
O que faz um social media? Tudo o que precisa saber!
Já não existe dúvidas que as redes sociais vieram para ficar. E o cenário é bastante promissor, ou seja, só tende a se expandir ainda mais. Se antes elas existiam apenas para compartilhar momentos e experiências pessoais de forma despretensiosa, agora elas estão se tornando cada vez mais profissionais e tornando-se parte essencial de qualquer negócio.
Por que estar nas redes sociais é imprescindível para as empresas?
As redes sociais possuem milhões de pessoas ativas todos os dias. Imagine todos os utilizadores consumindo e produzindo conteúdo incessantemente. Faz sentido pensar que qualquer negócio pode aproveitar o potencial gigante das redes sociais para alcançar os seus clientes, não acha? Aí entra o social media manager, para criar conteúdos que se destaquem na rede, gerar engajamento, aproximar a empresa dos seus potenciais clientes e tratar de tudo que se relaciona à presença online da empresa.
A importância do Social Media
Cada publicação nas redes sociais de uma marca deve transmitir aos consumidores e potenciais clientes a sua essência e valores. É fundamental que seja pensada numa estratégia coerente, alinhada à mensagem que a empresa quer transmitir. Por isso, toda a estratégia de social media marketing deve estar direcionada ao público-alvo. Desde a adequação da linguagem à persona até ao melhor horário para as publicações.
A estratégia de social media marketing deve contar com um minucioso planeamento, com um calendário de editorial, que deve ser elaborado com certa antecedência e seguido à risca. Isso porque é impossível para o profissional parar todos os dias e pensar: “o que será que vou publicar hoje?”.
A publicação também não é feita e simplesmente deixada de lado depois. É necessário analisar os resultados, se os objetivos com aquela publicação foram alcançados. O Social Media Manager é o profissional que irá acompanhar e analisar as métricas. Ou seja, monitorar meticulosamente o desempenho da publicação, de acordo com indicadores preestabelecidos.
É um profissional essencial em agências de marketing digital, tendo em vista que a maioria delas oferece serviços de Social Media Marketing.
Perfil profissional e desafios encontrados pelo Social Media
A forma de vender passou por transformações radicais.
Temos que levar em conta que o marketing passou por profundas transformações. Já se foi o tempo que para vender bastava dizer “o meu produto/serviço é o melhor”. Atualmente é necessário informar, educar e entreter o cliente, é o que diz a famosa tríade do marketing de conteúdo.
O trabalho de pesquisar e produzir conteúdo geralmente é todo ou em grande parte realizado pelo profissional de social media. Ele precisa produzir um conteúdo que seja relevante para o cliente. Deve ser o que o cliente deseja naquele momento. Ao mesmo tempo, o conteúdo precisa estar alinhado à essência da marca.
A página da marca nas redes sociais é uma espécie de vitrine. Cada escolha deve refletir totalmente o posicionamento da marca e se adequar ao seu público. Desde as imagens utilizadas, o tipo de linguagem, mais formal ou informal, o uso ou não de memes etc.
Fonte: https://www.facebook.com/SuperBock/
Uma publicação que não esteja alinhada aos valores da empresa pode confundir e afastar o público.
E ainda há outra questão a ressaltar. Já falamos sobre o potencial das redes sociais, com os seus milhões de utilizadores consumindo e produzindo conteúdo sem parar. Sim, os clientes não são apenas consumidores passivos, mas interagem diretamente com as marcas. Elogiam, criticam, questionam. É preciso que o Social Media Manager saiba utilizar isso a favor da marca.
O papel do social media no atual cenário
Tudo isso quer dizer que o profissional de social media deve estar preparado para dialogar e tirar as dúvidas do cliente.Também eventualmente pode ter que gerir algum momento de crise.
Não vamos esquecer que a sociedade está cada vez mais atenta à postura das empresas. Por isso, cada passo nas redes sociais deve ser cuidadosamente planeado.
