O que é SEO Guia Completo - ATUALIZADO

O que é SEO? Guia Completo – ATUALIZADO

Estamos radiantes por estar a ler o nosso Guia sobre o que é SEO.

Certamente está à procura de aumentar o seu conhecimento sobre o Otimização de Sites ou aprimorar as bases existentes.

E claro, aumentar o tráfego orgânico!

Pois bem, é precisamente sobre este assunto que vamos partilhar um bocadinho do conhecimento que existe na nossa Agência de Marketing Digital Convergente, no final deste guia o nosso objetivo é que já saiba o que é SEO, qual a sua importância e quais as melhores práticas.

 

O que é o SEO?

Esta resposta é de facto simples e fácil de encontrar na Internet, a Wikipédia define SEO como sendo acrónimo de “Search Engine Optimization” (em português seria Otimização para Mecanismos de Pesquisa ou Otimização para Motores de Busca).

Este é o nome dado à prática de estratégias com o objetivo de aumentar a qualidade e quantidade de tráfego em um site, blog, rede social, bem como a exposição da marca.

Esta prática de otimizar tem como intenção entender o que os utilizadores procuram na Internet, quais as respostas que procuram, quais os termos e palavras que utilizam e consequentemente qual o tipo de conteúdo que desejam visualizar.

Assim sendo, se souber quais a resposta a estas questões vai garantidamente aumentar o tráfego orgânico. Pois o conteúdo que irá fornecer é exatamente o que os utilizadores procuram.

Mas não se desengane pensando que é fácil a prática de SEO ou otimização de sites, existe duas vertentes que devem convergir, uma o que os visitantes vão consumir, a outra o que os robôs dos motores de busca vão encontrar e entender como sendo um bom conteúdo.

Mas não se preocupe! Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer.

Primeiramente, vamos analisar um pouco o que é um motor de busca.

 

Conceito básico de um Motor de Busca

Bom, todos conhecemos o Google, Bing, Sapo, Aol, Yahoo, Yandex, Uol e muitas outras brands.

O que têm eles em comum? São máquinas prontas para nos apresentar uma resposta de imediato, independentemente do tema.

O que é SEO Motores de busca

Deve-se estar a questionar como eles fazem isso.

Realmente é um processo complexo onde envolve um algoritmo extremamente inteligente.

Sempre que faz uma pesquisa nos motores de busca, estes vão consultar e avaliar dentro da sua base de dados e em uma fração de milésimos de segundos determinam qual o conteúdo mais relevante para a sua intenção.

Apresentando-lhe assim a tão aclamada SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados do Mecanismo de Busca) e precisamente por esta razão, os motores de busca são tão exigentes com a informação que os produtores de conteúdo desenvolvem.

 

Quais dos resultados de pesquisa apresentados são os “orgânicos”?

Como já referido, os resultados orgânicos são obtidos através de um processo de consulta e avaliação por parte de um algoritmo desenvolvido pelos motores de pesquisa, tendo como resultado referências relevantes e não remuneradas.

De facto, no passado era mais simples de localizar estes resultados, no entanto os anúncios embora difundidos na SERP estão rotulados pelo termo “anúncio”, sendo os restantes resultados os orgânicos.

Mais ainda, com a evolução da pesquisa e algoritmo, é possível que em dado momento também lhe seja apresentado resultados visuais orgânicos e pagos, aumentando assim a dificuldade em perceber qual o tipo de resultado.

o que é SEO - motor de busca

o que é SEO - SERP

Esta evolução deve-se à tendência das consultas realizadas, por exemplo se consultar “tempo lisboa” vai lhe ser apresentado a previsão do tempo para a cidade de Lisboa diretamente na SERP em vez de um link para poder consultar a previsão.

o que é SEO - SERP

 

Se procurar “Guimarães Pizza” vai certamente ser apresentado um pacote de Google Maps com referências locais. Incrível não acha?

o que é SEO - Google Maps

 

Devemos lembrar que os motores de busca ganham dinheiro com os anúncios de publicidade. Então o seu objetivo é responder à sua consulta com as melhores respostas na SERP e de forma a manter a sua presença o maior de tempo possível na mesma.

Assim, alguns dos conteúdos apresentados na SERP são orgânicos e influenciados pelas técnicas de SEO.

