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Google Search Console: 10 vantagens e como tirar o melhor partido

Hoje vamos conversar sobre uma das ferramentas mais poderosas do Google, o Google Search Console!

Os websites são cada vez mais a porta de entrada de potenciais clientes.

Para garantir a sobrevivência do seu negócio no meio digital, deve otimizar o seu site para a conversão.

Nunca foi tão urgente apresentar um site funcional, mobile-friendly e rico em informação relevante.

O SEO é imprescindível para o sucesso da sua estratégia digital!

Se seguir as boas práticas do SEO, mais hipótese tem de melhorar sua presença online.

O desafio do marketing digital é o constante monitoramento dos resultados de pesquisa.

Sem as métricas, seria muito mais difícil avaliar a performance das ações de marketing.

Apesar de não ser evidente, o seu site pode conter vários problemas que, a curto prazo poderão comprometer todo o tráfego e conversão gerados.

google search console erros

Isto porque aos olhos do Google, qualquer site nos dias que correm tem toda a informação e ferramentas ao seu dispor para estarem bem otimizados, caso contrário são penalizados severamente dando o lugar à concorrência.

A saúde do seu site precisa de ser avaliada regularmente, isto se quiser evitar que todo investimento seja em vão!

Não receber cliques é um sinal evidente que o seu conteúdo não corresponde ao que as pessoas procuram.

Ainda assim, nada está perdido. Temos uma ótima notícia!

Está a ponto de receber bons insights sobre a qualidade e relevância de cada página do seu site.

A missão do Google Search Console é monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa e, revelar como o Google vê o seu website.

Ainda ambiciona conquistar o primeiro lugar no Google? Sim?

Não há margem para dúvidas: estar nas primeiras posições é sinónimo de mais visibilidade, autoridade e melhores oportunidades de negócio para a sua empresa.

Para atingir esta meta, deve dominar todas as funcionalidades desta ferramenta.

A nossa agência de marketing digital já ajudou inúmeros clientes a conseguir alavancar as vendas e o tráfego.

google search console visibilidade

Se ler atentamente este artigo será mais um destes felizardos.

Está na altura de conhecer tudo sobre esta ferramenta!

Neste artigo, vai perceber como poderá impactar o seu negócio e, quais são as quatro áreas mais relevantes do google search console.

Vamos em frente?

 

O que é o google search console?

Ainda reconhecido como Google Websmaster Tools, esta ferramenta técnica continua a ser vital para qualquer tipo de website!

Apresentamos uma das poucas ferramentas gratuitas de SEO, para websmasters, programadores, designers e todos os profissionais de marketing.

Esta ferramenta não só avalia o desempenho do seu site no índice de pesquisas do Google, como lhe permite acompanhar em tempo real estatísticas de indexação e, rastreamento do Google Bot.

O grande potencial desta ferramenta está relacionado com o diagnóstico e resolução de problemas, como malware, indexação, rastreagem, rank, velocidade e robots.txt.

Todos estes dados devem ser integrados no Google Analytics!

Assim, fica a par de todas as métricas que o poderão ajudar a aumentar a visibilidade orgânica do seu site.

E, sabe porque deveria usá-lo?

Descubra algumas pistas no próximo tópico!

 

Qual a importância do google search console?

O intuito sempre foi o mesmo: o Google quer dar a melhor experiência ao utilizador.

O objetivo é que as pessoas que procuram ativamente por informação encontrem facilmente soluções para as suas dores e, que ao clicarem em links, sejam direcionados para uma landing page de qualidade, intuitiva e relevante.

O Search Console ajuda-o a atingir precisamente esse objetivo!

Não só fica a saber se o seu site aparece nos resultados de pesquisa, como as keywords que mais geram tráfego.

Como se não fosse suficiente, ainda consegue descodificar que tipo de erros estão a afetar o rastreamento pelo Googlebot.