Deve ser evitado ou usado com muita cautela tudo que possa gerar alguma polémica ou interpretação dúbia. E obviamente deve ficar de fora tudo que possa insultar alguém ou um grupo de pessoas. “Gafes” cometidas nas redes sociais podem gerar à reputação das marcas danos muito difíceis de reparar.
Cabe ao social media manager, portanto, além da elaboração da estratégia de social media marketing, a gestão de todas as suas etapas.
Necessidade de atualização profissional constante
Qualquer profissional bem-sucedido precisa estar o tempo todo atento às novidades e tendências do mercado. E especialmente no Social Media. Tanto para aproveitar o timing para alguma publicação quanto para evitar publicações datadas, erros gravíssimos nesses tempos de tanta velocidade.
Pensou que o Social Media passasse o dia só navegando nas redes, vendo memes e eventualmente fazendo publicações? Nada disso! Para a realização deste trabalho, é necessário muita pesquisa, criatividade, conhecimento e até mesmo análise de dados.
A seguir iremos detalhar mais cada uma das principais funções da área de social media. Lembrando que não há uma distribuição fixa, cada empresa pode adotar a divisão de funções que melhor funcione para a organização.
Principais cargos relacionados à profissão de Social Media:
Assistente de social media
Geralmente os profissionais começam a carreira neste cargo.
- Criar e publicar o conteúdo na página da empresa;
- Impulsionar as publicações (estudar e adotar estratégias para aumentar o alcance das publicações);
- Gerar relatórios periódicos e realizar análises;
- Escrever artigos para o site ou blog da marca;
- Interagir com os clientes, respondendo aos comentários e mensagens;
- Acompanhar as menções à marca nas redes sociais, monitorando permanentemente a sua reputação;
- Também deve ser capaz de identificar oportunidades para divulgar e consolidar a marca nas redes sociais.
Analista de Social Media
Enquanto o Assistente de Social Media se encarrega da parte operacional, o Analista tem uma função mais estratégica.
- Cria a estratégia de social media marketing;
- Elabora o calendário editorial e o planeamento de pauta;
- Análise da concorrência;
- Faz a otimização do perfil e o monitoramento das redes sociais.
Coordenador de Social Media
O mais alto entre os cargos da carreira, também exerce a função de gestão de pessoas.
- Função de coordenar todo o conteúdo elaborado para as redes sociais;
- Deve checar se tudo está sendo produzido de acordo com o planejamento traçado e também alinhado aos valores da marca. Assim, consolida-se cada vez mais o branding (gestão da marca, trabalho de fazer com que a marca seja mais conhecida e querida pelos consumidores);
- Gestão dos orçamentos das campanhas;
- Participação na criação de estratégias e ações a serem realizadas;
- O Coordenador de Social Media também é um gestor de pessoas. Cabe a ele orientar a equipe de acordo com a estratégia adotada e a visão da empresa. Além de guiar a equipe em direção aos objetivos de marketing traçados, e resolver eventuais conflitos.
Agora que você já conhece os cargos da carreira do profissional de social media, vamos falar com mais profundidade sobre suas atribuições.
Produção de conteúdo
O coração de toda a estratégia de social media marketing.
Conteúdo digital é qualquer informação ou conhecimento produzido para circular na Internet. Tem como objetivo atrair interessados, engajar e gerar autoridade para a marca.
Como já falamos anteriormente, a publicidade não é mais como há alguns anos. Antes, as marcas informavam o consumidor sobre o produto e suas especificidades, e este tomava a sua decisão de compra baseado nessas informações.
Hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes. A audiência pesquisa, se informa, questiona e até mesmo exige algumas posturas éticas da empresa.
Assim, as marcas precisam se adequar a essa nova realidade. Precisam ter em seus canais de comunicação conteúdo de qualidade, que seja relevante para seu público.
Imagine o quanto de conteúdo é produzido e publicado diariamente na rede. Produzir conteúdo relevante para a audiência é fundamental, com tantas publicações “disputando” a atenção do cliente na Internet.
