
Conteúdo e SEO: qualidade e o tamanho ideal
Este é um tema que causa muita divergência, afinal, os critérios dos indexadores ou motores de busca mudam de tempos em tempos e o que funcionava antes, hoje já não acontece.
Assim, a questão que se coloca é qual o melhor conteúdo e o tamanho ideal para que um artigo consiga alcançar as melhores posições no Google e nos demais mecanismos de busca?
Atualmente no mundo dos negócios esta é uma das perguntas que vale 1 milhão de euros.
Quando um empresário ou dono de um negócio possui um site ou um blog e quer produzir conteúdos de qualidade ele necessita contratar uma agência de marketing digital com redatores especializados e qualificados. Contudo, para finalizar a contratação entre o empresário e a agência, estes geralmente precisam de chegar a um consenso sobre o tamanho dos artigos que serão produzidos, ou seja, a quantidade de palavras de cada um.
É nesta hora que surge a dúvida: qual o tamanho ideal para um conteúdo de qualidade na otimização de sites?
Marketing de Conteúdo: qual o tamanho ideal dos Artigos?
A verdade é que não existe um número exato. Tudo depende. Mas em regras gerais para obter um bom resultado o seu texto deve ter mais do que 300 palavras. Isso porque os bots do Google entendem que um conteúdo menor do que isso não é suficiente para solucionar as questões da sua persona. No entanto isso não é um consenso, já que alguns especialistas em SEO defendem que é preciso mais do que 400 palavras para um bom resultado.
Um bom texto deve ser bem estruturado, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, sem “encher linguiça”. Certifique-se de que ele tem tamanho suficiente para que essas etapas sejam atendidas.
O tamanho do texto também está diretamente ligado a complexidade do assunto. Temas simples podem ser abordados em poucas palavras, enquanto outros de maior complexidade precisam de muito mais para ficarem completos podendo chegar a 2 mil palavras.
Então, quanto mais escrever, melhor? Não!
Considere escrever apenas o suficiente para abordar o seu texto de forma completa, informativa e relevante para a sua audiência, sem se tornar vago ou repetitivo. Conteúdos maiores que 2 mil palavras podem ser abordados de outras maneiras, como em ebooks, por exemplo.
O mais importante é a qualidade
É verdade! Mais importante que o tamanho é o conteúdo do artigo. Isso significa que o conteúdo deve ter qualidade na escrita e, principalmente, ser condizente com o que a sua persona espera encontrar. Seja para tirar uma simples dúvida ou para se aprofundar em temas complexos é importante que o leitor encontre no seu texto a resposta para aquilo que procura. Por isso, traga informações novas, que agreguem a quem lê.
É fundamental que qualquer texto seja original, sem qualquer tipo de cópia total ou parcial (páginas com conteúdo “duplicado” tendem a ser punidas pelos Googlebots). Assim, vale a pena apenas conferir o que já foi feito pela concorrência, mas sempre crie uma nova abordagem e defina um jeito próprio de escrever.
Certifique-se que a leitura é de fácil compreensão, independente do nível intelectual do público. Revise, procurando qualquer erro existente – é melhor que seja você a encontrar, e não o leitor. Por fim, verifique se o artigo está condizente com a pauta planeada e com a finalidade pretendida de modo que fique claro ao leitor qual o próximo passo a seguir.
Agora que já sabe um pouco sobre a importância da qualidade e o tamanho na produção de conteúdo, convidamos a descarregar o nosso ebook de SEO que o vai ajudar a chegar ao topo do Google através da descoberta de técnicas de SEO e como implementar no seu projeto.
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Até à próxima!
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