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Google My Business o que é e como funciona + Bónus

Desconfias porque é tão importante teres uma presença digital forte?

Como é que o Google My Business pode ajudar o teu negócio?

 

Depois de criares uma empresa é imperativo investir numa presença online, isto se quiseres vingar no mercado competitivo atual.

Tens consciência que tudo o que está na Internet representa a tua pegada digital?

As informações que publicas e os dados que decides partilhar, sendo facilmente descobertos no Google podem ditar o sucesso ou o fracasso da tua empresa.

As ferramentas disponíveis no mundo digital podem ser um grande aliado para conseguires novas oportunidades de negócio.

Para tirares o melhor proveito destas ferramentas e ganhar terreno deves investir numa estratégia de marketing digital sólida!

Não há tempo a perder! Por isso, o rigor, profissionalismo e a ambição devem conduzir a gestão da tua presença online.

A tua empresa não só se torna acessível a qualquer momento, como garante uma maior visibilidade aos teus produtos e serviços.

Outro forte motivo é os teus concorrentes já estarem online e, por isso, muito à frente dos que ainda não têm qualquer estratégia e mindset digital!

Todos os profissionais que pretenderem desbravar caminho no mundo digital podem iniciar a sua jornada com a Convergente!

Como agência de marketing digital, vamos preparar-te para todas as exigências deste universo e, explicar a importância do SEO Off Page.

Queres aprender tudo sobre o google my business? Chegaste ao artigo certo!

 

A Importância do Google My Business para qualquer negócio

Ao longo do artigo, encontrarás exemplos concretos que ilustram a importância desta ferramenta para a sobrevivência de qualquer negócio.

A caminhada é longa, por isso, convido-te a instalares num ambiente confortável e, quem sabe, a tomar uma chávena de chá ou café.

 

Tudo a postos?

 

Quem nunca pesquisou informações sobre uma empresa?

Milhões de pessoas optam por reunir o máximo de informação possível antes de marcar uma visita ao estabelecimento ou até contratar um serviço. De certeza que também já o fizeste. Estás recordado?

Como passamos os dias com os olhos e dedos colados nos ecrãs, grande parte dos portugueses tornaram-se consumidores moveis.

Quem nunca pesquisou um serviço antes de o comprar?

Regra geral, os consumidores antes de comprarem qualquer produto ou contratarem um serviço recorrem ao motor de busca mais conhecido, o Google!

Estamos mais propensos a comprar um produto, numa certa loja, se encontrarmos informação atualizada e credível.

Estas informações vão aprovar de certa forma a nossa compra, isto porque nenhum consumidor quer sentir que fez um mau investimento.

Todas estas necessidades justificam a importância do Google My Business!

Como funciona o algoritmo do Google My Business

Imagina que decidiste dar um passeio de bicicleta com os teus amigos num sábado à tarde, mas por azar tiveste um furo no pneu! A ponderar opções e, por sorte um dos teus amigos recorda-se da última vez que precisou de ir a uma loja de bicicletas.

Apesar de não se recordar do nome, sabe que é uma loja conhecida no bairro mais próximo. Ao pesquisar no Google, por exemplo “arranjar bicicletas porto”, eis que surge uma lista das lojas mais perto.

Sabes porquê?

Os dados do GPS que o Google recolheu servem para este revelar as soluções mais viáveis, segundo a tua localização geográfica.

Ao selecionar a loja tens acesso imediato à ficha de cliente. Como fez a tua pesquisa no telemóvel, numa questão de segundos, já sabes a morada da loja, o número de telefone e, o horário.

As imagens da loja e a pontuação de antigos clientes saltam à vista e, tornaram a tua decisão de compra muito mais fácil.

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Ficaste curioso?

Conhece o objetivo do google meu negócio!

 

O que é o google My business?

Esta é uma ferramenta grátis e bastante intuitiva para todos os empreendedores que gerem a presença online no Google, incluindo na Pesquisa e no Maps.

Uma plataforma de posicionamento que, se for corretamente usada, pode alavancar o teu SEO Local!

Como conseguiste perceber através do exemplo, foi decisivo não só para a loja estar entre nos primeiros lugares da pesquisa, como para ti, que a elegeste.

O Google My business é, portanto, uma plataforma que lista todas as empresas que estão no Google.

O seu principal objetivo é melhorar o ranking de pesquisa, em particular a pesquisa local.

Ao estar bem posicionada no Google, a loja consegue alcançar mais clientes e, como efeito, aumentar as oportunidades de venda.

 

Tal como a loja de bicicletas também o teu negócio pode destacar-se da concorrência.

Descubre já todos os motivos para investir nesta ferramenta!

 

Porque deves investir no google My business?

