O que é Marketing Digital Guia Completo - ATUALIZADO

O que é Marketing Digital? Guia Completo – ATUALIZADO

Já reparou como a Internet está cada vez mais acessível a qualquer pessoa e a qualquer altura? E mais, todos os dias o número de utilizadores online aumenta!

Para ter uma ligeira noção, um estudo realizado pela Pew Research, refere que a Internet cresceu 5% nos últimos 3 anos só com os utilizadores mais velhos.

O universo digital é uma tendência em crescimento e isto acontece não só pela evolução natural da tecnologia, mas também pelo modo como as pessoas interagem com os meios ao seu dispor no seu dia-a-dia. Assim, surge a designação de geração X, Millennials e geração Z,

Esta designação serviu para determinar aspetos de comportamento numa linha temporal enquanto a tecnologia e o marketing evoluem.

marketing digital acessibilidade ipad em restaurante

Contrariamente ao que possa estar a pensar, o marketing offline não irá ficar obsoleto. Embora o meio digital seja mais utilizado nos dias que correm, existem meios de comunicação offline que continuam a ser de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio. E, um bom exemplo são os cartões de visita.

Além disso, não se esqueça que Marketing não representa exclusivamente a vertente de venda.

Na verdade, a sua formula base é o processo de explorar, criar e entregar valor com o objetivo de satisfazer as necessidade de um público-alvo com lucro. E, se pensar bem, é muito mais simples e assertivo fazê lo através dos meios digitais.

Com esta visão, é nos apresentado o Marketing Digital como uma mutação do tradicional.canais de marketing

Não está convencido que esta estratégia digital é o caminho certo para o seu negócio?

Pois bem, se digitar no Google Trends o termo “marketing digital” vai constatar que existe um crescimento exponencial desde 2004, ou seja, isto indica que as Empresas estão cada vez mais conscientes para a necessidade de se adaptarem a esta nova realidade.

Também não é por acaso, que instituições de Marketing como o IPAM, já fornecem a pós-graduação de Marketing Digital.

“Podemos mesmo dizer que o Marketeer que não dominar minimamente os novos instrumentos disponibilizados pelo Marketing Digital será, a breve trecho, obsoleto e sua empregabilidade impossível.” – IPAM

Mas não vamos alongar mais…

Se encontrou este blog é porque de facto pretende conquistar ou aprofundar o seu conhecimento.

Assim sendo, neste artigo vamos explicar tudo o que engloba o Marketing Digital, respondendo às questões mais frequentes.

 

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital ou Digital Marketing é um conjunto de métodos e canais, que servem para comunicar com o público-alvo através de um dispositivo eletrónico ou pela Internet com o propósito final de gerar lucro.

Para tal, a agência de marketing digital, consultor ou empresário utiliza canais digitais como motores de busca, e-mail, redes sociais, blog e outros meios para interagir com os seus clientes ou potenciais clientes.

Portanto, a grande diferença entre o Marketing Tradicional e o Digital é que este último, recorre à utilização da tecnologia, tornando-se mais acessível e rápido em analisar, controlar e alterar o segmento de uma campanha.

convergente marketing digital mais acessível e rápido em analisar

O que envolve uma estratégia de Marketing digital

Uma estratégia de marketing digital desenvolvida de forma correta vai ajudar garantidamente o seu negócio a aumentar a lucro. Para tal, é necessário selecionar cuidadosamente os canais de marketing sejam online ou offline, mais à frente vamos abordar este assunto.

Não confunda uma estratégia digital com campanha de marketing digital! Vamos ajudar a distinguir ambas.

Como já referido, a estratégia é um conjunto de métodos que vão ajudar a alcançar o objetivo global. A campanha de marketing digital é a ação ou o conjunto de ações que vão construir a estratégia, alcançando assim o objetivo.

