante do seu site, tanto com SEO On Page, como para SEO Off Page:

  • Produção de conteúdo relevante;
  • Velocidade de carregamento;
  • Responsividade;
  • Otimizações on Page;
  • Backlinks de sites de qualidade;
  • Autoridade do domínio e da página;
  • Segurança do site

 

Todos estes fatores serão combinados com a localização (do usuários ou do termo local na pesquisa), a relevância do site e das keywords usadas.

Contudo, fica a saber que os resultados orgânicos de uma pesquisa local poderão não incluir apenas sites de empresas locais!

Em pesquisas como “Hotéis na cidade do Porto” pode aparecer sites de emprego, artigos sobre os melhores hotéis ou até noticias sobre algum desses estabelecimentos.

Já em pesquisas como “Hotel”, sem nenhum termo local, o Google pode entregar resultados ainda mais amplos, com a definição da própria palavra, por sites como a Wikipédia.

seo local hotel

 

Como fazer SEO Local?

A otimização com SEO local segue a mesma linha condutora que qualquer rankeamento.

Contudo, nas pesquisas o fator determinante é o Google My Business!

Através deste, o Google retira a maior parte das informações sobre as empresas.

A otimização para pesquisas locais, como já sabe, tem em consideração o componente geográfico.

É isso que se faz na pesquisa por backlinks de empresas da região ou na produção de conteúdos sobre temas locais.

Conheça agora as nossas 6 dicas para aplicar SEO local no seu negócio:

 

1. O objetivo deixa de ser tráfego

No SEO geral a geração de tráfego orgânico é o objetivo central da otimização.

No entanto, essa deixa de ser a mentalidade para SEO Local!

Quando pesquisamos por negócios locais no Google, muitas vezes só queremos obter uma informação rápida, como o número de telefone.

O utilizador não precisa de aceder ao site para obter informações sobre o negócio. E a conversão poderá ocorrer numa chamada telefónica ou numa visita.

O Google está preparado para entregar respostas imediatas e, a conversão pode gerar-se com a otimização para a SERP das pesquisas locais.

 

2. Google My Business como prioridade

Esta ferramenta é fulcral no rankeamento das pesquisas locais e, em particular no Local Pack.

Dito isto, a ficha da sua empresa deve estar sempre atualizada com dados, como:

  • Endereço;
  • Nome da empresa;
  • Categoria;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Site;
  • Vídeos e fotos.

 

Todos estes dados auferem credibilidade e confiança para o Google o apresentar como sugestão a potenciais clientes.

 

3. Incentive interações de clientes

As avaliações influenciam e muito a tomada de decisão dos consumidores.

Com elas, consegue perceber a visão geral que os clientes têm do seu negócio.

O Google é perito nas reviews: analisa a classificação, o conteúdo das avaliações e, as keywords usadas.

Isto, principalmente em sites como o Trip Advisiror.

Escusado seria dizer que quanto mais avaliações positivas receber, melhores posições tende a conquistar.

Se não permitir este tipo de interação não só soma pontos negativos com o Google, como perde potenciais clientes.

Para além disto, é importante responder com empatia e bom senso a comentários negativos e positivos.

 

4. Conquistar links e citações de marcas locais

Num mercado tão competitivo como o atual, o desafio das marcas é construir e solidificar a autoridade online.

Para garantir um bom posicionamento no Local Pack e, nos resultados orgânico deve demonstrar que é uma referência para a comunidade.

A melhor forma de construir autoridade é pela conquista de backlinks e citações de sites de qualidade no mesmo segmento de mercado.

Além disto, comece já a criar uma rede com empresas da região. Desta forma, o Google conseguirá compreender o seu nível de destaque na região.

Sites de fornecedores ou de empresas parceiras são um bom ponto de partida!

 

5. Site responsivo

Um site responsivo é a base de toda a estratégia de otimização on page.

A verdade é que utilizamos o telemóvel cada vez mais para pesquisas locais, logo é vital ter um site capaz de produzir conteúdo em qualquer dispositivo.

Para estar posicionado nos resultados orgânicos das pesquisas locais necessita de ter páginas responsivas.

 

6. Invista em Marketing de Conteúdo

Outra dica é criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo focado na região onde atua.

Isto pressupõe produzir conteúdo relevante e de qualidade, para identificar uma nova necessidade de mercado ou para atender a necessidade já identificadas.

Comece por fazer uma pesquisa de keywords das pesquisas locais da região.

 

 

Para conseguir um bom retorno na implementação das técnicas de SEO ou na estratégia de Marketing de conteúdo, poderá contar com a ajuda da Convergente.

A gestão da sua presença digital traz boas oportunidades de negócio a curto e a longo prazo.

Já ajudamos inúmeras empresas a crescer, e só depende de si ser o próximo!

 

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Até à próxima!

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Beatriz Monteiro

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com certificados em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Desde tenra idade sempre fui uma comunicadora nata! O fascínio pelo Marketing Digital surge pela evolução tecnológica associada ao novo modo como comunicamos com as pessoas.

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