Se tens um negócio local, do que estás á espera para usufruir desta ferramenta?

Os grandes benefícios são:

  • Aparecer nos resultados de pesquisa de forma orgânica;
  • Recorrer à tua localização geográfica para obter uma melhor classificação as pesquisas locais;
  • Melhorar a imagem da tua empresa com o feedback e classificação de antigos clientes;

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Com a ajuda do google my business não só és encontrado com mais facilidade como, ainda podes definir o que os clientes vão visualizar ao pesquisarem a tua empresa.

Ou seja, os produtos que vão descobrir associados ao nome da tua empresa.

Pensa que as regalias acabaram? Estás muito enganado!

 

Google Analytics

Outra grande vantagem que muitos não imaginam está associado ao google my business google analytics.

A junção destes dois tornados ajuda-te a fazer uma melhor leitura sobre o perfil e o comportamento do consumidor.

O business google coloca nas tuas mãos um conjunto de métricas para analisar de perto a visibilidade, audiência e publicações.

Primeiro, consegues ver como e quando procuraram pelo teu negócio.

Quais foram as keywords que tiveram maior destaque nessas pesquisas, além de saber quantos destes ligaram para a tua empresa e, os que decidiram visitar o teu website.

Recordas-te da loja de bicicletas?

Em vez de teres ligado para a loja a explicar o problema, podias ter optado por clicar no website para procurar dicas úteis no blog. Assim, conseguias identificar a causa da avaria.

 

Na audiência, como deves supor, encontras os dados demográficos das pessoas que efetuaram a pesquisa.

Já nas publicações, tens acesso ao feedback que os clientes deixaram, como a quantidade de vezes que foram partilhados.

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Agora que já acreditas no potencial desta plataforma, é altura de descodificar de uma vez por todas como funciona!

 

Como funciona o Google My business?

Para obtermos bons resultados com este investimento deves tornar a ficha do teu negócio o mais atraente e relevante possível!

Por isso, é imprescindível colocar toda a informação para que não restem dúvidas sobre o teu negócio.

Sabes quais são os fatores que o SEO leva em conta?

A resposta é simples: a introdução do negócio, a categoria e as fotos.

Vamos seguir a ordem?

 

  1. Introdução

 

Conta a história do teu negócio através de uma frase.

Seja claro e direto ao ponto: escolha as keywords que representam o teu negócio.

Se colocares por exemplo “arranjo bicicletas” não vai muito longe! Opta antes por “arranjo todo o tipo de avarias de bicicleta na cidade do Porto”.

 

  1. Categorias google my business

 

Definir a categoria é outro passo imprescindível para teres um perfil completo!

Se o teu negócio tem várias áreas de atuação, recomendamos que escolhas mais de uma categoria.

Dica: Sê rigoroso!  O Google é o motor de pesquisa muito perspicaz e, gosta de enviar sugestões a potenciais clientes, com base nas informações fornecidas por ti sobre o teu negócio.

 

  1. Fotografias

O conteúdo visual é o que capta mais a atenção. Só tens de jogar este facto a teu favor!

google my business agência digital porto 5 arranjar bicicletas porto

Para além do mais, as fotos do prédio, do interior da empresa e da tua equipa pesam muito na hora de convencer um potencial cliente a conhecer-te pessoalmente!

Tem a preocupação de atualizar as fotos e, de adicionar uma descrição em cada uma. Assim, quando alguém te encontrar não tem dúvidas sobre o que se trata!

 

Se seguires todas estas dicas somas todos os critérios para seres encontrado neste motor de pesquisa.

 

Depois de saberes tudo isto, estás pronto para criar a tua conta no google my business.

Vais ver que é muito simples!

 

Como criar conta google My business?

Para criar a tua conta no google My business basta ires ao endereço https://www.google.com/intl/pt-PT_pt/business/ e clicares no botão azul que diz “Gerir Agora”.

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Se já tiveres um endereço de email do Gmail só tens de fazer login com os dados de email.

Depois disto, podes começar a aventurares-te pela plataforma!

Mas, para apimentar esta aventura deves ser capaz de gerir todos os dados da tua empresa!

Vamos à prática?

 

O que és capaz de gerir com o Google My business?

Estás a lidar com uma grande ferramenta de gestão!

Se bem estás recordado os consumidores no mundo digital são cada vez mais exigentes e, estão constantemente a alterar a forma como pesquisam.

Como tal, recomendamos que acompanhes as métricas que já teves oportunidade de conhecer e, atualizes as informações do teu negócio local!

Sem mais demoras, apresentamos o mar de possibilidades desta plataforma!