Estas sugestões apresentadas pelo Google são o exemplo óbvio de como o algoritmo entende o que pode ser a nossa intenção de pesquisa, e obviamente só sugere se tiver resultados para apresentar.o que é SEO - SERP

No entanto existem outras funcionalidades de pesquisa que não são publicidade e de igual modo, não podem ser influenciadas pelo SEO. Estas funções têm muitas das vezes dados adquiridos a partir de fontes de conteúdo como o WebMD, Wikipédia e IMDb.

Veja o este exemplo com dados do Wikipédia para “Larry Page” CEO do Google:

o que é SEO motores de pesquisa

 

 

Porque é que o SEO é importante?

Todos sabemos que obter tráfego é possível através da utilização eficaz de anúncios patrocinados, redes sociais e outros tipos de canais online, mas a maioria do tráfego online primeiramente ocorre nos motores de busca.

Inegavelmente, os resultados de pesquisa orgânica conseguem obter mais cliques do que os anúncios patrocinados. Tomemos como exemplo o seguinte gráfico para o termo “nike” da Ahrefs uma ferramenta de análise SEO:

o que é SEO - SERP nike

Podemos verificar a existência de maior taxa de cliques nos resultados orgânicos com 58%, face aos anúncios pagos com 42%. Querendo isto dizer, que a implementação de técnicas SEO além de poupar no seu investimento diário em publicidade, é capaz de trazer enormes resultados tanto para desktop como em mobile.

Ainda mais, a implementação de uma estratégia SEO eficiente é um dos poucos canais de marketing digital capaz de dar frutos de forma continua e durante um longo período.

Assim, se oferecer conteúdo relevante que mereça ser classificado pelos motores de busca para as palavras-chave alvo, o tráfego orgânico terá um efeito “bola de neve” ao longo do tempo, enquanto a publicidade é precisamente o inverso, terá de financiar diariamente para enviar tráfego para o seu site, blog, landing page e outros.

Embora os motores de busca estejam em constante evolução, a verdade é que necessitam da nossa ajuda e por isso existe o SEO.

Otimizar o seu site irá ajudar os robots dos motores de busca a encontrar as informações de forma correta e assim classificar o seu conteúdo adequadamente ao indexar e exibir na SERP.

 

Ao contratar o serviço de SEO, devo optar por um consultor ou uma agência?

Pois bem, a resposta a esta questão vai depender de alguns fatores, o budget, vontade em aprender e da complexidade do seu projeto.

O SEO básico pode ser realizado por si mesmo, contudo se procura obter resultados realmente eficientes, contratar um especialista será o mais indicado. Qualquer uma das soluções será ótima para o seu projeto.

Se chegar à conclusão que será melhor contratar o serviço de SEO, é fundamental saber que muitas agências de marketing digital e consultores fornecem este serviço, mas o mais importante é a qualidade do mesmo.

o que é SEO black hat

Saber escolher uma boa Agência de Marketing Digital para desenvolver a otimização do seu projeto na Internet pode poupar muito tempo e dinheiro.

No entanto, se as técnicas SEO forem mal executadas, podem levar o seu projeto à penalização e exclusão nos motores de busca.

Assim sendo, opte por escolher uma Agência que tenha resultados com a sua própria marca, dessa forma irá garantir que irá conseguir fazer o mesmo com a sua.

 

White Hat SEO vs Black Hat SEO entenda a sua diferença

Existe dois tipos de estratégias no SEO ou otimização de site, são eles o White Hat SEO e o Black Hat SEO.

Estes surgiram para dar a conhecer aos aspirantes a SEO e especialistas quais são as boas e as más práticas do ponto de vista dos motores de busca.

Portanto, ambos conseguem obter resultados, mas um segue as diretrizes dos motores de busca, enquanto o outro procura contornar e enganar o algoritmo obtendo resultados de forma mais rápida.

Por exemplo, o termo “White Hat SEO” faz referência a técnicas de SEO que ajudam a classificar respeitando as regras dos motores de busca. O seu objetivo principal é fornecer valor para os utilizadores.

Já o “Black Hat SEO” refere-se a estratégias e técnicas que visam enganar os motores de busca. Embora este funcione, a evolução do algoritmo tem por objetivo encontrar estas práticas e executar a penalização.

Sites que geralmente sofrem penalizações vêm os seus negócios arruinados. Este é apenas um dos motivos para ter cuidado ao escolher um consultor ou agência de marketing para cuidar da otimização do seu site.

 

O SEO e os motores de busca compartilham o mesmo objetivo

Se pensarmos bem os motores de busca procuram ajudar o utilizador a encontrar o melhor conteúdo, aquele que tem maior qualidade e relevância, consoante a sua intenção de consulta.

