
Inbound Marketing será suficiente? Descubra agora!
Melhorar os resultados orgânicos? Mas, como? Já ouviu falar em Inbound Marketing?
Através desta estratégia digital consegue produzir conteúdo relevante para a pessoa certa, no momento certo!
Sim, é verdade! Através desta estratégia, consegue resolver os problemas e dúvidas, no momento que a sua persona o procura.
O conteúdo relevante é o que irá ou não despertar a atenção e, o que verdadeiramente atrai novos clientes.
Mas existe apenas um factor que influência a sua relevância, isso é o conteúdo certo no momento certo.
Recebemos muitas questões sobre o que é Inbound Marketing, quais as vantagens deste investimento, ou mesmo como aplicar na prática esta estratégia no seu negócio.
Se já tem alguma ideia sobre o que poderá ser inbound marketing ou procura aprender sobre esta temática , chegou ao local certo!
Neste artigo vamos responder a todas as dúvidas de inbound marketing e, não só! Deixamos um bónus algures durante o artigo.
Empolgado? Viaje connosco em cada etapa da jornada do consumidor. Irá perceber como este artigo está estruturado em torno da estratégia de inbound marketing.
Vamos começar?
Para conseguir atrair a sua atenção ao longo do artigo, é essencial a forma como comunicamos consigo e a mensagem que transmitimos! Concorda?
Isto é precisamente o que acontece numa estratégia de inbound marketing!
Assim, o conceito de atração relaciona-se diretamente com a definição de inbound marketing.
O que é inbound marketing? Descubra agora!
Quando a nossa agência de marketing digital apresenta uma proposta de marketing digital está é a dúvida mais frequente, compreende-se porque esta estratégia digital é muito pouco utilizada em Portugal.
Portanto, se o seu objetivo é conquistar a confiança e fidelizar clientes, evite o erro mais comum. Não adianta interromper o seu público para impingir uma venda, uma vez que isto só vai afastar de vez a sua oportunidade de gerar negócio!
O seu foco deverá ser partilhar informação pertinente!
Afinal de contas, se os clientes acharem que consegue responder às suas dúvidas e apresentar soluções, irão eleger a sua marca. Isto porque foram atraídos pelo que encontraram acerca da sua marca.
A solução passa mesmo por adotar o Inbound de Marketing.
Assim, é válido afirmar que “no Inbound Marketing, ser visto é secundário. A prioridade é ser encontrado”.
Mas, o que é isto de ser encontrado?
O termo SEO ( otimização de sites ) diz-lhe alguma coisa?
Não se preocupe, ao longo do artigo terá a oportunidade de perceber o papel do SEO na estratégia de inbound marketing!
Como estratégia focada em conteúdo, o inbound marketing visa agregar valor para conseguir despertar a atenção, comunicar e, posteriormente, conquistar potenciais clientes.
É normal que, à medida que assimila mais conhecimento, surjam novas questões e dúvidas. Iremos ajudar-lo em todo o processo.
Fique atento!
Inbound marketing quando surgiu?
Existem duas versões sobre a raiz deste conceito. De acordo com a Hubspot, o inbound marketing foi uma das táticas mais utilizadas no decorrer dos anos, tendo sido iniciado por Brian Halligan.
Já Peter Druker alega que a origem deste termo está ligada ao célebre livro “Permission Marketing”, de 1999.
O que é inbound marketing Hubspot?
Tem alguma ideia do que é a empresa Hubspot?
Quer uma pista?
Inbound marketing Hubspot é o software que implementou a experiência de inbound marketing.
Brian Halligan é o seu confundador.
Em conjunto com Dharmesh Shah desenvolveu o software, no sentido de agregar valor e autenticidade aos conteúdos que eram produzidos pelas empresas.
Este software fornece-lhe ferramentas de interação, conversão e análise de resultados.
Com o passar dos anos o que viria a ser apenas um software tornou-se numa estratégia digital poderosa.
Inbound Marketing vs Digital Marketing
Inbound marketing não é nada mais do que uma estratégia de mercado direccionada para gerenciar novas leads, alavancar as vendas e, no fundo, contribuir para que seja encontrado por intermédio do conteúdo útil que divulgou.
Marketing digital é uma prática de marketing mais abrangente e técnica, para utilizadores presentes em plataformas digitais.
Enquanto plano de ação, o marketing digital poderá ajudá-lo a melhorar o reconhecimento da sua marca e, consequentemente, o diálogo e relacionamento com a sua audiência.
Uma outra pergunta frequente é o que é marketing inbound e outbound?
Confira já as características de inbound outbound marketing!