Podes gerir:

  • Nome e a apresentação do teu negócio;
  • Horários de atendimento e todas as especificações técnicas;
  • Informações de contacto como telefone, email e website;
  • Fotografias da tua empresa;
  • Endereço de localização da tua empresa;
  • Responder ao feedback e classificação dos teus clientes;
  • Atualizações de perfil como alertas de promoções ou alterações;

 

Sem estas informações, o Google não vai certamente marcar a tua empresa como credível!

Para além de tudo isto, deves saber que tipo de serviços são complementares a esta plataforma.

Com tanta informação, não queremos de modo algum que te esqueças do Bónus que preparámos para ti!

Continua connosco!

 

Quais são os serviços google?

Ficas a saber que o Google My business tem recursos premium.

Como diz o célebre ditado “Quem não arrisca, não petisca!”. Pode ser um investimento extra para explorar todas os segredos desta plataforma.

Agora vamos conversar sobre outro serviço, que combinado com o google My business, pode gerar um impacto surpreendente!

Tens alguma ideia?

Chama-se Google AdWords e, ajuda-te a colocar anúncios de mídia (de display) para um nicho de mercado mais específico.

A decisão está mais uma vez nas tuas mãos. Deves analisar friamente a tua estratégia digital e averiguar se investires em publicidade paga compensa.

 

Como já deves pressentir chegámos ao último tópico.

O prometido é devido! Vamos ajudar-te a otimizar o teu Google My Business.

 

Como otimizar o Google My business?

Para otimizares as listagens deves ser consistente e levar em consideração estes fatores:

  1. Conteúdo

Só o conteúdo de qualidade, autêntico e relevante será encontrado online.

Por revelante já sabes que nos referimos à utilidade da informação, se ajuda ou não o consumidor a solucionar a dúvida ou problema que pesquisou.

  1. Escolher as keywords

Os teus clientes encontraram conteúdo associado ao teu negócio através de certos termos.

Se definires novos já sabes que têm de ser sempre ligados ao teu negócio!

  1. Avaliação do Google

Outra variável importante é a avaliação que os clientes fazem da tua empresa.

Para posicionar a tua empresa, quem sabe no primeiro lugar, o Google leva em conta as opiniões e classificação dos clientes.

Isto porque todos procuramos boas referências antes de tomar uma decisão de compra.

Acredito que quando pesquisaste pelo último restaurante a que foste viste todos os comentários.

Escolheste aquele restaurante pelos bons comentários que encontraste, que contribuíram para formar uma imagem positiva e convicta acerca do restaurante.

Com o teu negócio será exatamente igual! Através da pontuação sabes qual é a visão que os teus clientes têm da tua marca.

A satisfação dos clientes é representada visualmente: através de estrelas!

  1. Como consegues ter boas pontuações no Google?

Podes pedir diretamente aos teus clientes que deixem a sua avaliação.

Partindo do pressuposto que o teu cliente sai satisfeito da tua empresa não temos a mínima dúvida que vai tirar algum tempo, para contar a boa experiência que teve e o que mudou desde que começou a trabalhar contigo.

Não te esqueças:

  • Responde sempre a todas as avaliações, positivas e negativas;
  • A forma como respondes vai ser alvo de conversa;
  • Mantém postura firme e dá uma impressão positiva;
  • Com comentários negativos mantém a empatia e faz um pedido de desculpas em nome de toda a equipa;
  • Nunca participes numa discussão sobre a opinião de um cliente.

Agora que já sabes como otimizar o Google My Business, resta conhecer o Bónus que preparámos para ti!

 

Bónus

A grande novidade que temos para ti é o Business View.

Muitas pessoas até não desconfiam que existe!

Faz uma viagem virtual 360º pelo teu negócio. Não só ficas a entender melhor a visão geral que os outros têm de ti como, consegues reforçar a tua vantagem competitiva (USP).

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Mudaste de ideias e vais aderir ao grupo Google My business Portugal?

Não te esqueças que o Google My business deve ser integrado numa estratégia de marketing digital.

Quer estejas à frente de um pequeno negócio local, ou de uma empresa digital tudo o que precisas é de uma boa dose de ambição e, de saber investir no Google My business.

A Convergente pode ajudar-te a posicionar nos primeiros resultados de pesquisa, através da nossa estratégia de SEO!

Está na altura de escalares o teu negócio!

Vamos conversar?

E, se surgirem novas dúvidas?  A Convergente ajuda-te!

Basta-nos enviar uma mensagem pelo chat ou contactos.

 

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Até à próxima!

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Beatriz Monteiro

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com certificados em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Desde tenra idade sempre fui uma comunicadora nata! O fascínio pelo Marketing Digital surge pela evolução tecnológica associada ao novo modo como comunicamos com as pessoas.