Os pontos chave a considerar no desenvolvimento de uma campanha são:

  • Identifique os seus objetivos
  • Identifique o seu mercado-alvo
  • Construa a persona (personalidade do comprador)
  • Defina um orçamento ou budget
  • Identifique quais os canais e ferramentas de marketing digital a usar
  • Analise as palavras-chave de pesquisa para SEO e PPC
  • Avalie os seus canais e recursos digitais
  • Analise, planeie e implemente as suas próprias campanhas de redes sociais
  • Analise quais as campanhas com melhor desempenho
  • Planeie e implemente uma estratégia de Email Marketing
  • Agora deve unir os esforços de tudo

A fim de entender o conceito de estratégia que existe por de trás de uma campanha de marketing digital, decidimos partilhar dois casos de estudo, o da Disney com #ShareYourEars e da Heineken com “The Cliché”.

#ShareYourEars da Disney

A Walt Disney pelo terceiro ano consecutivo lança a campanha #ShareYourEars, com o objetivo de beneficiar crianças com doenças graves.

Então, a estratégia é simples, a marca divulgou um vídeo onde pede aos seus seguidores que publiquem uma foto usando as orelhas do Mickey Mouse com a hashtag #ShareYourEars no Facebook, Instagram ou Twitter.

Por cada foto publicada com esses dois elementos a Disney doa 5 dólares à fundação Make-a-Wish. Incrivelmente, o total de doações atingiu o limite de 3 milhões de dólares.

Assim, a #ShareYourEars da Disney é baseada numa campanha social, que utiliza o social media marketing como canal principal para a sua divulgação.

Com um objetivo nobre e sem grandes objeções, pois a Disney permite que as orelhas sejam improvisadas. Claramente a campanha explode de imediato, sendo sempre bem sucedida. De salientar, que é uma das suas melhores campanhas de marketing digital onde utiliza conteúdo criado pelo utilizador, neste caso os seguidores.

 

marketing digital shareyourears disney make-a-wish

Se quiser saber mais informações sobre esta campanha de marketing digital, visite o site oficial ShareYourEars.org. E claro, quando estiver em vigor participe!

 

“The Cliché” (UEFA Champions League) da Heineken

A Heineken é sem dúvida a marca de maior destaque no seu segmento de mercado. Não vamos fazer spoiler, mas a Heineken consegui desenvolver uma campanha de Marketing Digital que o público feminino certamente gostou de ver.

Esta campanha foi realizada durante a final da UEFA Champions League e quebrou o estereótipo do mercado, dando uma verdadeira “lição” aos homens.

The Cliché da Heineken superou as expectativas, já vai perceber o motivo, partilhamos o video abaixo.

A marca de forma inicialmente subtil conseguiu o seu objetivo principal, comunicar com o público masculino e ainda, quebrar os padrões da sociedade, tornando a campanha em marketing viral.

Como resultado, atingiram 3 milhões de visualizações e uma quantidade massiva de comentários em apenas 18 horas com uma publicação no Facebook.

“Obrigada Heineken por dessa vez não nos colocar como consumidoras idiotas de sapatos!! Por mais propagandas assim”

“Publicitários que pensam fora da caixa e não se baseiam em estereótipos conseguem criar campanhas geniais”

Estes são dois casos de sucesso, mas existem muitos mais a ter em consideração.

 

Porque deve investir nesta estratégia digital

Sinceramente, existe imensos motivos pelos quais deve investir no marketing digital, e se de facto pondera desenvolver uma estratégia. Vamos abordar nos dois motivos que terão maior impacto no modo como irá comercializar e vender para os seus clientes.

1. A Capacidade de alcançar as pessoas certas, no lugar certo, à hora certa

Como já demos a entender ao longo do artigo, a Internet é um meio onde se faz presente uma quantidade enorme de utilizadores, que por sua vez podem vir a ser seus clientes.

Assim sendo, se o seu negócio ou marca tiver uma forte presença online, o alcance da notoriedade será maior do que cingir-se apenas à comercialização offline. Mais ainda, se a estratégia digital for desenvolvida da maneira correta, vai certamente encontrar as pessoas certas, no momento em que já têm a intenção de compra.

