Pinterest aprenda a utilizar esta rede social

Pinterest: aprenda a utilizar esta rede social

O Pinterest é uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 175 milhões de usuários ativos mensalmente. O resultado é uma legião de fãs publicando (e se inspirando) em roupas, receitas, utensílios domésticos e muito mais.

Por outro lado, a maioria das pessoas provavelmente está deixando de explorar recursos e truques interessantes que pouca gente conhece. Eles são capazes de aprimorar a experiência na rede social e até mesmo facilitar a vida em meio a tantos “pins”.

Mas, fique tranquilo, não precisa descobrir tudo sozinho. Para o auxiliar separamos e listamos algumas dicas e truques da plataforma para transformar a sua experiência. Portanto, se ainda não conhece esta rede, é um usuário iniciante ou faz pins diários, veja como aproveitar ao máximo o Pinterest.

Nesta página vai encontrar:

22 dicas incríveis para aproveitar os melhores recursos do Pinterest

1.   Use o recurso de pesquisa visual do aplicativo para encontrar itens específicos

Ao tocar na lupa no canto de um “alfinete” você pode procurar itens específicos de imagem. O Pinterest mostrará tudo o que for semelhante ao que você buscou. Se você vir algo de que gosta, poderá salvar ou baixar a imagem sem sair do aplicativo.

2.   Mova vários pins de uma vez

Chega de perder horas organizando seus pins um a um; a rede social oferece uma ferramenta que poucas pessoas conhecem, mas que promete facilitar a vida. Ao clicar em uma de suas pastas na versão para computador, você verá uma ferramenta de seleção na parte superior da página. Isso permitirá selecionar vários pins e movê-los, copiá-los ou excluí-los completamente.

3.  Use a extensão do navegador Pinterest para salvar os links nas suas pastas

O Pinterest oferece uma extensão de navegador para ajudar a salvar links encontrados na Web no aplicativo. Uma vez ativado, você verá um botão vermelho “Salvar” ao passar o mouse sobre as imagens na web. A extensão está disponível para Chrome, Safari e Firefox.

4. Use filtros para restringir os resultados da pesquisa de receitas

Os filtros de receita tornam mais fácil encontrar algo para cozinhar. Você pode restringir sua pesquisa com uma dieta específica, quanto tempo demora e quais ingredientes já possui em sua cozinha.

5.   Reorganize suas pastas

A versão web do Pinterest facilita a reorganização de suas pastas na ordem mais conveniente e não na ordem em que você as criou. Basta clicar e arrastar uma pasta para movê-la para frente. No celular, ela aparecerá no topo.

6.    Use a lente para identificar receitas, escolher uma roupa ou encontrar um objeto do mundo real online

O recurso “lente” da rede social permite que você use a câmera do seu smartphone para identificar:

  • Decoração;
  • Roupas;
  • Alimentos;
  • Entre outras coisas que você vê no mundo real.

Ao apontar sua câmera para um par de sapatos, por exemplo, você poderá ver estilos semelhantes no Pinterest e obter ideias de como usá-los.

7.   Faça uma pasta secreta para planejar eventos surpresa

Quando você cria uma nova pasta o aplicativo oferece a opção de mantê-la em segredo. Isso significa que ela fica oculta para todos, a menos que você a compartilhe. As pastas secretas podem ajudá-lo a planejar seu casamento, uma festa surpresa ou simplesmente manter seus pins ocultos do público em geral.

8.  Use o recurso de ideias instantâneas do Pinterest para ver itens semelhantes a algo que você gosta

Ao percorrer o feed você notará um pequeno círculo no canto inferior direito de cada foto. Se vir uma imagem de algo que gosta, clique neste círculo e o Pinterest mostrará mais algumas fotos como essa sem tirar você de onde está.

9.  Use pastas de grupo para colaborar com amigos e familiares

Ao iniciar uma nova pasta, a rede social oferece a opção de adicionar colaboradores que podem vê-la e adicionar seus próprios pins. A recomendação de uso desse recurso é o planejamento de eventos ou férias, criar uma lista de leitura ou planejar a decoração de ambientes.