Diferença entre Inbound vs Outbound Marketing
Inbound
- A sua meta é resolver as dúvidas e problemas quando for necessário e conveniente para os potenciais clientes, sem os invadir ou interromper;
- É o consumidor que procura os serviços/produtos e vai ao encontro da empresa para ser ajudado. Os consumidores ficam interessados na empresa, em primeira instância, pelo conteúdo relevante que encontram;
- A comunicação é bidireccional: a empresa e os seus públicos comunicam constantemente;
- Nichos menores e necessidades mais específicas dão lugar a um maior engajamento;
- Relacionamento mais duradouro.
Outbound
- Quem inicia o primeiro diálogo é a empresa;
- Comunicação unilateral: como é a empresa a anunciar, existe pouca ou nenhuma interação com os consumidores, uma vez que a audiência tem uma experiência passiva;
- Os clientes são constantemente interrompidos para que a mensagem de venda seja feita;
- Um menor engajamento: Pelo facto de as empresas conseguirem transmitir as suas mensagens e venderem, não significa que consigam atingir melhores resultados, se a intenção de compra e o objetivo dos utilizadores forem opostos.
O que está a achar desta viagem?
Continue nesta jornada de conhecimentos sobre inbound marketing!
Neste ponto, irá conhecer os alicerces que fundamentam esta estratégia, entre muitas outras áreas direta e indiretamente associadas ao inbound de marketing.
Como funciona esta estratégia de marketing? Aprenda já!
Os alicerces que fundamentam esta estratégia são o Marketing de Conteúdo, SEO Inbound Marketing e Redes Sociais.
Quais poderão ser os objetivos com esta estratégia?
- Atração de novos e potenciais clientes através de tráfego orgânico;
- Manter a reputação online da marca;
- Impulsionar a visibilidade e perceção da marca- Brand Awareness;
- Melhorar o relacionamento com os clientes, potencializando assim o designado Life Time Value;
- Ser eleito, pelas pessoas interessadas nos seus serviços e, que estão dispostas a fazer negócio. Isto só é possível porque o encontraram através do seu conteúdo de qualidade e atemporal: o único que é capaz de gerar tráfego recorrente!
É verdade que existem inúmeros artigos que explicam o que é inbound marketing.
Todavia, se está a ler este artigo é porque procura um bónus, algo que não encontrou noutros artigos. Não é verdade?
Vamos agora mesmo entrar nas etapas de todo o processo de inbound marketing!
Conheça agora tudo o que não é dito sobre a jornada do consumidor!
Inbound Marketing – Fases
É crucial mencionar que cada lead está numa fase diferente da jornada de consumidor.
Mas, vamos focar-nos nas 4 etapas da jornada do consumidor-
Para facilitar a perceção de cada uma das etapas, apresento-lhe cada uma das fases por tópicos:
1. Gerar tráfego e atrair potenciais clientes
A primeira etapa é, sem dúvida, a atração, que é essencial para o topo do funil. As pessoas ainda estão longe da venda, mas já estão focadas em procurar respostas que atendam às suas principais dúvidas e problemas.
Como temos pouca ou nenhuma informação dizemos que estas pessoas são desconhecidas. O objetivo é atrair potenciais clientes e, consequentemente, conseguir levar tráfego para o seu Website ou blog.
Como podemos alcançar estes objetivos?
A única solução passa por converter estes desconhecidos em visitantes!
Ao criar conteúdo relevante e, capaz de reter a atenção, consegue que estes visitantes se transformem em potenciais oportunidade de negócio.
Com estes passos, conseguiu a primeira interação com a sua persona!
2. Converter esse tráfego em leads
A prioridade agora é converter estes visitantes, interessados no conteúdo que outrora divulgou, em leads.
Como consegue executar esta conversão?
Falamos de conversão quando existe realmente dados e informação suficiente para perceber a sua persona.
Um exemplo concreto é o formulário de assinatura de Newsletter. Neste formulário, consegue reunir mais informação sobre a sua persona, como o (nome, telefone, email, profissão, cargo, empresa em que trabalha, setor, ambições profissionais, entre outros).
O email-marketing, as call to action ou as landing pages são bons recursos.
3. Relacionar-se e nutrir esses leads
É indubitável a importância de nutrir individualmente cada lead.
Ao utilizar os exemplos e recursos, anteriormente citados, consegue entender em que fase cada lead está e, o que está ao seu alcance para o convencer e levar ao processo de decisão.
4. Converter esses leads em vendas
Depois de nutrir os leads é altura de os converter em vendas. A tarefa mais árdua de todas estas fases, no meu parecer!