O sms marketing e o contacto direto são técnicas antiquadas e que exigem enormes recursos. Estamos na era do marketing de permissão, ou seja, o consumidor moderno tem a opção de escolher se quer ver ou não determinada publicidade.

Conclusão, se reparar as técnicas do marketing digital seguem a premissa de “vender, sem vender“, a publicidade faz-se presente, mas não é obrigado a ler.

2. Obtenção de resultados mensuráveis para melhorar a sua estratégia de marketing

Esta é a grande vantagem que o marketing digital tem. A capacidade de medir os resultados, muitas das vezes a tempo real. Se já investiu em publicidade no jornal, sabe perfeitamente que é impossível medir o alcance do anúncio do seu negócio. Com o digital marketing, medir o ROI é uma prática comum e obrigatória.

O Marketing sempre foi orientado para desenvolver um relacionamento com o público-alvo. Portanto, se na atualidade eles passam mais tempo no online, significa que desenvolver uma estratégia de marketing digital é uma prioridade para o seu negócio.

 

Quais os canais de Marketing Digital?

Na verdade, esta estratégia digital tem uma infinidade de canais e estão divididos em dois meios o on-line e o off-line.

Apostamos, deve-se estar a questionar: “Off-line?”

Sim!

A grande diferença entre os dois canais de marketing é que o on-line é exclusivamente baseado na Internet, enquanto os canais off-line são relacionados com dispositivos digitais que não estão conectados à Internet.

Vamos partilhar consigo os principais canais para ambos:

 

Canais de Marketing On-line

 

Canais de Marketing Off-line

Agora vem uma das melhores partes deste artigo sobre Marketing Digital!

Vamos-lhe explicar um pouco mais sobre cada um dos canais em cima listados.

 

Marketing em sites ou blogs

O site ou blog serve de canal principal. O foco para onde todos os outros canais de marketing digital devem estar direccionados em termos de conversão. Pois, por si só, é um canal extremamente poderoso, com algum impulso extra só trás vantagens.

Um site ou blog representa o seu negócio, deve ser o local onde partilha as informações sobre os seus produtos e serviços da melhor forma possível.

Deve também ser um canal com uma estratégia de marketing fácil de gerir e utilizar.

Bom, se já tem um site, a próxima etapa é iniciar um plano de marketing o quanto antes. Com o objetivo de promover e alcançar o maior número de potenciais clientes, obtendo assim o tão desejado tráfego orgânico.

 

Otimização de sites – SEO

A otimização de site, SEO ou ainda Search Engine Optimization é a definição como o processo que tem por objetivo impulsionar e melhorar o posicionamento de um site na SERP (Search Engine Results Page) – na página de resultados de busca.

convergente seo otimização de site motores de busca

A otimização de sites ou SEO é realizada através de um conjunto de estratégias e técnicas que podem ser divididas em três segmentos principais:

Como resultado, obtém-se o aumento do tráfego orgânico no site ou blog, dando a oportunidade progressiva para maior conversão.

Se estiver disposto a aprofundar mais sobre o que é SEO sugerimos a ler o nosso Guia.

 

Links Patrocinados

Os links patrocinados PPC (pay per click) é uma outra forma de alcançar rapidamente os utilizadores na Internet, em uma série de redes através de anúncios patrocinados.

Estes anúncios patrocinados podem ser realizados no Google, Bing, Twitter, LinkedIN, Pinterest ou Facebook.

Geralmente é possível segmentar estes anúncios por palavras chave de produtos, serviços ou nichos que tenham interesse pelo mesmo conteúdo.

convergente links patrocinados ppc anuncios google facebook ads

Os resultados em cima apresentados são Campanhas de Google Ads.