O profissional de social media é o responsável por produzir esse material. Pode ser em forma de texto, imagem, infográfico, vídeo…O importante é estar totalmente alinhado à imagem e ao posicionamento da marca.
A capacidade do profissional em criar conteúdo relevante está diretamente ligada à capacidade de ser criativo. O profissional deve explorar as possibilidades e criar diferentes tipos de publicação para transmitir a mensagem da marca.
Os formatos de conteúdo digital
O formato de conteúdo digital pode ser em vídeo, texto, imagem, infográfico… As possibilidades são inúmeras. Tudo vai depender do posicionamento da marca no mercado e do objetivo da estratégia de social media marketing.
Os textos produzidos para o blog da marca podem ser distribuídos nas redes sociais sem nenhum problema. Mas cada plataforma exige um formato diferente de conteúdo.
O profissional precisa estar bastante familiarizado com os recursos e funcionalidades de cada plataforma. Além disso, é preciso criar conteúdos exclusivos para cada rede social.
O social media também precisa estar atento ao melhor horário para postagem em cada rede social. Nesse caso, é preciso, sobretudo, conhecer o público consumidor da marca, principalmente os seus hábitos ao visitar as redes sociais.
Ao produzir conteúdo, pode-se usar bastante a criatividade. É possível aproveitar datas comemorativas, algo que esteja em discussão no momento, é preciso estar atento a tudo que acontece nas redes. Desde que esteja adequado à estratégia de marketing, há inúmeras possibilidades.
O uso de hashtags também pode ser bastante interessante. Pode fazer parte da estratégia de social media marketing alguma hashtag muito usada no momento. Esse recurso pode trazer mais alcance e visibilidade para a marca. Também é possível criar uma hashtag especialmente para a marca, e incentivar os clientes a usá-la, gerando bastante engajamento.
Planeamento
O necessário momento de planificar as próximas ações.
Em praticamente todas as áreas um bom planeamento é essencial. É muito importante se planear dentro da sua estratégia de marketing. Vale lembrar que o planeamento não é algo engessado, pode ser modificado e reelaborado.
À medida que são encontradas falhas ou identificadas oportunidades para a marca, deve-se ajustar a estratégia de social media marketing.
O planeamento de social media marketing é algo bastante dinâmico. Dessa forma, o melhor é planear sua estratégia nas mídias sociais para no máximo uma semana, ou até um mês.
O planeamento bem estruturado é fundamental para analisar se os objetivos de marketing estão sendo alcançados. Também é possível calcular eventuais ações de correção, caso os resultados esperados não tenham sido atingidos.
É importante organizar as publicações no calendário editorial. O conteúdo deve ser postado nos melhores horários. O melhor horário para as publicações varia em função da audiência.
Quando o público-alvo está online para ver e interagir com as publicações? O cliente dá uma olhada no Facebook na hora do seu almoço? Ou navega no Instagram à noite, antes de dormir? Ou talvez se informe sobre os principais assuntos do dia no Twitter, pela manhã. O horário influencia diretamente no número de visualizações da publicação e, consequentemente, pode definir o sucesso da estratégia de social media marketing.
Também é exigido do profissional extenso conhecimento sobre as personas (o chamado cliente ideal) da marca. A persona está no centro de toda a estratégia de marketing, incluída a de social media marketing.
Etapas de um planeamento de social media marketing efetivo:
- Diagnóstico da marca e das plataformas. Nesta etapa, o profissional de social media faz uma minuciosa análise da marca e do seu plano de marketing. Estuda sobre o produto ou serviço oferecido e o diferencial da marca. Também faz uma análise da concorrência. Neste momento, é fundamental ter bastante clareza sobre os objetivos da sua estratégia de social media.