Neste fase, a sua persona já conhece as soluções e serviços que a empresa, neste caso a sua, disponibiliza. Anime-se! Tem nas suas mãos uma oportunidade de negócio!
Nesta fase:
- Concentre-se nas vendas;
- Em divulgar eficazmente o seu fator diferencial (USP);
- Enfatize os benefícios exclusivos que a sua persona poderá encontrar e, mais tarde, usufruir ao escolher trabalhar com a sua empresa.
Quero que memorize que apenas nesta fase poderá falar dos seus serviços, produtos e vantagens!
Tudo o que possa agregar valor e gerar autoridade, como as suas soluções e o está disposto a entregar à sua persona, deve ser reforçado nesta fase!
5. Analisar os resultados e o impacto das suas acções
Porque usar inbound marketing?
Com o inbound marketing consegue analisar o retorno através de métricas especificas!
Através desta estratégia, encontra resultados digitais mensuráveis.
O que significa isto?
Consegue não só precisar o número de visitantes, como conferir o número de conversões que conseguiu. Isto no que diz respeito aos leads e conversões.
Avaliar os leads que efetuaram uma compra, fica possível com a ajuda do Google Analytics.
Com estas métricas é possível otimizar e, posteriormente, analisar o seu retorno sobre investimento (ROI).
Sabendo os resultados consegue identificar as táticas que não estão a resultar e, o mais importante, ter tempo de corrigir e readaptar a sua estratégia.
Neste mercado competitivo, tempo é dinheiro! O inbound marketing permite-lhe acompanhar todos os passos da sua estratégia.
Neste artigo, já explorámos muito sobre esta estratégia.
Neste momento: Precisa de verificar por si próprio as marcas que obtiveram sucesso com esta estratégia!
Não acredita?
Descubra os casos de sucessos das marcas que arriscaram e colheram bons frutos:
Inbound Marketing exemplos
• Dell
Reconhecida por ser a referência dos computadores, utilizou o inbound marketing como principal estratégia para atrair e conquistar clientes.
Como?
Interagindo com o seu público através de perguntas, vídeos, reviews e divulgando conteúdo de qualidade, frequente e útil sobre os seu serviços e produtos e, sobre o universo da tecnologia.
A estratégia de inbound marketing contribuiu para atrair e fidelizar novos clientes, melhorar a reputação e visibilidade online da marca.
• Rock Content
A maioria das pessoas conhece a Rock Content por ser uma empresa especializada em marketing de conteúdo, que decidiu investir noutras áreas do marketing, sendo assim uma delas o inbound marketing.
O sucesso com o inbound marketing verificou-se, em maior escala, nas redes sociais e no crescimento exponencial dos seguidores, interação e alcance com os conteúdos divulgados.
Neste momento, a Rock consegue resultados incríveis usando o inbound marketing e conseguiu ainda atrair novos clientes, através de conteúdos exclusivos, webinars, ebooks, e diversos cursos online, que abrangem diversos ramos do marketing.
Apresentei dois casos de sucessos, mas há muitos mais!
Mais motivado?
Agora que está mais convencido sobre as vantagens em aplicar o inbound marketing no seu negócio, aproveito para lhe apresentar os aspetos que deverá ponderar, quando nos aproximar-mos da decisão final!
Como escolher uma agência de Inbound Marketing?
Permita-me primeiro contextualizá-lo!
Em que contexto surgem as agências de inbound marketing?
Alguma ideia?
Como sabe o marketing está constantemente a evoluir, a adaptar-se a novas exigências e necessidades. É indiscutível, para nós e para as marcas, que o futuro passa pelo online, porém é primordial delinear uma estratégia sólida e coesa, que potencie a pegada digital da sua marca.
Com pegada digital refiro-me a todo o conteúdo que permite que os seus serviços sejam encontrados.
Assim, os profissionais de marketing começam cada vez mais a reconhecer a importância do inbound marketing como um todo na sua estratégia de marketing.
A optimização dos motores de pesquisa (SEO) tem um papel fulcral no inbound marketing.
É crucial entender que o SEO anda de mãos dadas com o inbound marketing!
O que isto significa?
O SEO necessita do conteúdo do inbound marketing para desempenhar a sua função de otimizador.
Por outras palavras, através do inbound marketing, o conteúdo torna-se mais eficiente e capaz de resolver os problemas da sua persona e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a ser encontrado na SERP.
Quer um exemplo prático?
Não adianta colocar todas as suas preocupações meramente no conteúdo, se os utilizadores depois não conseguirem visualizar.
