
Marketing para Médicos: 10 Técnicas comprovadas e infalíveis!
Existem dezenas de estratégias de marketing para médicos que pode implementar, mas nem todas elas podem ser adequadas à sua marca, seja pessoal ou corporativa.
Essencialmente, quando se trata de marketing para médicos, é necessário haver um plano abrangente que se concentre em encontrar, atrair e reter pacientes.
No panorama atual com os cuidados de saúde em rápida e constante transição para a vertente tecnológica, até o médico mais bem sucedido se vê forçado a ter uma presença mais próxima do seu público – online.
Esta tendência acontece não só pela evolução natural da sociedade face aos meios digitais, mas também porque os médicos que chegam ao mercado de trabalho pertencem à geração Millennials, W e Z – estar presente nos dois universos (o físico e digital) é perfeitamente natural, criando assim, um espírito de competição e concorrência que no passado não existia.
Estas gerações de médicos e empresários reconhecem que, mais do que nunca, a medicina é uma profissão, mas os cuidados de saúde são um negócio.
Continue a ler as nossas dicas práticas e técnicas de marketing para médicos existentes no nosso blog que vão garantidamente ajudar a dinamizar a sua presença no universo digital enquanto profissional de saúde.
1. Compreender as necessidades dos Pacientes para aumentar as receitas
Deve compreender as necessidades e expectativas dos seus pacientes e depois desenvolver o seu conteúdo de marketing médico em conformidade.
Lembre-se que ninguém opta por uma cirurgia ou por um procedimento médico por opção. Simplesmente procuram um tratamento, mas na verdade, não sabem o que irá realmente ajudar.
Neste contexto, deve desenvolver a sua mensagem de marketing destacando como pode exactamente ajudá-los a recuperar, em vez de informar de imediato as opções de tratamento. Este procedimento será mais facilmente compreendido e irá ajudar a conquistar mais seguidores e consequentemente pacientes.
2. O marketing não é uma despesa; é um investimento!
O marketing é crucial para alimentar um modelo de negócio de qualquer sector comercial, cuidados de saúde não é excepção.
Um planeamento de marketing para médicos deve começar pelo seguinte:
- Pesquisa detalhada das necessidades dos seus pacientes;
- Planeamento através de estratégias e tácticas comprovadas – incluir objectivos específicos e um meio para medir o ROI;
- Desenvolver conteúdo estritamente direccionado para o seu público;
Saiba mais sobre como construir um plano de Marketing de Conteúdo de Saúde [GUIA]
3. Implementar uma Estratégia de Marketing em Vídeo
Estima-se que o conteúdo em vídeo represente 80% de todo o tráfego online em 2021. Sendo o YouTube o segundo maior motor de busca depois do Google, não se pode dar ao luxo de ignorar o vídeo como parte da sua estratégia de marketing médico.
O conteúdo visual tem mais impacto sobre as perspectivas do que o texto. Além disso, a utilização de vídeo também ajuda a melhorar a classificação do seu website nos motores de busca, uma vez que o conteúdo de vídeo tem 50 vezes mais probabilidades de ser classificado nos motores de busca do que o texto.
Aqui estão algumas ideias de marketing de vídeo que pode implementar para na sua actividade:
- Partilhar testemunhos de pacientes
- Desenvolver vídeos de boas-vindas para o seu website ou redes sociais
- Publicar vídeos sobre procedimentos e tratamento
- Esporadicamente publicar vídeos de backstage
- Vídeos com perguntas frequentes
4. Encorajar os pacientes a deixar uma Avaliação
Quando se trata de marketing para médicos, as avaliações são fundamentais.
Cerca de 72% dos novos pacientes verificam as avaliações online quando procuram um novo médico. As classificações positivas farão com que os pacientes confiem no seu trabalho.
Encoraje os seus pacientes actuais a deixarem comentários genuínos sobre o seu trabalho e equipa nas diversas redes sociais. Responda também a estas classificações, sejam elas positivas ou negativas.
5. Adicione a sua atividade em Directórios de Negócios Online
Quando um potencial paciente procura uma consulta ou clínica médica no Google, 4-5 anúncios são apresentados acima dos resultados da pesquisa orgânica.
