Estratégias para dominar o Marketing Mix 2

Marketing Mix: o que é e como implementar no seu negócio

Acreditamos que é um verdadeiro entusiasta de marketing e, porventura está a iniciar o seu negócio ou a reestruturar o seu percurso.

Se o seu objetivo é saber como aplicar o marketing mix na sua estratégia, temos uma boa notícia, chegou ao local certo!

Com isto em mente, irá desmitificar com a equipa da nossa agência digital tudo o que está por detrás dos tão falados 4 ps do marketing, para no final ser capaz de afirmar o posicionamento da sua marca no mercado em que opera.

Para facilitar a aquisição de conhecimentos, reunimos exemplos e linguagem objetiva, orientada para que, quem está a começar aprenda rapidamente.

Mas não podemos partir para o marketing mix sem antes perceber como o marketing determina o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Preparado para começar?

 

O que é marketing?

Se pensa que o único foco do marketing é as vendas ou divulgação permita-me corrigi-lo enquanto é tempo!

Estes conceitos estão longe de representar tudo o que o marketing abrange. O marketing integra estratégias, canais, metodologias e ferramentas, que geram valor na perceção do público-alvo.

Não duvide que o sucesso do seu negócio passa por investir nesta área!

Com o marketing tem uma visão 360º do seu negócio: sabe como se posicionar no mercado, como atrair novos clientes, como entregar valor e, como afirmar a sua vantagem competitiva.

Se ambiciona posicionar a sua marca como líder de mercado deve dominar esta arte, que por sinal está em constante evolução – o marketing!

Nunca é demais reforçar a sua missão: como ferramenta de gestão estratégica deteta, antecipa e satisfaz as necessidades dos seus consumidores, criando as melhores condições de lucro.

O trabalho do marketing facilmente se traduz numa palavra: posicionamento.

Quais são os seus objetivos quando lança um produto?

Se teve esta iniciativa projetou a imagem da sua empresa no mercado e, calculo que o seu objetivo é ser a referência do público-alvo.

Sabe como consegue este resultado?

A segmentação e a diferenciação são os ingredientes chave para posicionar a sua marca.

O posicionamento da sua empresa está relacionado com o marketing mix.

 

Chegamos assim ao conceito que define os 4 alicerces de qualquer estratégia de marketing!

Vamos agora descodificar os 4P`S do planeamento de marketing.

Preparado?

 

O que é o marketing mix?

Para descomplicar, visualize o marketing mix como uma caixa de ferramentas.

Ao abrir esta caixa encontra os 4ps do marketing. Os instrumentos a que deve recorrer para atingir os objetivos que definiu no seu plano se marketing.

Estratégias para dominar o Marketing Mix 2

O mix de marketing é o procedimento que deve considerar antes de definir as ações estratégicas.

O objetivo do marketing mix é alimentar o desejo de compra em potenciais clientes.

Confira agora cada conceito que está por detrás dos 4ps!

Produto

Tudo o que disponibiliza para suprir as necessidades dos clientes.

A estratégia dos 4ps ajuda-o a detetar o que falta no mercado. Sabendo isto consegue destacar o seu produto dos demais.

Antes de planear a estratégia reflita sobre:

  • A quem se destina o meu produto?
  • Que necessidades pode suprir?
  • O que o diferencia da concorrência?

Recomendamos que estude o mercado e, pode fazê-lo a partir do benchmarking ou através de questionários de satisfação.

Preço

A primeira coisa que questiona antes de eleger um produto é se o preço irá compensar em termos de utilidade. Correto?

A resposta não podia ser mais simples: o cliente reconhece o valor de um produto e está disposto a pagar mais.

O preço serve então para afirmar o valor do seu produto no mercado.

A pesquisa de mercado é indispensável para tomar uma decisão consciente quanto ao preço.

Praça

O lugar onde o produto será disponibilizado faz naturalmente parte das preocupações.

Mas só chega a uma conclusão quando identificar onde está o seu cliente.

As possibilidades atuais são infinitas. Tanto poderá estar no comércio eletrónico como nas redes sociais.

Respire fundo e considere:

  • Quais os canais onde o meu produto é procurado?
  • Quais os locais definidos pelos concorrentes?
  • Que canais de distribuição são viáveis?

Promoção

Concluídas as fases anteriores, está na altura de investir na promoção do seu produto!

Escolha com prudência as ações para divulgar o seu produto. Quando novas necessidades de consumo surgirem poderá ser a referência na decisão de compra.

Isto se investir em marketing. Como já mencionamos, consegue antecipar o que falta no mercado.

As ações devem atender aos canais de distribuição e, ainda à mensagem que vai transmitir.

Compreender a importância do estudo destas ações é fundamental, mas se não está ainda convencido, vamos dar alguns exemplos.

Importância do marketing mix?

marketing mix para que serve

Ainda existem questões como:

“O marketing mix pode impactar a minha estratégia?”

A resposta é sim! São várias as marcas que tiveram resultados extraordinários ao planearem a sua estratégia tendo como referência este modelo.

A Coca-Cola, a Puma, a Apple e a Amazon são bons exemplos!

Apesar de o marketing mix ter surgido nos anos 60 é um modelo atual e, indissociável do marketing digital!

Aspeto crucial a reter: diferenciação do produto! O marketing mix é a alavanca que qualquer empresa precisa para passar a preferência do consumidor!

 

Com uma estratégica lógica, objetivos realistas e, as ferramentas certas é possível ver bons resultados!

Isto presumindo que tem um bom produto ou serviço, a um bom preço, com a distribuição e a promoção certas – o que designamos por marketing mix 4 ps!

Depois de conferir passo a passo os 4ps do marketing acreditamos que já considera investir neste modelo de negócio.

A nossa agência de marketing digital Convergente pode ajudá-lo a aplicar o marketing mix na sua estratégia e a tirar o melhor proveito do seu investimento.

Vamos conversar? Basta-nos enviar uma mensagem pelo chat ou contactos.

 

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