publico alvo

Como atingir o público alvo e o que o diferencia da persona

Se não estamos enganados, o seu negócio surgiu de uma necessidade, concorda?

Existe um público alvo com problemas a quem é capaz de dar resposta!

Mas, será que está a comunicar com as pessoas certas?

No marketing a definição de público alvo nunca foi tão relevante para direcionar os seus esforços e vendas.

Caso contrário, estaria a perder tempo com um auditório, que não tem qualquer interesse nos seus produtos.

De nada adianta criar bom conteúdo se não souber como identificar o público alvo!

Como agência de marketing digital, sabemos que existe muita confusão entre o significado de público alvo e de persona.

Para acabar de uma vez com estas dúvidas, a Convergente vai partilhar diversas dicas para o ajudar a atingir o público alvo certo!

Ao longo do artigo, vamos percorrer cada fase do funil de vendas para entender a importância do público alvo e, como traçar a sua persona.

Vamos começar?

Acredito que já não é a primeira vez que questiona o que é público alvo!

Este é o nosso ponto de partida!

Compreenda já, ao detalhe, o seu significado e importância!

 

Publico alvo o que é e como identificar?

A primeira questão a levantar é “Como podemos conhecer o nosso cliente?”.

Existem duas formas: o público alvo e a persona e, a primeira regra é não confundir os dois!

A caracterização do público alvo resulta de uma colheita de dados demográficos de quem revela interesse em consumir os seus produtos.

Escusado seria dizer que as ações que traçou no plano de marketing devem estar totalmente focadas nesse público.

Descomplique! Imagine as características como peças fundamentais para juntar o puzzle (a imagem geral do segmento da sua empresa)

Assim, se juntar:

  • Gênero:
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Residência;
  • Habilitações literárias;

Descobre os elementos chave que ditam o podem beneficiar com seus produtos e serviços.

Para que não restem dúvidas, conheça um bom exemplo de público alvo!

Público alvo exemplo

  • Mulheres, de 20 a 30 anos, com mestrado concluído, residentes na cidade do Porto, que encomendam cosméticos online, através de revistas de moda e estética.

Mas, porque é tão importante conhecê-lo?

Está na altura de entender o papel central que o público alvo tem no seu negócio!

 

Importância do Público alvo no Marketing

Não há tempo a perder! Confira já 3 as razões:

  1. Construir a imagem do seu negócio

Um determinado público tem problemas para os quais procura ajuda.

Esse público só vai ter consigo se e apenas se souber da sua existência e, que tem todas as ferramentas para o ajudar.

Tudo isto só foi possível pela imagem e impacto que a sua empresa deixou no mercado onde atua.

No final, é este público que vai contribuir para expandir o reconhecimento da sua marca, com o feedback positivo da sua experiência.

  1. Garantir bons investimentos

Se não conhecer as peculiaridades do público alvo arrisca-se a investir numa campanha de marketing, numa altura desfavorável.

Sabe perfeitamente que qualquer estratégia de marketing implica muito planeamento.

Para conseguir planear a longo prazo deve fazer uma análise prévia aos comportamentos do seu público, para acertar em cheio em novas oportunidades de mercado!

  1. Produzir conteúdo para o público alvo

Saber para quem está a comunicar é crucial para a sua estratégia de inbound marketing, caso contrário andaria às “cegas”!

Não fosse todo o propósito nutrir uma relação saudável e duradoura com os seus leads.

Como é vai produzir conteúdo se desconhece o seu público?

Conteúdo relevante é o único capaz de suprir as necessidades do público alvo.

É vital conhecer o público para que os leads avencem no funil de vendas.

E, naturalmente, para os converter em clientes não só tem de falar a mesma língua do público como otimizar os recursos.

Isto tudo para que o seu público acredite que está a par dos seus problemas e, no seu potencial para os revolver.

 

Ao estar ciente de tudo, é mais fácil acertar no seu público!