10.   Filtre seus resultados de pesquisa por pins, pastas ou pessoas

Você pode filtrar os resultados da pesquisa, dependendo do que está procurando. Pode procurar pins individuais, pastas relacionadas ao assunto que está pesquisando ou outros marcadores.

11.   Marque as ideias que você teve e escreva comentários

Depois de salvar algo você pode clicar na marca de seleção na parte superior do alfinete para dizer que fez. Além disso, você pode adicionar fotos da sua própria versão e deixar uma crítica ou dica.

12.   Destaque o texto antes de adicionar

Antes de adicionar uma imagem, se você destacar qualquer texto, ele aparecerá como a descrição do alfinete. Isso pode economizar muito tempo, pois você não precisa escrever uma boa descrição todas as vezes.

Você pode apenas destacar o título, subtítulos ou qualquer outro texto importante que desejar antes de clicar no botão “adicionar” e obter sua descrição.

13.  Descrições automáticas de pins

Normalmente, se você não destacar nenhum texto, as palavras com as quais a imagem foi etiquetada serão exibidas como a descrição do pin. Portanto, se você tem um site ou blog, certifique-se de rotular suas imagens com nomes apropriados e relevantes. Isso garantirá que todos os pins do seu site tenham boas descrições, que podem desempenhar um papel fundamental no uso das ferramentas de marketing no Pinterest.

14.  Encontre amigos/seguidores

A maneira mais rápida de obter seguidores no Pinterest é encontrar e convidar pessoas que você conhece. O aplicativo facilita encontrar amigos através das contas do Facebook, Twitter, Google e Yahoo.

Tudo o que você precisa fazer é conectar suas contas na página de configurações. Assim, pode começar a seguir pessoas que conhece através dessas contas.

Como eles já o conhecem, é muito provável que o sigam de volta, ajudando assim a obter seguidores rapidamente. Você também pode digitar os endereços de e-mail, enviar convites para as pessoas e pedir que elas se juntem a você no Pinterest.

15.  Encontre pastas a seguir

O Pinterest possui uma ferramenta “seguir pastas”. Esta pode ser encontrada no menu suspenso no canto superior direito. Se você é novo na rede social e precisa de boas pastas para seguir, faça bom uso do recurso. Você pode escolher seus tópicos favoritos e, assim, serão exibidos os painéis mais interessantes.

16.  Limpar pesquisas recentes

Você pesquisou recentemente algo “embaraçoso” e não quer que outras pessoas saibam disso? Bem, a boa notícia é que você tem o recurso “Limpar pesquisas recentes”, em configurações da conta. Isso pode ajudar a excluir itens pesquisados ​​recentemente.

17.  Limpar contatos recentes

Quando você usa a opção “enviar”, o Pinterest exibe rapidamente os perfis de pessoas com as quais você interagiu recentemente para facilitar o envio de pins.

Se você deseja limpar esses contatos recentes, clique na opção “limpar contatos recentes”. Esta pode ser encontrada na página de configurações abaixo da opção “limpar pesquisas recentes”.

18.   Enviar pins

Baixar, ocultar e salvar não são a única maneira de compartilhar pins no Pinterest. Existe também a opção “enviar”. Ao clicar nesse ícone você pode enviar seu pin para pessoas dentro ou fora do aplicativo. É possível até enviar pins para quem você segue mutuamente, amigos do Facebook, do e-mail, etc.

Para enviar um pin, clique em “enviar” no canto superior direito. Digite o nome da pessoa para quem você deseja mandar, aguarde a conta aparecer, escolha-a e pronto. Além disso, você também pode clicar na opção de mensagem e adicionar um texto.

19.  Gerenciar notificações por e-mail

Você fica frustrado ao receber um e-mail toda vez que alguém interage com os pins que você segue? Bem, você pode parar de receber notificações para todos os itens fazendo algumas alterações em “notificações por e-mail” na página de configurações da conta.