É caso para dizer que o Google até disponibiliza alguns recursos como o guia para iniciantes na otimização, além de também ter criado uma excelente comunidade SEO Google.

Embora cada motor de busca tem as suas preferências e formas de indexar e exibir os resultados de pesquisa, o que sugerimos é primar pela experiência do visitante. Seguindo esta premissa, vamos já de seguida reforçar com algumas instruções dos dois motores de busca mais conhecidos:

 

Orientações para webmasters do Google

  • Deve criar as suas páginas orientadas para os visitantes e não motores de busca
  • Não enganar os visitantes
  • Crie conteúdo original, valioso e visualmente atraente
  • A velocidade de abertura da página é fundamental

O que deve evitar:

  • Não utilize Spin de texto
  • Não promova a prática de troca de links
  • Não copie conteúdo
  • Não esconda texto e ligações dos visitantes que serve somente para ajudar a classificar a sua página

Para conhecer mais diretrizes do Google Webmasters.

 

Orientações para webmasters do Bing

  • Deve desenvolver páginas com conteúdo e títulos acessíveis e originais
  • Utilize a estrutura de links de forma natural
  • Influência Social são um ponto relevante e trazem algum impacto no ranking
  • A velocidade de abertura da página é fundamental

O que deve evitar:

  • Páginas que só apresentam anúncios ou links de afiliados
  • Páginas que redirecionam os visitantes para outros sites
  • Evite estruturas de URL complexas
  • Evite conteúdo duplicado
  • Não abusar na utilização de palavras-chave

Agora que já conhece um pouco sobre o que é SEO e quais as diretrizes dos motores de busca vamos aprofundar um pouco mais sobre o SEO mas na prática.

 

Como desenvolver uma Estratégia de SEO

Hoje em dia, qualquer empresa ou negócio acaba por investir numa estratégia de SEO se quer ser efetivamente visto como uma autoridade na sua área de atuação.

Assim sendo, é importante ter em mente que o trabalho de SEO leva em conta várias questões, nomeadamente a sua estratégia global de marketing digital.

É importante ter em mente que o SEO é apenas uma parte do processo da produção de conteúdo. É preciso investir em redação de textos, em redes sociais, em email marketing, ter gatilhos digitais… enfim é de facto necessário criar uma estratégia de Inbound marketing bem elaborada.

Então como é que pode criar uma boa estratégia de SEO? Bem, é isso que lhe vamos explicar de seguida.

  • Defina muito bem que é o seu público-alvo (preferencialmente deve criar uma persona)
  • Qual é o momento da pesquisa em que ele o irá encontrar (antes de descobrir que tem um problema, durante a fase de descoberta ou no momento da compra)
  • Perceba como é que pode resolver o problema do cliente
  • Escolha quais as palavras-chave que vai utilizar para desenvolver o seu conteúdo
  • Defina quais as áreas prioritárias para otimização (a Homepage, página de serviços, página de produtos)
  • Faça curadoria de conteúdo
  • Organize as heading tags de forma hierárquica
  • Escreva conteúdo que seja simultaneamente SEO friendly e user friendly
  • Desenvolva todos os conteúdos tendo por base a experiência do consumidor
  • Sempre que possível, automatize
  • Monitorize, analise, aprenda e corrija constantemente

Esta é apenas uma pequena lista com alguns dos passos que tem de dar para criar uma estratégia de SEO minimamente eficiente.

É, contudo, essencial perceber que o SEO pode parecer à primeira vista complicado, mas se tiver um bom planeamento, irá tornar-se muito mais simples alcançar os seus objetivos.

 

Técnicas de SEO

Certamente se chegou até esta fase do guia já sabe o que é o SEO e porque é que esta estratégia é tão importante, nada como aprender algumas das principais e mais relevantes técnicas de SEO.

É importante relembrar antes de começar, que a correta implementação e otimização do seu site para os motores de busca, não é uma tarefa rápida.

Deve-se estar a perguntar porque é que lhe dizemos isto antemão. Porque infelizmente, são muitas as pessoas que ainda pensam que implementam o SEO durante um mês e o trabalho está feito.

Isso é um erro. O SEO será sempre um trabalho feito não só de forma contínua, como essencialmente tendo em conta os resultados a longo prazo.

A par disso, para que haja obtenção real de resultados, é necessário que sejam implementadas várias técnicas de SEO.

Como sabemos que pode desconhecer a grande maioria, de seguida apresentamos-lhe as principais.