Desta forma, melhora a experiência dos utilizadores e a exibição das suas páginas nos resultados de pesquisa.

Pensa que as regalias já acabaram?

Confira já 10 motivos para começar a apostar nesta ferramenta:

  1. Diagnóstico e correção de problemas que prejudicam o posicionamento;
  2. Otimizar a performance da estratégia de SEO;
  3. Acesso a informações sobre a usabilidade mobile;
  4. Rastreamento e indexação do seu site diariamente;
  5. Avaliar esforços do marketing de conteúdo;
  6. Integração no Google Analytics e consulta de estatísticas mais precisas.

 

Para além disto, tem um maior controlo sobre:

  • Pesquisas nas quais o seu site apareceu;
  • Pesquisas que geraram mais tráfego;
  • Informações da sua empresa tiveram maior destaque nas pesquisas;
  • Sites que estão vinculados ao seu.

 

Saber como funciona o Google Search Console é o primeiro passo para tirar o melhor partido de todas as regalias que este serviço disponibiliza.

O próximo passo é colocar todas as funcionalidade em prática.

No último tópico vai conhecer as 4 áreas mais relevantes desta ferramenta.

Acompanhe!

 

Como usar o Google Search Console?

Para começar deve criar uma conta Google.

Basta entrar no site do Google Search Console e, fazer o login na sua conta.

De seguida adicione uma propriedade, através do domínio ou do prefiro do URL.

O Google vai pedir para escolher um método para confirmar as suas credenciais.

Recomendamos que opte pelo método recomendado para fazer o upload dos arquivos HTML para o site.

Só tem de clicar no Arquivo HTML e, transferi-lo para a página em questão e, pressionar o botão Verificar!

O Google só consegue sincronizar a sua conta, se utilizar sempre o mesmo email.

Assim que a verificação esteja concluída consegue aceder à página inicial.

O menu lateral, do seu lado esquerdo, apresenta todas as funcionalidades: a indexação, o tráfego, qualidade dos links e, os problemas que o Googlebot identificou.

 

Atualizações efetuadas nos Relatórios e Ferramentas

Em 2019, este serviço recebeu uma nova atualização para melhorar uma série de ferramentas e relatórios.

Para que esteja a par desta nova versão, vamos apresentar todas as melhorias efetuadas.

Os dados de tráfego da pesquisa que antes eram somente referentes a 3 meses, hoje é possível chegar a 16 meses.

As atualizações ampliaram as informações sobre páginas especificas, como a cobertura do índice, URL canônico e, a usabilidade em dispositivos móveis.

Os novos fluxos de rastreamentos identificam e corrigirem o rastreamento de páginas afetadas por problemas.

A novidade é que agora é compatível com dispositivos móveis!

 

A somar a isto, algumas ferramentas da versão antiga foram extintas do Search Console, como:

  • Aplicativos android deixam de ser compatíveis;
  • Conjuntos de propriedade deixam de ser compatíveis;
  • O relatório sobre as melhorias de HTML foi substituído por um conjunto de práticas de melhoria de títulos e snippets.

 

É crucial conhecer os detalhes de cada opção do menu para fazer uma leitura mais atenta de cada página.

Ao identificar o que deve ser alterado consegue melhorar o ranqueamento e a qualidade do site.

Está na altura de conhecer conteúdo do painel da ferramenta:

 

Visão Geral

Quando o Google pesquisou a fundo o seu website agrupou todas as informações relevantes acerca do desempenho de pesquisa, da cobertura do índice e, ainda as métricas de usabilidade para dispositivos móveis.

E os erros? Também estes comparecem nesta página, para o ajudar a identificar os aspetos que necessita de aprimorar.

Esta secção reparte-se em menus mais específicos:

  • Desempenho;
  • Índice;
  • Melhorias;
  • Segurança e ações manuais;
  • Ferramentas e relatórios antigos.