 

Identifique o público alvo do seu negócio

Para criar um negócio, não só é preciso ser empreendedor como fundamentar, através de ferramentas, que o seu produto é relevante para o mercado.

Com base nisto, já tem algumas respostas:

  • O meu produto é capaz de resolver x problemas;
  • Públicos que convivem com essas dores;
  • Quem procura ativamente uma solução;
  • O que diferencia os meus produtos dos concorrentes;

 

O que ainda não sabe é as razões pelas quais o publico alvo deixa de ser insuficiente e, quais as vantagens de traçar a sua persona.

Ainda existe muito por descobrir, fique connosco!

 

Público Alvo X Persona

O público alvo é uma abordagem superficial e, não é capaz de dar conta do “recado” atual!

O que queremos dizer com isto?

 

O consumidor do século XXI alterou drasticamente os seus hábitos de consumo e pesquisa, tornou-se mais exigente e, levou o marketing a moldar novas estratégias para dar resposta às necessidades atuais.

O potencial da segmentação no marketing digital oferece uma visão mais precisa deste consumidor!

As buyer personas são cada vez mais necessárias para mapear as características deste potencial cliente e, na jornada de compra.

Ao estudar a persona consegue traçar o perfil similar do cliente ideal.

Não só entregam mais detalhes como contribuem para descodificar quem é o cliente, o que precisa e, que tipos de estratégias serão mais eficientes.

Ao analisar a persona encontra:

  • nome fictício;
  • a sua narrativa;
  • profissão;
  • estilo de vida;
  • hábitos de compras;
  • hobbies;
  • redes sociais onde está ativa;
  • princípios em que acredita;
  • dúvidas e receios;
  • ambições;

 

O que diferencia a Persona

Para além do mais, faculta bons insights para maximizar os resultados:

  • sabe em que redes socias deve investir;
  • temas a desenvolver;
  • keywords pesquisadas;
  • meios de comunicação a investir;
  • melhor altura para introduzir o seu produto;
  • formatos de conteúdo mais adequados;
  • periodicidade do conteúdo;

 

E, permita acrescentar, que a persona se aplica a todas as etapas de venda e marketing, até na fase de criação do produto!

Agora, só resta estruturar corretamente a persona.

Vamos à prática?

 

Como traçar a persona

Siga estes passos:

  • Analise as pesquisas da sua persona
  • Temas pelos quais se interessa;
  • Temas que geram mais dúvidas;
  • Quais são os seus problemas;

 

Se conhece as regras de SEO minimamente sabe que o conteúdo tem como foco uma keyword!

Por sinal, são cruciais para direcionar o conteúdo e anúncios para a persona.

  • Acompanhe as métricas

Os relatórios do Google Analytics e, das redes sociais ajudam a entender os hábitos de pesquisa da sua persona.

Outra forma de recolher informações é através da métrica de Leads qualificados, do funil de marketing!

Os leads qualificados são os que interagem com os seus conteúdos, sendo desta forma uma potencial oportunidade comercial.

Tempo é dinheiro e, esta qualificação permite que rentabilize o seu com leads que ainda não estão predispostos para a compra!

  • Avalie a concorrência

Estude os seus concorrentes:

  • Como apresentam os seus produtos?
  • O que fizeram para serem referência no seu nicho?
  • Qual é o posicionamento?
  • Interaja com a sua persona
  • Como reage a cada formato?
  • Quais os melhores formatos?

 

A sua persona está à procura de um grande volume de informação sobre um tema em específico?

 

Seria uma ótima ideia preparar um ebook sobre uma das vertentes do marketing digital, como os social media.

 

Ao conhecer a sua persona todas as restantes tarefas deixaram de ser um pesadelo!

Além disso, ganha terreno e boas oportunidades de negócio.

Já consegue diferenciar claramente a Persona do Público alvo?

E, se surgirem novas dúvidas?  A Convergente ajuda-o!

Basta-nos enviar uma mensagem pelo chat ou contactos.

 

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