
Marketing Mix: o que é e como implementar no seu negócio
Acreditamos que é um verdadeiro entusiasta de marketing e, porventura está a iniciar o seu negócio ou a reestruturar o seu percurso.
Se o seu objetivo é saber como aplicar o marketing mix na sua estratégia, temos uma boa notícia, chegou ao local certo!
Com isto em mente, irá desmitificar com a equipa da nossa agência digital tudo o que está por detrás dos tão falados 4 ps do marketing, para no final ser capaz de afirmar o posicionamento da sua marca no mercado em que opera.
Para facilitar a aquisição de conhecimentos, reunimos exemplos e linguagem objetiva, orientada para que, quem está a começar aprenda rapidamente.
Mas não podemos partir para o marketing mix sem antes perceber como o marketing determina o sucesso ou fracasso do seu negócio.
Preparado para começar?
Nesta página vai encontrar:
O que é marketing?
Se pensa que o único foco do marketing é as vendas ou divulgação permita-me corrigi-lo enquanto é tempo!
Estes conceitos estão longe de representar tudo o que o marketing abrange. O marketing integra estratégias, canais, metodologias e ferramentas, que geram valor na perceção do público-alvo.
Não duvide que o sucesso do seu negócio passa por investir nesta área!
Com o marketing tem uma visão 360º do seu negócio: sabe como se posicionar no mercado, como atrair novos clientes, como entregar valor e, como afirmar a sua vantagem competitiva.
Se ambiciona posicionar a sua marca como líder de mercado deve dominar esta arte, que por sinal está em constante evolução – o marketing!
Nunca é demais reforçar a sua missão: como ferramenta de gestão estratégica deteta, antecipa e satisfaz as necessidades dos seus consumidores, criando as melhores condições de lucro.
O trabalho do marketing facilmente se traduz numa palavra: posicionamento.
Quais são os seus objetivos quando lança um produto?
Se teve esta iniciativa projetou a imagem da sua empresa no mercado e, calculo que o seu objetivo é ser a referência do público-alvo.
Sabe como consegue este resultado?
A segmentação e a diferenciação são os ingredientes chave para posicionar a sua marca.
O posicionamento da sua empresa está relacionado com o marketing mix.
Chegamos assim ao conceito que define os 4 alicerces de qualquer estratégia de marketing!
Vamos agora descodificar os 4P`S do planeamento de marketing.
Preparado?
O que é o marketing mix?
Para descomplicar, visualize o marketing mix como uma caixa de ferramentas.
Ao abrir esta caixa encontra os 4ps do marketing. Os instrumentos a que deve recorrer para atingir os objetivos que definiu no seu plano se marketing.
O mix de marketing é o procedimento que deve considerar antes de definir as ações estratégicas.
O objetivo do marketing mix é alimentar o desejo de compra em potenciais clientes.
Confira agora cada conceito que está por detrás dos 4ps!
Produto
Tudo o que disponibiliza para suprir as necessidades dos clientes.
A estratégia dos 4ps ajuda-o a detetar o que falta no mercado. Sabendo isto consegue destacar o seu produto dos demais.
Antes de planear a estratégia reflita sobre:
- A quem se destina o meu produto?
- Que necessidades pode suprir?
- O que o diferencia da concorrência?
Recomendamos que estude o mercado e, pode fazê-lo a partir do benchmarking ou através de questionários de satisfação.
Preço
A primeira coisa que questiona antes de eleger um produto é se o preço irá compensar em termos de utilidade. Correto?
A resposta não podia ser mais simples: o cliente reconhece o valor de um produto e está disposto a pagar mais.
O preço serve então para afirmar o valor do seu produto no mercado.
A pesquisa de mercado é indispensável para tomar uma decisão consciente quanto ao preço.
Praça
O lugar onde o produto será disponibilizado faz naturalmente parte das preocupações.
Mas só chega a uma conclusão quando identificar onde está o seu cliente.
As possibilidades atuais são infinitas. Tanto poderá estar no comércio eletrónico como nas redes sociais.
Respire fundo e considere:
- Quais os canais onde o meu produto é procurado?
- Quais os locais definidos pelos concorrentes?
- Que canais de distribuição são viáveis?
Promoção
Concluídas as fases anteriores, está na altura de investir na promoção do seu produto!
Escolha com prudência as ações para divulgar o seu produto. Quando novas necessidades de consumo surgirem poderá ser a referência na decisão de compra.
Isto se investir em marketing. Como já mencionamos, consegue antecipar o que falta no mercado.
As ações devem atender aos canais de distribuição e, ainda à mensagem que vai transmitir.
Compreender a importância do estudo destas ações é fundamental, mas se não está ainda convencido, vamos dar alguns exemplos.
Importância do marketing mix?
Ainda existem questões como:
“O marketing mix pode impactar a minha estratégia?”
A resposta é sim! São várias as marcas que tiveram resultados extraordinários ao planearem a sua estratégia tendo como referência este modelo.
A Coca-Cola, a Puma, a Apple e a Amazon são bons exemplos!
Apesar de o marketing mix ter surgido nos anos 60 é um modelo atual e, indissociável do marketing digital!
Aspeto crucial a reter: diferenciação do produto! O marketing mix é a alavanca que qualquer empresa precisa para passar a preferência do consumidor!
Com uma estratégica lógica, objetivos realistas e, as ferramentas certas é possível ver bons resultados!
Isto presumindo que tem um bom produto ou serviço, a um bom preço, com a distribuição e a promoção certas – o que designamos por marketing mix 4 ps!
Depois de conferir passo a passo os 4ps do marketing acreditamos que já considera investir neste modelo de negócio.
Existe ainda um outro modelo de estratégia usada atualmente no universo digital denominada por AIDA Marketing.
Qualquer modelo que utilize se bem executado será certamente uma mais valia para o seu negócio.
A nossa agência de marketing digital Convergente pode ajudá-lo a aplicar o marketing mix na sua estratégia e a tirar o melhor proveito do seu investimento.
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Até à próxima!
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