  • Faça uma auditoria de SEO ao seu site
  • Saiba o que é que o seu público-alvo necessita
  • Crie páginas de destino 100% otimizadas para SEO de acordo com as melhores práticas
  • Certifique-se que o seu site é mobile friendly
  • Aumente o tráfego com a criação de infográficos
  • Otimize todo o conteúdo que produzir
  • Escreva alguns posts com mais de 2000 palavras
  • Escreva posts que envolvam o consumidor
  • Publique conteúdo valioso nas redes sociais de modo a melhorar os seus sinais sociais
  • Faça a criação de links internos e externos
  • Aproveite a oportunidade dos links quebrados da Wikipédia para criar links para o seu site
  • Encontre e utilize as palavras chave dos seus concorrentes
  • Utilize palavras-chave de forma correta e coerente
  • Monitorize o seu site com o Google Analytics e com a Google Search Console
  • Atualize o seu conteúdo antigo com regularidade
  • Renove conteúdos antigos que tenham um grande potencial de tráfego orgânico

 

Otimização SEO

Anteriormente falamos-lhe de diversas técnicas de SEO, sendo que uma das mais importantes é a otimização SEO de palavras-chave.

Antes de mais, tenha em conta que existem duas tipologias de palavras-chave: keywords e long tail keywords.

E qual é que é a principal diferença entre ambas? Pois bem, as keywords são palavras-chave mais genéricas como é o caso de “marketing digital”.

Já as long tail keywords são palavras-chave um pouco mais amplas e que têm um volume de pesquisa menor, mas com uma maior taxa de relevância e conversão. Um exemplo poderá ser “Marketing digital para pequenas empresas”.

E porque é que é importante fazer esta otimização SEO para as palavras-chave? Porque são as mesmas que vão levar a que o seu site consiga obter um bom posicionamento nos motores de busca.

Contrariamente ao que possa pensar, é mais relevante para si investir em produzir conteúdo otimizado para uma palavra-chave que tem um volume menor de pesquisas mensais (por exemplo 300). E porquê?

Simplesmente porque as palavras-chave longas são uma forma de atrair tráfego mais qualificado.

Ou seja, uma pessoa que pesquise por exemplo por “marketing digital” poderá estar à procura de inúmeras informações:

  • O que é o marketing digital
  • Estratégias de marketing digital
  • Como implementar marketing digital
  • Quais as melhores formações em marketing digital
  • Contratar serviços de marketing digital…

Contudo, quando a mesma pessoa pesquisa “agência de marketing digital em Lisboa”, está a dizer ao Google exatamente aquilo que procura.

Assim, embora possa haver um número de pesquisas mensais muito mais reduzido para esta long tail, a verdade é que é uma excelente palavra-chave para conversão, já que o target está exatamente a demonstrar a intenção daquele serviço.

 

Análise SEO

Sabemos agora a importância da escolha da palavra-chave para a otimização do seu site, é importante perceber porque é que deve fazer frequentemente uma análise SEO.

De forma simples, este tipo de análise serve essencialmente para que possa acompanhar de perto a evolução da sua estratégia.

Infelizmente, muitos empresários (e algumas agências de comunicação) acham que basta implementar as estratégias de forma correta, cumprir as boas práticas na produção de conteúdos e pronto, o SEO está criado.

Não se deixe cair no desengano, conforme já acima referido os motores de busca estão em constante evolução, assim é fundamental – planear, implementar, analisar, medir resultados, implementar melhorias constantes, reformular, refazer… enfim…

Com a existência frequente de atualizações, é necessário estar atento e realizar uma análise SEO de forma continua, desta forma é meio caminho andado para dois pontos essenciais:

  • Prevenir que os seus conteúdos percam posições no Google
  • Prevenir problemas graves na própria otimização do site

Esta análise irá também servir para perceber até que ponto as estratégias integradas que estão a ser implementadas estão efetivamente a surtir efeito.

Se não analisar como é que vai saber qual o investimento que lhe está a trazer maior retorno? Será o SEO? O content marketing? O email marketing? Campanhas de Google Ads?

Contudo, lembre-se, para além de saber o que é que lhe está a dar retorno, precisa também de saber o que é que não está a ter qualquer tipo de retorno.

Assim, como é que pode fazer esta análise? É muito mais simples do que pensa! Existem inúmeras ferramentas que o podem ajudar.

Apresentamos-lhe algumas dessas ferramentas totalmente gratuitas de seguida!