Assim sendo, estas campanhas de pay-per-click podem ser filtradas por algumas características:

  • Demográfica
  • Interesses
  • Localização

Resumindo, de cada vez que um utilizador clica no seu anúncio, vai pagar uma taxa e daí surge o termo pagar por clique ou pay-per-click.

 

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo, tal como o nome indica é baseado em conteúdo.

O universo digital é uma gigante biblioteca de conteúdo com formatos distintos, sendo estes:

  • Texto
  • Imagens
  • Áudio
  • Vídeo

Logicamente o core deste tipo de estratégia digital é alcançar potenciais clientes através da utilização de conteúdo, seja visual ou texto.

Geralmente o conteúdo é publicado em site ou blog e propagado em redes sociais, email marketing, SEO e também campanhas PPC.

Fique sabendo que existe uma grande diferença entre um blog versus uma estratégia de marketing de conteúdo.

Isto é, ter um blog exige um compromisso, mas o conteúdo é redigido com liberdade, sem prazo e sem objetivo.

No caso da estratégia de marketing de conteúdo, é orientada com objetivos específicos, geralmente seguimos três parâmetros: o quê, quando e a quem se dirige. Além disso, existe a monitorização, uma das etapas mais importantes.

Fique a saber que os principais meios do marketing de conteúdo são:

  • Site
  • Blog
  • Ebooks
  • Cursos Online
  • Webinars
  • Infográficos
  • Podcasts

 

Email Marketing

Apesar da utilização crescente das mídias sociais, incrivelmente o email marketing continua a ser uma das preferências dos Marketeers.

Infelizmente, muitos utilizadores confundem o email marketing com os milhares de emails de SPAM que recebem todos os dias… e várias vezes ao dia.

Vamos já esclarecer! Isso não é email marketing!

A estratégia de marketing por email é um meio para entrar em contacto com os seus potenciais clientes ou utilizadores que estão interessados em obter mais informação sobre o seu negócio.

Já deve ter reparado, que cada vez mais os influenciadores ou digital influencer utilizam este meio. Ora veja!

marketing digital email marketing

Referência joaocajuda.com

Grande parte dos negócios online e oradores de autoridade utilizam o email marketing para comunicar com a sua audiência. Através de um planeamento desenvolvem uma série de funis por forma a potencializar a conversão de leads.

 

Social Media Marketing

O social media marketing ou marketing em redes sociais define-se pela utilização das plataformas sociais para comunicar com o seu público-alvo, utilizando técnicas e métodos como o marketing de conteúdo, (post’s), anúncios pagos ou ambos.

Uma campanha de social media marketing tem como objetivo o reconhecimento da marca e estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor.

Assim, à medida que vamos esmiuçando, também percebemos a sua enorme capacidade na aquisição de potenciais clientes ou até mesmo desenvolver um canal de venda direto.

Por exemplo, o funil de vendas do Facebook é composto por 3 etapas principais.

  • Descoberta
  • Consideração
  • Decisão

No topo do funil de venda temos a etapa da Descoberta.

convergente funil de vendas facebook
Aqui o consumidor descobre a sua marca ou negócio através de conteúdo ou anúncios do Facebook.

O seu objetivo nesta etapa é que o seu conteúdo ou anúncio alcance a maior quantidade de utilizadores, com a finalidade de ganhar seguidores.

A segunda etapa é a Consideração. Nesta fase, o seu objetivo é conseguir que os utilizadores interajam com o seu conteúdo (demonstrem interesse no mesmo), tendo como resultado um pedido de contacto ou mensagem via Facebook.

Por fim, o terceiro passo é a Decisão. Nesta fase, está a tentar convencer o utilizador que entrou no seu funil de venda para que converta.

Uma conversão é nada mais do que a aquisição de um elemento que tem valor para o seu negócio, como um produto físico, digital, um serviço ou até mesmo uma visita ao seu espaço físico.

Como pode ver na imagem apresentada, para cada etapa do funil, tem objetivos específicos que devem ser cumpridos à risca.

