O marketing está cada vez mais dependente da tecnologia, isto é algo que surge com o cenário de disrupção tecnológico da criação de empresas com um crescimento escalável e de alta rentabilidade. Com a crescente aparição de ferramentas de tecnologia que surgem para atendar às nossas necessidades, essas ferramentas tornaram-se conhecidas como Martech ( Marketing + Tecnologia ).

Contudo, existe ainda outras designações como agrotech, fintech, edutech, healthtech e outras. Mas neste artigo vamos nos focar no conceito de Martech e o seu impacto no marketing.

O que é Martech?

O martech ou tecnologia de marketing, é nada mais que um software que facilita a execução de atividades de marketing. Os profissionais de marketing utilizam este para realizar o seu trabalho com maior eficácia, desde a comunicação à análise dos esforços.

Assim sendo, martech é qualquer projeto, ferramenta ou startup que faça uso da tecnologia para executar as suas ações de marketing ou o próprio marketing digital.

Quais são as vantagens do Martech?

Embora o termo martech possa ser uma nova designação para alguns, a tecnologia de marketing como função não é. Os profissionais de marketing em todo o mundo confiam nos softwares todos os dias para poder fornecer conteúdo de alta relevância para o seu público. Sendo esta apenas uma das razões para amarmos a tecnologia. Algumas das vantagens do Martech são:

Fazer mais e mais rápido

Tem a possibilidade de economizar o seu tempo e simplificar o fluxo de trabalhando através de ferramentas automatizadas para a execução de tarefas repetitivas e demoradas, como a extração de dados, conversão de formatos de arquivo ou simplesmente localizar ativos.

Melhora a comunicação interna

Comunicar abertamente sobre projetos e objetivos da equipe nunca foi tão fácil nos dias que correm, com o apoio de softwares de comunicação interna toda a sua equipa terá a visibilidade total das metas.

Criar conteúdo mais relevante

O marketing de conteúdo já provou diversas vezes que é um factor de alta relevância não só para os motores de pesquisa, bem como para qualquer audiência. A possibilidade de utilizar insights e dados fornecidos através do desempenho do conteúdo criado, torna este trabalho mais prático e direccionado.

Construir relacionamentos

Numa era digital é essencial fortalecer o relacionamento com clientes e leads, estes softwares facilitaram este processo através do fácil acesso a conversa, iterações, informações de assinaturas e muito mais.

Juntos somos mais fortes

O valor de cada software é aumentado quando todos se reúnem para reduzir as dificuldades no fluxo de trabalho, permitindo que consiga ser mais eficiente no que faz.

marketing technology landscape

Construir uma estratégia de Martech

Construir uma incrível estratégia de martech não acontece da noite para o dia e acredite, está em constante evolução. O universo do marketing e da tecnologia mudam rapidamente, com novos softwares que aparecem diariamente.

Assim sendo, caso opte por criar uma estratégia o que sugerimos primeiramente é se concentrar nas necessidades de longo prazo da sua equipa do que na ferramenta de última geração.

A chave para construir uma martech eficiente e sustentável é compreender qual o cenário atual e futuro da tecnologia e onde as suas necessidade se encaixam. Portanto, assim que tenha essa previsão, irá ajudar-lo a seleccionar as ferramentas certas.

Por que deve a sua empresa adotar ações de Martech?

No futuro qualquer empresa não dependerá apenas do investimento nos mais recentes avanços tecnológicos. Será necessário identificar metas, garantir que tem os recursos certos para utilizar a tecnologia de maneira eficaz e, fundamentalmente, investir com grande sabedoria nas chaves para evitar o caos e um retorno positivo sobre a empresa.

Agora que já sabe o que é martech e quais as suas vantagens, é o momento certo para realizar upgrades no seu negócio.

 

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Até à próxima!

 

 

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