 

Desempenho de pesquisa

Para acompanhar a evolução e performance dos resultados de pesquisa das suas páginas e, até das keywords que geram mais interação e tráfego.

Nos resultados de pesquisa, consegue avaliar:

  • Keywords;
  • Páginas;
  • Países;
  • Dispositivos;
  • Gráficos dos cliques, impressões, CTR;
  • Posição de cada páginas consoante as pesquisas.

               

Inspeção de URLs

Com esta ferramenta é possível analisar a indexação e os erros de cada URL.

É válido solicitar uma reindexação caso uma das páginas tenha sido alterada.

 

Índice

Neste tópico encontra tudo o que precisa de saber sobre as páginas indexadas e os erros que motivaram essa indexação.

 

Cobertura

Fica a saber quais são as páginas que apareceram nos primeiros resultados de pesquisa.

Para além do mais, consegue identificar os erros de servidores, de páginas não encontradas, bloqueadas e, verificar se ocorreu algum redireccionamento inadequado.

 

Sitemaps

Este recurso estrutura o mapa do seu site, para que consiga visualizar de imediato o que é premente alterar na indexação das páginas.

 

Remoções

No caso de não querer que certo conteúdo apareça numa das pesquisas da persona, pode sempre usar esta ferramenta para o ocultar.

 

Melhoramentos

Ficar de olho nos problemas que necessitam de ser corrigidos de imediato.

 

Velocidade experimental

O PageSpeed Insights está integrado no relatório de velocidade, com o propósito de o ajudar a testar a velocidade de resposta de cada página.

Sabendo os problemas de cada página consegue fazer melhorias e ajustes a tempo da sua exibição.

O aspeto mais interessante é o facto de categorizarem os URLS em lentos, moderados e rápidos, consoante cada dispositivo usado.

Estas melhorias estão em contante mudança, o que faz este relatório ser experimental.

 

Usabilidade em dispositivos móveis

Não é nenhuma novidade: os consumidores utilizam cada vez mais dispositivos móveis em vez de desktops.

Os aparelhos móveis são usados para todo o tipo de serviços: compras online, banca, comparação de preços, consultas gerais e interação em redes sociais.

Na hora de avaliar um site, o Google se o seu site é ou não responsivo!

Se fulcral criar a melhor experiência ao utilizador e, de nada serve a qualidade do conteúdo se não for facilmente visualizado nos aparelhos moveis.

O mais provável é que o utilizador desista do seu website.

Por isso é que é tão importante conhecer todo o tipo de problemas, para os corrigir a tempo!

 

Caixa de pesquisa do Google

Este recurso revela os dados que não puderam ser analisados.

 

Segurança e ações manuais

Ações manuais

Se for marcado como spam ou for hackeado deve aceder a esta subseção para perceber a origem do problema e, a solução a adotar para o resolver.

 

Problemas de segurança

Será notificado da presença de malwares para adotar os cuidados e medidas adequadas.

 

Ferramentas e relatórios antigos

Apesar de neste artigo não explorarmos esta secção, deve saber que algumas ferramentas da versão antiga constam no menu da versão atual!

Nesta seção encontra:

  • segmentação internacional;
  • estatísticas de rastreamento;
  • mensagens;
  • parâmetros de URL;
  • links.

 

Agora já sabe como o Google Search Console funciona e, como pode ser um grande aliado na otimização do seu site.

A Convergente pode ajudá-lo a alavancar a sua estratégia de SEO!

Está a um clique que criar novas oportunidades de negócio.

Vamos conversar?

E, se surgirem novas dúvidas?  A Convergente ajuda-o!

Basta-nos enviar uma mensagem pelo chat ou contactos.

 

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Até à próxima!

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Beatriz Monteiro

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com certificados em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Desde tenra idade sempre fui uma comunicadora nata! O fascínio pelo Marketing Digital surge pela evolução tecnológica associada ao novo modo como comunicamos com as pessoas.

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