Basta escolher sim para as coisas que você gostaria de receber e não para as coisas que não gostaria. Você também pode solicitar ao Pinterest para enviar essas atualizações uma vez por dia, no máximo, em vez de cada vez que ocorrerem.

Se você deseja parar completamente de receber notificações basta escolher “não” para a opção “obter notificações por e-mail” nas configurações da conta.

Você também pode optar por receber apenas notificações de pessoas que você segue e não de todos. Clique em “editar” na guia de notificações, escolha sua opção e salve as alterações.

20. Obtenha mais privacidade

No Pinterest, seu perfil é público, todos podem conferir suas pastas e ver o que você adiciona. Mas você tem algumas opções que podem tornar isso mais privado.

Você pode impedir que seu perfil apareça nos resultados dentro dos mecanismos de pesquisa. Você também pode solicitar ao aplicativo para parar de rastrear seus dados para personalizar sua experiência. Ambas as configurações também podem ser alteradas na página de configurações.

21. Popular no Pinterest

Deseja descobrir o que é tendência no Pinterest? Deseja descobrir grandes coisas para salvar? Então, a seção “popular” é para você. Este é o lugar onde se pode encontrar pins que estão sendo curtidos e comentados repetidamente. É onde você encontra os pins de que seus seguidores vão gostar. Assim, você pode compartilhá-los para aumentar o envolvimento.

22.  Central de ajuda

Se você não encontrar o que está procurando nas seções de recursos, procure-o na Central de ajuda. É lá que as respostas às perguntas frequentes podem ser localizadas.

Este é o primeiro lugar para onde você deve ir se algo não estiver funcionando ou se sua conta for suspensa. Caso, ainda assim, a resposta não for encontrada, você poderá contatar diretamente o suporte do aplicativo.

4 maneiras de obter mais seguidores para ver seus pins no Pinterest

Deseja que mais pessoas vejam seus pins e te sigam na rede social? Toda vez que você salva algo no Pinterest, seu objetivo deve ser o de conseguir o máximo de pessoas possível para ver suas pastas.

Esse aumento da exposição levará a mais repostagens, curtidas, comentários e cliques. Isso ajuda a aumentar o número de seguidores, o tráfego do site, as vendas, etc.

Sendo assim, aqui estão 4 métodos simples que você pode usar para fazer com que mais pessoas vejam seus pins no Pinterest.

1.  Pin na hora certa

O tempo é um fator importante nas mídias sociais. Cada redes social tem seu próprio horário ideal, nos quais mais pessoas são ativas e há maior probabilidade de envolvimento. Isso também se aplica ao Pinterest.

Segundo pesquisas, o melhor momento para compartilhar no aplicativo é entre 14h e 16h  e entre 20h e 01h. Por isso, faça questão de colocar seus pins mais importantes nesses momentos.

Se não for possível compartilhar manualmente nesses horários, você poderá usar uma ferramenta de agendamento para ajudá-lo.

2.  Adicione categorias às pastas

Adicionar categorias às suas pastas também pode ajudar a aumentar a exposição. Quando você trabalha com categorias, seus pins aparecem nesse fluxo no Pinterest. Assim, as pessoas que navegam por assuntos poderão vê-los, mesmo que não estejam seguindo você.

Isso pode aumentar a exposição dos pins em várias vezes. Se muita gente vir e se envolver repetidamente por meio de comentários e curtidas, aparecerão na seção popular do Pinterest. Aí, receberão ainda mais exposição.

Portanto, se você ainda não adicionou categorias às suas pastas, faça isso agora. Visite a página de configurações e adicione o tópico mais relevante no campo “categoria”.

3.  Contribua para uma pasta de amigos/seguidores

Contribuir para uma pasta de amigos/seguidores que já construiu um público fiel também pode ajudar a aumentar a exposição dos pins. Portanto, faça questão de procurar ativamente grupos populares em seu nicho e seja convidado a contribuir com eles.

Quando você estiver nessas pastas, contribua regularmente com muitos pins. Não compartilhe apenas algo de sua própria página, mas também de outras.