- Depois de realizados os diagnósticos, é o momento de estabelecer a estratégia propriamente dita. Nessa etapa são definidos os objetivos de social media dentro do conceito de metas SMART (acrônimo em inglês para metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais). Há diferentes objetivos que podem ser estabelecidos em um plano de social media. Pode ser, por exemplo, a geração de leads (lead é um potencial consumidor, alguém que mostrou interesse na marca). Pode ser também gerar awareness (gerar conhecimento, consciência da marca nos consumidores). Ou ainda pode ser feita uma campanha para conhecer melhor a audiência. O objetivo irá nortear toda a estratégia de social media marketing.
- O terceiro passo é a elaboração do conteúdo. Depois de definido em quais redes sociais a marca vai estar presente. Não necessariamente a marca precisa estar presente em todas as redes. Tudo depende da estratégia adotada e dos hábitos de sua persona.
O social media deve sempre se atentar ao facto que cada objetivo de marketing exige formatos, tipos e linguagens distintas.
O plano de social media marketing não termina com a produção do conteúdo. Feitos os diagnósticos, definida a estratégia e tendo produzido e publicado o conteúdo, é hora de avaliar.
Também é parte do plano de social media marketing o monitoramento dos resultados alcançados. É preciso seguir atentamente os chamados KPIs.
O termo vem da expressão em inglês Key Performance Indicators ou indicadores chave de performance. Alguns exemplos de KPIs: produtividade, qualidade, taxa de conversão, custo de aquisição por cliente.
Perfil do profissional de social media
Agora que já sabe das principais funções desse profissional, fique agora a conhecer o perfil desejado para exercer essa função.
Habilidades necessárias:
- É desejável que o profissional de social media seja heavy user das redes sociais. Ou seja, é preciso que eles usem as redes sociais com bastante frequência. Além disso, deve conhecer a fundo as funcionalidades e recursos de cada plataforma.
- Deve também entender de tráfego e impulsionamento de anúncios, para tomar as melhores decisões envolvendo as publicações pagas. Já vimos que esse profissional faz toda a gestão das publicações patrocinadas. A estratégia de impulsionamento de publicações deve ser cuidadosamente elaborada. Envolve a escolha do melhor conteúdo, delimitação do alcance geográfico, determinação da quantia a investir, entre outros fatores.
- Deve possuir empatia e capacidade de entender o público. Não vamos esquecer que o social media lida diretamente com as pessoas que seguem a marca. As publicações precisam refletir o que o público deseja. Assim, o profissional quanto mais o profissional entender o cliente da marca, melhor.
- Também pode ser interessante que o profissional tenha algum conhecimento de atendimento ao consumidores. Há que se respeitar todos os perfis e criar identificação com os seguidores da marca. O profissional de social media é responsável por deixar a comunicação mais humana. Para humanizar a marca, pode ser uma boa estratégia contratar influencers, por exemplo. O profissional também poderá escolher se e quando lançar mão desse recurso na estratégia de social media marketing.
- Deve ser criativo. É necessária muita criatividade para atrair e manter os seguidores de uma marca, especialmente no cenário atual. Com tanta informação sendo publicada, é fácil que o cliente se distraia em meio a outras publicações . Faz-se cada vez mais necessário entender a fundo o que deseja a audiência, para criar conteúdos cada vez mais relevantes. Para o profissional de social media (ou qualquer outra área) que deseja ser mais criativo, há diversas maneiras de aprender. Sem falar nos muitos livros sobre o assunto. Criatividade não é só para os artistas.Sim,a criatividade se aprende, se exercita e se aprimora. Temos que parar imediatamente de acreditar que ser criativo é um dom de poucos “iluminados”!
- Deve possuir muita disposição e vontade de aprender. É indiscutível que hoje todo profissional que deseja ter sucesso deve se manter informado. Não apenas sobre os assuntos pertinentes a sua área, mas de tudo que esteja acontecendo no momento. Essa capacidade adquire contornos especiais quando falamos de profissionais de social media. Sobretudo devido à incrível velocidade que tudo se propaga nas redes.