 

Ferramentas SEO

Tal como dissemos anteriormente existem inúmeras ferramentas SEO que são completamente gratuitas e indispensáveis à análise SEO do seu projeto.

É claro que existem também dezenas de softwares ou programas pagos que o vão ajudar a desenvolver corretamente o mesmo. Contudo, sabemos que a maior parte das empresas não tem disponibilidade financeira para a sua aquisição.

Assim, nada como aproveitar todo o potencial que as ferramentas de SEO gratuitas têm para lhe oferecer. Ah, e considere que muitas destas ferramentas são tão boas ou melhor que as pagas.

1. Google Search Console

ferramentas SEO google search console

O Google Search Console além de ser a ferramenta onde irá submeter o seu sitemap, é também o local onde poderá analisar as palavras-chave orgânicas que estão a gerar acesso ao seu site.

Além destas informações, poderá também perceber se o site é mobile friendly, acompanhar o crescimento do volume de impressões…

Enfim, é mesmo um daqueles recursos gratuitos que qualquer site deve ter integrado. A par disso, a sua validação pode ser feita através do Google Analytics ou de um código HTML na “head” do seu site.

 

2. Google Analytics

ferramentas SEO google analytics

Ora aqui está outra das melhores ferramentas SEO para analisar o seu site. O Google Analytics é totalmente gratuito e permite-lhe monitorizar tudo o que os consumidores fazem quando estão no seu site.

E porque é que saber esta informação é tão importante para o seu negócio? Por vários motivos, nomeadamente:

  • Permite-lhe integrar com várias plataformas como o Google Ads ou Youtube
  • Permite-lhe criar e monitorizar objetivos para o seu negócio
  • Ajuda-o a perceber qual é a origem do tráfego
  • Ajuda-o a delinear uma estratégia de marketing
  • Ajuda-o a compreender quais os conteúdos que geram maior interação e quais os que têm um desempenho pior

Como vê, o Google Analytics é aquela ferramenta de SEO que é completamente indispensável ao sucesso do seu negócio online.

 

3. Check My Link

Se procura uma ferramenta SEO que lhe permita ver se os links internos e externos do seu site estão realmente a funcionar, nada melhor que o check my link.

É ideal para verificar quais os links quebrados de forma a que os possa corrigir antes de colocar determinada página no ar.

 

4. SEO Report Card

Esta é outra excelente ferramenta gratuita que pode utilizar. O SEO Report Card permite-lhe analisar o seu site e perceber como é que o mesmo está comparativamente à concorrência.

Alguns dos pontos que vai poder analisar com esta ferramenta são:

  • Análise de classificação do seu site para determinada palavra-chave
  • Informação de links que apontam para o seu site
  • Análise de SEO local para a sua área de atuação
  • Análise de carregamento do site assim como a facilidade de acesso para os crawlers
  • Métricas sobre a confiança e autoridade do seu site
  • Estado de indexação do site

 

5. Planeador de palavras-chave do Google Ads

ferramentas SEO google ads

Embora para poder usufruir ao máximo do Google Ads necessite ter uma conta criada e em utilização, a verdade é que pode aproveitar esta ferramenta para analisar as melhores palavras-chave para o seu negócio.

Com o planeador de palavras-chave pode perceber qual o número médio de pesquisas mensais que determinada expressão tem. Dessa forma, é muito mais simples escolher as keywords que vão ficar associadas aos conteúdos que vai produzir.

 

SEO On Page

Todas as ferramentas e softwares de que falamos anteriormente são excelentes para melhorar a otimização SEO On Page e Off Page do seu site.

Mas do que se trata afinal (mais) este tipo de otimização? Continue a ler que vamos explicar-lhe.

Então, quando falamos de SEO On Page, falamos essencialmente de tudo aquilo que está no interior do seu site e que pode ser controlado por si. Existem inúmeros pontos a serem considerados, mas os principais fatores On Page são:

  • Conteúdos da página (o conteúdo deve ter qualidade e ser útil ao leitor fornecendo-lhe as respostas que ele necessita)
  • Deve ter todos os title tags implementados
  • Os Head tags são também de extrema importância sendo o H1 (título) e o H2 (subtítulo) os mais importantes
  • Inserção de palavras-chave relevantes ao longo do texto
  • Todas as suas páginas devem ter uma Meta Description interessante e que cative o leitor
  • O URL deve ser user friendly (evite ao máximo números, símbolos ou caracteres especiais)
  • O tempo de carregamento de uma página e a experiência que a mesma aporta ao consumidor

Já quando falamos de SEO Off Page, falamos de um processo de otimização que ocorre essencialmente fora do seu site.