Além disso, certifique-se de manter os tópicos relevantes (nessa pasta) ao compartilhar pins. Se você começar a compartilhar algo que não pertença à pasta do grupo, vai acabar sendo bloqueado e sinalizado pelo criador. Isso pode levar à suspensão do seu perfil ou página. Sem contar que também pode desencorajar as pessoas a segui-lo.

4.   Compartilhamento espaçado

Um dos erros mais comuns no Pinterest é compartilhar tudo de uma vez. Você já deve ter notado o momento onde o usuário compartilha 10 pins em cerca de 2 minutos. Assim, em seguida, não voltam a publicar nada por várias horas. Isso pode reduzir drasticamente a exposição dos pins.

Quando você publica muitas coisas ao mesmo tempo, causa um efeito de “diluição”. As pessoas veem tantos pins que não sabem ao certo qual olhar especificamente.

Se você quiser evitar isso, faça questão de espalhar seus pins por um dia inteiro para que apareçam a cada hora ou a cada duas horas. Dessa forma, você receberá o número máximo de repostagens, curtidas, comentários e cliques. Assim, não haverá muitos pins em torno dos quais desviarão sua atenção e reduzirão a exposição.

Funções das pastas secretas do Pinterest

Todo o seu perfil do Pinterest é público, como já dissemos acima. Isso significa que qualquer pessoa que esteja navegando na rede pode ver o que você publica. As pessoas podem ver suas informações, navegar pelas suas pastas e observar todos os seus pins.

Entretanto, para evitar que isso ocorra, caso você não queira, existem as pastas secretas. Essas pastas ficarão visíveis apenas para você e outros colaboradores.

Agora, para conseguir aproveitar as utilidades dessa ferramenta, você deve primeiramente conhecê-las:

1. Salvar páginas da Web sem alertar outras pessoas

Usando as pastas secretas do Pinterest você pode salvar páginas da Web e artigos que gostaria de ler mais tarde.

Sempre que você encontra informações importantes que gostaria de ler mais tarde é possível marcá-las como favoritas no seu navegador. Entretanto, muitas vezes é difícil realocar essas páginas salvas, pois elas estão entre centenas de outras páginas que você salvou também.

Mas no Pinterest não existe esse problema se você usar as pastas secretas. Nelas é possível fixar quantas imagens quiser e encontrá-las sem esforço posteriormente. É sempre fácil de encontrar, ainda mais se você souber organizar por categorias.

Portanto, se você encontrar algumas informações que gostaria de ler mais tarde e que não deseja que mais ninguém leia, coloque-as na pasta secreta. Assim, poderá verificar quando quiser.

Você notará que as imagens facilitam a realocação da página ou publicação que está procurando.

2.  Compartilhar informações com um grupo específico de pessoas

Você também pode usar as pastas secretas do Pinterest para compartilhar pins apenas com um determinado conjunto de pessoas. Podem ser amigos, clientes especiais, fãs importantes, etc.

Embora essas pastas não sejam públicas, você ainda pode convidar pessoas para ingressar nelas e contribuir com o que desejarem. Para convidar pessoas, visite a página de configurações da sua pasta e digite os nomes dos usuários do Pinterest no campo fornecido, passando, assim, a convidá-los.

3.  Se preparar para um grande lançamento

Você também pode usar o recurso da pasta secreta para se preparar para um grande lançamento. Por exemplo, se você estava criando um catálogo de seus produtos, uma pasta de ofertas para determinado público é uma ideia excelente.

Depois, quando quiser, você pode converter tudo em uma pasta pública. Faça isso desativando o botão na página de configurações.

Dicas extras para quem está começando no aplicativo

Se você quer mesmo embarcar no mundo dos pins, deve entender algumas questões antes de começar:

Altere seus nomes

No Pinterest você precisa ter dois “nomes” que são o usuário e o da conta. Seu nome de usuário é o nome que será usado no URL da sua página (www.pinterest.com/nome de usuário), mas não será o nome exibido no seu perfil. O nome que será exibido no perfil é o nome da sua conta. Portanto, se você estiver configurando uma página para sua empresa, preste atenção nesses detalhes.