Tome como exemplo, uma ida ao centro comercial, podemos ir só de visita ou com intuito de comprar algo, são etapas diferentes com intenções diferentes.

Não tente vender a quem procura somente “ver”, opte por executar uma boa gestão de redes sociais.

 

Afiliados

Afiliados é um dos canais de marketing mais antigos e que tem crescido consideravelmente, isto com o aumento da utilização e intenção de compra pela Internet.

Muito resumidamente, este canal baseia-se em promover os produtos de outras marcas e em contrapartida recebe uma comissão por cada vez que concretize uma venda ou apresente um potencial cliente.

Surpreendentemente, esta uma técnica extremamente eficaz, como prova disso, basta constatar que empresas como Amazon, Prozis, Fnac e outras, que utilizam o marketing de afiliados como prática comum.

Ao planear a sua estratégia de marketing digital, é importante incluir este canal de afiliados como forma de envolver o consumidor com a sua marca.

Ou seja, se tem um produto ou um serviço que possa promover no meio digital, considere a possibilidade de desenvolver um programa de afiliados. Assim, irá permitir que o seu cliente possa ter recursos e ferramentas para recomendar e vender.

Por fim, recebem uma comissão como recompensa.

Esta é uma enorme vantagem para o seu negócio, porque vai reduzir certamente o custo de aquisição por lead.

Conclusão, o seu afiliado pode impulsionar mais vendas, e até tornar-se representante da sua marca e influenciar de forma positiva os seus seguidores.

 

Inbound Marketing

O inbound marketing é apenas mais um termo “chique” que se refere à utilização de vários canais de marketing digital para alcançar novos clientes.

O seu alicerce está na criação de um processo com conteúdo e como guiar os leitores através de um funil até chegarem à conversão.

As principais etapas do funil no inbound marketing são:

  • Conteúdo ~ Atrair
  • Converter ~ Visitantes
  • Aproximar ~Leads
  • Encantar ~ Clientes

Todas estas etapas do Inbound Marketing têm um único objetivo: ajudar qualquer tipo de negócio a se relacionar com os potenciais clientes e estabelecer um canal de comunicação horizontal, permitindo impulsionar progressivamente as suas vendas.

 

Marketing Mobile

O mobile marketing é o canal que tem crescido em resultado dos upgrades em mobile e tem como objetivo alcançar clientes através do telemóvel.

mobile marketing convergente

Como pode constatar no gráfico acima, são cada vez mais os utilizadores que passam grande parte do seu tempo no telemóvel. Podemos perfeitamente esperar que a tendência continue!

Então prepare-se!

Dito isto, no mobile marketing são utilizadas um conjunto de estratégias, ações e ferramentas que possibilitem a divulgação de serviços, informações, produtos e promoções. Destacamos o serviço de mensagems (SMS) e o contacto direto através de call centers.

Existe ainda empresas que desenvolvem aplicativos móveis e disponibilizam em lojas como Amazon Marketplace, Google Play ou na Apple App Store, precisamente com o objetivo de reforçar o relacionamento com o seu público-alvo.

 

Marketing por Video

A utilização de Marketing por Video é relativamente recente e tornou-se tão popular que as grandes marcas já não conseguem ignorar.

Obviamente temos de falar da plataforma YouTube que conquistou o segundo lugar nos motores de busca. Não é de admirar…

O que é mais acessível? Ler um artigo ou ver um video?

Assim, o Youtube tem sido consultado para diversas finalidades, sendo a mais comum as reviews. Esta ação alterou uma vez mais, o processo de compra do consumidor, que agora antes de adquirir o produto procura opiniões.

Um vídeo de exemplo:

Os utilizadores também utilizam o Youtube para consultar tutoriais ou simplesmente ouvir música.

Se bem que o YouTube é apenas um dos meios disponíveis na Internet para recorrermos à prática de marketing por video. Outras plataformas são o Facebook Video, Instagram e Vimeo, que nos permite também executar esta excelente estratégia digital.