São também vários os pontos de otimização Off Page que devem ser considerados, contudo, os principais são:

  •      Link Building, ou seja, a criação de links externos para o seu site com textos âncora que sejam bem implementados
  •      Reputação online ou sinais sociais, ou seja, toda a reputação que vai construindo online em torno da sua marca
  •    É importante construir confiança (através do certificado SSL, autoridade e histórico de ações)

Como vê, o processo de otimização SEO de um site pode ser algo extremamente complexo, daí ser uma boa opção contratar uma Agência de Marketing Digital.

 

SEO e SEM

Uma das questões que nos fazem com maior frequência, passa essencialmente por saber qual é a melhor opção estratégica para um negócio: SEO e SEM ou apenas uma das opções!

Ora bem, quando falamos de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os motores de busca), tal como temos visto ao longo deste guia, falamos de todas as estratégias e boas práticas que o seu negócio deve seguir para conseguir classificar nos primeiros lugares dos motores de busca.

Embora na maior parte dos casos seja necessário contratar especialistas para desenvolverem e implementarem estas estratégias, por exemplo aparecer nos primeiros lugares do Google é algo que não se consiga fazer de forma paga.

Já ao falarmos de SEM (Search Engine Marketing ou Marketing para Motores de busca) estamos a referir essencialmente de links pagos, ou seja, anúncios de Google Ads.

seo e sem google ads

Esta estratégia está assente na criação de anúncios que são apresentados ao consumidor sempre que o mesmo realiza uma pesquisa relacionada com as palavras-chave pelas quais está a pagar para aparecer.

É, contudo, importante frisar que embora hajam várias vantagens associadas a este tipo de campanha, nomeadamente o rápido retorno, existem também algumas desvantagens.

Assim, uma vez que se trata de um leilão, a tendência é que o preço das palavras-chave vá subindo. A par disso, são tidos outros fatores em conta como a qualidade do seu site e da página de destino.

Nos vários anos que temos de experiência, um dos erros mais comuns é a implementação de campanhas que além de terem uma má escolha de palavras-chave, têm todos os anúncios direcionados para a homepage.

Agora já tem algumas noções da diferença entre SEO e SEM. E, na verdade, a melhor estratégia (no caso de ter budget) é investir simultaneamente em ambas.

 

Consultor SEO

Agora que já sabe o que é SEO, como funcionam os motores de busca, as estratégias, técnicas e otimização do SEO, quais as melhores ferramentas gratuitas, o que é o SEO On Page e Off page e a diferença entre SEO e SEM, perceba um pouco melhor o que é que a nossa Agência de Marketing Digital a Convergente pode fazer por si enquanto consultores SEO.

Se o seu site tem poucos visitantes ou se esses visitantes simplesmente não convertem da forma como seria importante para si, provavelmente isso ocorre porque o seu site está abaixo da sua concorrência nos motores de pesquisa.

Lembre-se que cerca de 85% a 90% do tráfego no Google ocorre na primeira página. E, mais ou menos 75% do tráfego está destinado às 3 primeiras posições.

Assim, quanto melhor posicionado o seu site estiver, maior será a sua probabilidade de ter sucesso. E esse sucesso não é apenas associado ao aumento do volume de vendas (que é obviamente um dos pontos mais importantes). É também associado à notoriedade que o seu negócio irá alcançar na sua área de atuação.

Ao contratar os nossos serviços enquanto consultores SEO, irá ser realizada uma análise completa ao seu site (tanto a nível escrito como técnico) de forma a podermos perceber quais as otimizações que podem ser feitas.

Acredite que mais de 90% dos sites têm uma grande margem de manobra para melhorar ao nível de SEO. Por isso, o seu site não irá ser a exceção. Há muito que podemos fazer por si e pelo seu negócio.

Com os nossos serviços de SEO, marketing de conteúdo e planeamento digital, acreditamos que a médio/longo prazo irá conseguir obter resultados de excelência principalmente no Google.

 

Conclusão

A Convergente é sem qualquer sombra de dúvida o parceiro que procura para implementar e melhorar as suas estratégias de marketing digital e SEO.

Assim sendo, temos a certeza que ao trabalhar connosco irá a médio prazo começar a atingir os seus objetivos de negócio.

Se quer melhorar o SEO do seu site, se precisa de ajuda em marketing de conteúdo ou mesmo no que concerne a gestão de redes sociais, não hesite em contactar-nos! Estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento que necessite.

 

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