Carregue uma foto de perfil digna

A foto do seu perfil não precisa ser uma obra de arte. Mas, caso você queira chamar a atenção das pessoas, demonstre claramente quem você é e se destaque no campo visual. Para as empresas, os logotipos com cores sólidas tendem a se destacar melhor no fundo branco.

Crie um perfil que chame a atenção

O foco do Pinterest é ser um site para a curadoria de conteúdo. É um local onde as pessoas procuram constantemente encontrar conteúdos que amam e desejam compartilhar. Isso o torna um prato cheio para todos os tipos de empresas.

Se esse é o seu caso, trate de deixar o seu perfil atrativo, de acordo com o segmento do empreendimento. Por exemplo, se seu negócio é uma padaria, tenha alguns pins de bolinhos e cores que lembrem seus produtos.

Encontre pessoas ou empresas com gostos semelhantes ao seu

Adivinha? Você não é o único que está nos estágios iniciais do Pinterest. De fato, com uma vida útil de pouco mais de dois anos, a grande maioria dos usuários provavelmente diria que eles ainda têm mais a aprender. Por esse motivo, este é um site baseado em colaboração. Portanto, procure pessoas e empresas em busca de ajuda quando estiver começando.

Use as palavras corretas

Ao criar suas pastas e pins seja estratégico sobre as palavras que você usa nos títulos e nas descrições. Muitas pessoas usam o Pinterest como um mecanismo de pesquisa visual para encontrar os produtos ou tópicos nos quais estão interessados.

Verifique se suas pastas e pins são exibidos nos resultados de pesquisa relacionados às palavras-chave usadas. Por exemplo, uma pasta de guloseimas sazonais chamada “favoritas do inverno” não será tão visível em uma pesquisa quanto uma chamada “melhores receitas de sobremesas do inverno”.

Se você é uma empresa, deixe que as pessoas conheçam o seu negócio

Os usuários do Pinterest adoram descobrir que sua empresa ou organização favorita está nessa rede social. Essa é uma plataforma que possui ferramentas de conhecimento de novos negócios também.

Use as mídias que você já tem para espalhar sua presença. Você pode usar o Facebook e o Twitter para pedir às pessoas que o encontrem no Pinterest. Se alguém já entrou na sua  lista de e-mail, provavelmente você também pode usar a ferramenta para que as pessoas se conectem a empresa.

Envie um e-mail para sua lista de contatos convidando as pessoas a seguirem suas pastas e pins.

Lembrando que essa é uma ferramenta essencial para as agências de marketing digital, tendo em vista que a maioria delas oferece serviços de Social Media Marketing.

E então, o que você faz para que mais pessoas vejam seus pins no Pinterest?

 

Partilhe este conteúdo pelo menos com um amigo! 😉 Esta pequena ação vai permitir o nosso conteúdo relevante e grátis ser conhecido e seguir o seu propósito – o de ajudar o próximo!

Até à próxima!

 

 

a que sabe a lua pinterest, instagram e pinterest estão a crescer mais depressa do que o facebook, instagram e pinterest estao a crescer mais que o facebook, o que é a pinterest, o que é o pinterest, o que é o pinterest e como usar, o que é o pinterest e para que serve, o que é pinterest, o que é pinterest e como funciona, o que é pinterest no facebook, o que o pinterest, o que são pins no pinterest, o que vestir para ir trabalhar no pinterest, para que serve o pinterest, pinterest o que é, pinterest o que é como usar, pinterest para que serve, porque não consigo entrar no pinterest, quando foi criado o pinterest

Os nossos clientes


Convergente

Lisboa, Leiria, Santarém, Setúbal, Beja, Faro, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Aveiro, Viseu, Bragança, Vila Real, Porto, Braga, Viana do Castelo, Açores, Madeira

© Copyright 2020, Convergente. Todos os direitos reservados.