Assim, a melhor forma de aproveitar o video é implementar nas suas campanhas de SEO, marketing de conteúdo e nas suas redes sociais.

 

Canais de Marketing Off-line

A verdade é que os canais descritos acima são os mais importantes numa estratégia de marketing digital. São canais que podem ser desenvolvidos a partir da Internet e, na maioria dos planos de marketing são os únicos que terá de utilizar para ter uma forte presença neste universo digital.

Os canais de marketing offline, que vamos descrever já de seguida ainda são utilizados, mas não são adequados para todo o tipo de empresa.

Por exemplo, uma pequena empresa não tem fundos para fazer uma propaganda na televisão, com uma estratégia de marketing eficiente.

 

Rádio Marketing

É incrível como este canal tão antigo continua a mostrar que se consegue adaptar aos tempos modernos.

Um dos casos mais polémicas é o jogo da RFM – “Que barulho é este?” – Estão de Parabéns, sensacional!

No entanto, o marketing através de rádio não é apropriado para todos os tipos de negócio. Isto porque não é fácil de analisar o ROI.

Imagine…

Quando paga por um anúncio de rádio, pode apenas assumir que uma pequena percentagem de ouvintes vai estar atento ao seu anúncio, isto com base no número de ouvintes que a estação de rádio tem em particular.

Surpreendentemente, o rádio marketing continua a ser eficaz para as negócios locais e em pequenas comunidades que não são tão afetadas pelos meios de comunicação social.

 

Outdoors Digitais

Os outdoors digitais são considerados parte do marketing digital e estão a conquistar os meios de publicidade exterior.

Com efeito, é possível encontrar bastantes suportes digitais nos centros urbanos e centros comerciais.

Alguns prevêem uma expansão rápida da popularidade, outros especulam um aumento gradual da sua prevalência.

Certamente todos concordam que os outdoors digitais são o futuro da publicidade exterior.

Isto porque não se trata apenas de um quadro digital onde disponibiliza publicidade, o futuro obriga segmentação… campanhas publicitárias inteligentes que podem incitar o consumidor a compartilhar a experiência do anúncio nos meios sociais.

Sabia que nos EUA conseguem prever quais os telemóveis que estão passando em frente dos outdoors, e assim segmentar o anúncio?

Pois… é uma realidade que está próxima de chegar até nós. Fique atento a estes suportes!

 

SMS Marketing

O SMS marketing continua a ser uma opção para entrar em contacto com potenciais clientes, mas garantidamente não está na lista de estratégias mais poderosas.

Isto porque hoje há alternativas mais eficientes, sendo estas as mensagens push na web e no telemóvel e a automatização via Facebook messenger.

Contudo, o SMS marketing pode ser utilizado para obter mais visitas na sua loja física.

 

Televisão

Há quem pense que o TV marketing já não funciona, que o consumidor está saturado de ver publicidade… pelo contrário, é o canal de marketing offline que vai ter um crescimento enorme nos próximos anos.

Já reparou que as plataformas como Youtube, Facebook e Instagram estão adotar o Web TV?

Pois bem, os profissionais de marketing já conseguem segmentar as suas audiências, com base em um conjunto de características disponibilizadas por estes Gigantes da Internet.

Concluindo, as suas decisões serão mais eficientes, permitindo as suas estratégias se adaptarem rapidamente às necessidades, algo que dificilmente acontecia na TV tradicional.

 

Conclusão

Neste momento, já sabe o que é Marketing Digital, o que faz, porque deve investir e até quais os canais existentes.

Em suma, se pretende de facto desenvolver uma estratégia de marketing digital, foque o seu esforço no planeamento e análise.

Acreditamos que já tem as bases para determinar qual o melhor caminho para o seu negócio. Em todo caso, se não tiver tempo ou achar que é melhor não correr o risco de desenvolver uma má campanha, solicite-nos uma proposta grátis.

 

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