- Para se destacar, é desejável também que o profissional tenha algum conhecimento de SEO (Search Engine Optmization). Ou seja, que ele domine técnicas para deixar seus conteúdos mais facilmente encontrados pelos mecanismos de busca, principalmente o Google.
- Ter um bom domínio da língua portuguesa. Os corretores ortográficos e dicionários on line são muito úteis para quem produz conteúdo para web. Contudo, o domínio das regras gramaticais da língua materna ainda é imprescindível.
- Possuir boa capacidade de síntese. Note que a mensagem deve ser transmitida de maneira mais clara e objetiva possível. Lembra que falamos que cada post disputa a atenção com inúmeras outras publicações? O tempo para conquistar e manter o cliente na página da marca é curto.
- Possuir algum conhecimento em design. Geralmente as agências possuem profissionais especializados em cada área. Redatores e designers são funções distintas. Mas para atuar no mercado de social media como autónomo, o ideal é dominar algumas ferramentas básicas de design. Sem dúvida a mais conhecida é o Canva. Sua versão gratuita já possibilita a criação de várias peças interessantes.
- Deve saber reconhecer e aproveitar as oportunidades para a marca. Mais uma vez ressaltamos a velocidade das redes sociais. O timing perfeito de uma publicação pode ser um grande diferencial no sucesso de uma estratégia de social media marketing.
Formação académica
Em geral o social media é formado em marketing, mas não há regra.
Em geral o profissional de social media é graduado na área de comunicação social. Mais especificamente tem formação em marketing ou publicidade. Contudo, há profissionais oriundos de outras áreas atuando no setor.
Independente da formação, por ser uma área tão dinâmica, é necessário estudar bastante para estar sempre atualizado. Assim o profissional se mantém antenado e capaz de acompanhar as frenéticas mudanças na área. Recomenda-se também, independente da graduação, fazer um curso na área, para entender as especificidades das plataformas de midias sociais.
Vai se dedicar à carreira de social media?
Dicas para quem deseja se estabelecer como profissional de midias sociais.
E você, se animou a seguir na carreira de social media? Sem dúvida se trata de um profissional bastante demandado pelas empresas. E os profissionais que se dispuserem a treinar seus conhecimentos e habilidades exigidos terão destaque.
Se realmente deseja se aprofundar na área, comece por um bom curso. Também há diversos livros no mercado que podem ajudá-lo nessa empreitada. Não vale também deixar de lado suas habilidades comportamentais, as chamadas soft skills. É muito importante treinar e aperfeiçoar sua criatividade, empatia e também capacidade de lidar com conflitos.
Com uma boa formação, cursos de aperfeiçoamento, e claro, muita prática, a sua carreira de social media terá um enorme potencial!
Além disso, tudo indica que o número de oportunidades irá aumentar, já que a presença online das marcas só tende a crescer.
Não esqueça, ainda, de manter sua rede de contatos em dia. Um bom networking é fundamental a todo profissional hoje em dia.
E aí, já começou a se planear? Quais cursos vai fazer? Já leu algum livro sobre o assunto?
Partilhe este conteúdo pelo menos com um amigo! 😉 Esta pequena ação vai permitir o nosso conteúdo relevante e grátis ser conhecido e seguir o seu propósito – o de ajudar o próximo!
Até à próxima!
[social-share align=”center” style=”button” size=”xxl” template=”24″ animation=”essb_icon_animation5″ counters=”no” counter_pos=”hidden” buttons=”facebook,linkedin,whatsapp,messenger”]
Artigos Relacionados
analista de social media, como ser um bom social media, como ser um social media, curso de social media, curso social media, curso social media online gratuito, cursos social media, dia do social media, ferramentas para social media, o que é social media, o que é um social media, o que faz um social media, o que um social media faz, planejamento social media, profissional social media, social media, social media curso, social media curso online gratis, social media dicas, social media o que é, social media o que faz, social media profissão