No telemóvel, estes são os únicos resultados de pesquisa que os potenciais clientes irão ver sem se deslocarem para baixo.
É importante ser listado em directórios locais tais como Google My Business e Yelp para que os pacientes possam encontrar facilmente o seu consultório ou clínica.
Utilize as mesmas informações de contacto do seu consultório médico nesses directórios nas diferentes plataformas para mostrar que o seu negócio é legítimo.
6. Social Media Marketing
De acordo com a PwC, 41% dos clientes de cuidados de saúde dizem que o conteúdo que encontram nas redes sociais tem impacto na sua escolha do médico e/ou clínica onde vão procurar tratamento.
A partilha de grandes conteúdos nas redes sociais ajuda a manter a sua audiência envolvida e pode ser uma óptima forma de alcançar um grande número de potenciais pacientes.
Contudo, nem todas as plataformas de social media são iguais, deve executar uma análise rigorosa sobre qual se de adapta melhor às suas campanhas de marketing.
7. Ter um Website com Design Profissional
Os utilizadores online vão formar uma opinião sobre a sua atividade em 0,05 segundos após o carregamento do seu website e 5% desses utilizadores vão julgar a credibilidade da sua atividade com base no design do seu website.
Neste contexto, o seu website deve ser:
- Esteticamente agradável
- Rápido
- Mobile Friendly
- Optimizado para os motores de busca – SEO
- Seguro – Certificado SSL
- Navegabilidade
Além dos itens acima, concentre o seu foco nos itens abaixo para melhorar a taxa de conversão:
- Boa programação e se necessário facturação online
- Suporte ao cliente online
- Ter um funil de navegabilidade
8. Email Marketing
Sabia que 66% das pessoas verificam os seus e-mails de manhã e 90% dos pacientes gostariam que os seus médicos melhorassem o modo como se comunicam via e-mail?
Verdade!
Neste contexto, o email marketing faz toda a diferença! É uma das estratégias de marketing digital mais eficazes na divulgação de qualquer modelo de negócio.
Porquê?
Pelas razões abaixo:
- Baixo custo;
- Fácil de personalizar;
- Facilidade de implementar
Sugerimos a encorajar os seus pacientes a subscreverem a(s) sua(s) lista(s) de email marketing. Pode utilizar esta estratégia de marketing, partilhando as últimas notícias, um curso, workshop, descontos, o novo artigo de blog e qualquer outra informação que seja importante para os seus assinantes.
Uma dica importante tem haver com o conteúdo da mensagem e a consistência com que é esta é enviada aos assinantes. Se procura saber mais sobre este assunto, temos um guia passo a passo de como fazer um email marketing.
9. Acompanhe e analise sempre as suas campanhas de marketing
O acompanhamento das suas campanhas de marketing vai ajudar a saber se os seus esforços estão a dar frutos. Algumas das métricas que deve seguir são:
- Origem dos seus pacientes
- Taxas de admissão
- A receita total
- Taxas de readmissão
- Retorno do investimento (ROI)
Assim, é possível identificar as campanhas com melhor desempenho e aquelas que necessitam de algumas melhorias para aumentar o ROI. As práticas médicas podem ver um ROI positivo ao utilizarem as estratégias de marketing correctas para os médicos.
10. Mantenha uma Atitude Vencedora para conseguir atingir os seus objectivos
Para além de implementar as estratégias acima referidas para atingir os seus objectivos de vendas. A nossa estratégia favorita de marketing médico é manter uma atitude vencedora!
A concorrência no sector de cuidados de saúde independentemente da especialidade é feroz e havendo uma tendência crescente na utilização de aparelhos digitais o acesso às técnicas e estratégias estão ao acesso de todos.
Assim sendo, dedique tempo e recursos suficientes para se manter à frente na presença digital. Lembre-se, até as minúsculas ações de marketing são melhores do que nenhuma. Os nossos clientes médicos mais bem sucedidos acreditam que o marketing digital para médicos é algo necessário, isto quando só se joga para ganhar… é que se ganha!
Se quiser saber exactamente como podemos ajudar a criar ou aumentar a sua autoridade neste sector, basta preencher o formulário abaixo com os seus dados.
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