Falo-lhe da importância de o seu Website ser mobile friendly, ter um design responsivo e otimizado, como exemplo. É portanto, essencial que este se proporcione a melhor experiência ao utilizador, caso contrário se o seu website for lento ou não corresponder às dúvidas e expetativas do utilizador, asseguro-lhe que ele vai desistir!
Agora que já tem algumas luzes sobre o que é o SEO e a sua relação com o inbound marketing, é altura de saber como escolher uma agência de marketing de inbound:
Procure uma agência especializada:
Neste ponto, saliento que não se trata de versatilidade, mas antes a importância de o foco da agência ser inbound marketing.
Porquê?
Se procurar uma agência generalista existe maior probabilidade de não vir a ser bem-sucedido, porque estas agências trabalham tudo, mas não são experters em nenhuma área de conhecimento.
A agência deve nortear a sua estratégia para os objetivos de negócio:
É simples na verdade: procure uma agência que perceba realmente de tudo o que envolve o seu negócio, e só assim, esta conseguirá entender os processos de compra, e tudo o que caracteriza as suas buyer personas.
Avalie meticulosamente o portefólio e background da agência:
O que isto significa?
Não se esqueça da frequência com que é divulgado o trabalho e, a qualidade do mesmo. Verifique se o website está otimizado e, se está orientado para a conversão, através das landing pages criadas e dos call to action.
É essencial, porque se uma agência vende inbound marketing, deve dar provas de que sabe realmente trabalhar esta área!
E se foi acompanhando o artigo, nesta altura já sabe o que significa produzir conteúdo relevante e de qualidade!
Analise também o conteúdo ao pormenor. Por último e, não menos importante, confira se existem certificações. Estas por norma, transmitem uma maior credibilidade.
Softwares de marketing automation:
Se fizer uma análise prévia das ferramentas disponíveis para trabalhar inbound marketing e identificar alguma que considere mais relevante, apresente esse mesmo software à agência com quem vai trabalhar. Caso contrário, terá uma oferta mais ampla e liberdade de escolha.
Quanto pode esperar deste investimento?
Inbound Marketing quanto custa?
Esta é outra pergunta comum entre os interessados em aprender mais sobre inbound marketing.
Concentre-se na relação retorno/investimento.
Aceite um conselho da minha parte: não se foque em números! Como tal, não irei apresentar aqui números.
Tudo o que é essencial reter é que uma agência que sabe de inbound marketing, e tem experiência notória no mercado, vai exigir um bom investimento da sua parte.
Portanto, se a sua intenção é ver realmente resultados digitais inbound marketing, a escolha da agência tem um peso acrescido.
Acredito que este artigo o ajudou em todas as fases do inbound marketing:
Na descoberta: Quando consegui identificar as suas dúvidas.
Na consideração: Ao longo do artigo apresentei algumas soluções para as suas dúvidas. Partilhei consigo algum do meu conhecimento sobre inbound marketing, como poderia beneficiar desta estratégia, recorrendo ainda a exemplos práticos e, a casos de sucesso.
A decisão: Agora que já assimilou uma parte do universo do inbound marketing, está apto a decidir ,conscientemente, com quem trabalhar esta estratégia.
A nossa agência de marketing digital Convergente, trabalha o marketing numa abordagem 360º. Contudo, somos especialistas no Inbound Marketing, Marketing de conteúdo, Gestão de redes sociais e SEO.
Ao optar pela nossa consultoria de Marketing Digital, podemos ajudá-lo em diversas frentes, sendo uma delas o aumento do tráfego do seu site, a gerar mais leads e um lucro superior com o inbound marketing,
Lembra-se do bónus que tantas vezes fiz questão de mencionar?
Chegámos finalmente ao tão aguardado momento em que descobre o que preparámos para si!
É um Marketeer? Fascinado pelo universo do Marketing? Acompanha todas as tendências e notícias referentes à área? Tem curiosidade e procura conhecer mais sobre um dos diversos ramos do Marketing? É de uma área diferente, mas quer aprender mais sobre Marketing?
Se se identifica com algum dos pontos acima citados, este bónus é para si:
Se quer saber como o SEO pode impactar o crescimento do seu negócio, as boas práticas desta técnica, como conseguir melhores resultados orgânicos, como pode alavancar as vendas ao gerar tráfego para o seu website ou blog, descubra o ebook sobre SEO que a nossa equipa especializada em SEO preparou para si!
Em suma, poderá contar com a Convergente para alcançar melhores resultados digitais e, quem sabe, a tornar-se num dos casos de sucesso que verificou!
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Até à próxima!
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