Plano de Marketing sabe para que serve.

Plano de Marketing, sabe o que é e para que serve?

Atualmente é impensável questionar a importância do marketing para o sucesso de um negócio.

Vai necessitar de um plano de marketing para responder aos desafios atuais.

O erro de muitas empresas persiste: não definir uma estratégia!

A peça chave para o sucesso é o planeamento. Sem uma estratégia sólida, todos os caminhos aparentam estar corretos, porque ninguém sabe ao certo o que quer alcançar nem como chegar aos resultados.

Com este plano consegue antecipar as decisões a tomar, definir as estratégias mais eficazes e minimizar riscos.

Se pretende expandir o seu negócio, reforçar o reconhecimento da sua marca e atrair novos clientes, a solução é investir num plano de marketing estratégico.

Idealize este plano como um mapa onde vai traçar ações estratégicas, para atingir os objetivos do plano de marketing.

Agora que já reconheceu a importância do plano de marketing poderá encontrar algumas dificuldades no próximo passo: como fazer um plano de marketing.

Neste artigo vamos explicar sobre como deve estruturar o seu plano de marketing e, responder a algumas das dúvidas mais frequentes.

Este artigo serve como referência à estrutura de um plano de marketing, pelo que irá percorrer com a Convergente cada uma das 5 fases do plano.

 

Vamos em frente?

 

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é o documento que revela as estratégias de divulgação orientadas para uma marca, produto ou serviço.

Com o plano de marketing tem uma visão 360º da sua estratégia. Conhece a persona com quem vai comunicar, os objetivos e, quais os melhores meios para responder às necessidades dos seus consumidores.

Já entendeu o que é o plano de marketing, mas sabe exatamente para que serve?

O próximo tópico pode ajudá-lo!

Para que serve um plano de marketing?

O plano de comunicação de marketing dita todos os esforços de comunicação realizados durante o projeto.

Este plano faz parte do plano estratégico de marketing. O plano de comunicação alia os elementos da propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, mídias sociais, marketing direto com os objetivos de mercado.

É um instrumento de gestão indispensável para tornar a sua empresa mais competitiva.

Serve para:

  • Definir as prioridades e otimizar o investimento;
  • Executar ações de marketing por um custo reduzido;
  • Comunicar internamente o rumo do seu negócio;
  • Comunicar externamente como vai solucionar as necessidades dos consumidores;
  • Antecipar decisões, reações e gerir riscos.

 

Mesmo depois de elaborado, o seu plano não se dá por terminado!

Deve ser atualizado periodicamente, em função dos objetivos do negócio e do público alvo.

Agora que já acredita no potencial do plano, está preparado para conhecer as 5 fases que compõem este plano!

As fases do plano são as ações estratégicas, o diagnóstico, objetivos, plano operacional e plano de ação.

Vamos seguir a ordem?

 

Como elaborar um plano de marketing?

Existem inúmeras ações de marketing, mas hoje o nosso foco é a pesquisa de mercado!

A pesquisa de mercado permite coletar dados para descobrir o que o seu nicho está a fazer, antecipar necessidades e novas oportunidades de negócio.

plano de marketing

Na hora de planear é frequente surgirem dúvidas quanto à estrutura de um plano.

Qualquer plano de ação de marketing requer uma Análise Swot!

Na fase do diagnóstico vai reconhecer os pontos fortes e fracos e, a partir deles, as oportunidades e as ameaças no mercado.

O plano de marketing interno reparte-se em análise interna e externa.

A análise interna do plano de marketing enquadra a empresa na situação atual do mercado, bem como o posicionamento da marca.

Enquanto que a análise externa se dedica à concorrência. Quantitativa por identificar o número de concorrentes diretos e indiretos e, qualitativa por estudar todos os comportamentos dos concorrentes.

Já a escolha de objetivos depende da análise da concorrência, da análise interna e das restrições orçamentais.

Aprenda agora a traçar os objetivos!

Quais os objetivos do plano de marketing?

Se traçar metas inatingíveis dificilmente conseguirá ver bons resultados e o seu investimento poderá ser em vão!

Confira agora 3 objetivos realistas:

  • Aumentar a visibilidade e notoriedade da marca;

Reforça o posicionamento da sua marca no mercado.

  • Solidificar as relações com parceiros e consumidores;

Resulta em boas oportunidades de negócio.

  • Educar o mercado;

Ser uma marca de referência e influenciar a decisão de compra.

Acabados de chegar à última fase do plano, está na altura de aplicar todos os conhecimentos!

Vamos à prática?

 

Plano operacional de marketing

Esta é a fase mais importante de qualquer estratégia de marketing. É agora que o plano de ação de marketing vai ser posto em prática e, é possível verificar se os objetivos se vão ou não concretizar.

Tudo o que foi analisado e metrificado vai ter uma aplicação prática, por isso a ação é a alavanca que torna possível o sucesso do planeamento.

 

Plano de marketing aplicação

Acredito que agora está mais preparado para construir o seu plano de marketing.

Não há fórmulas mágicas no universo do Marketing! Existe sim metodologias inquestionáveis, mas as ações dependem sempre da visão de quem as planeia.

Sugerimos a ler também sobre marketing mix.

Não se esqueça! O mais importante é começar e ser capaz de se adaptar às mudanças!

A nossa agência de marketing digital Convergente está pronta para o ajudar a construir um plano de marketing e a tirar o melhor partido do seu investimento!

 

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Até à próxima!

 

 

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Beatriz Monteiro

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com certificados em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Desde tenra idade sempre fui uma comunicadora nata! O fascínio pelo Marketing Digital surge pela evolução tecnológica associada ao novo modo como comunicamos com as pessoas.

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