Google My Business o que é e como funciona + Bónus

Desconfia porque é tão importante ter uma presença digital forte?

Como é que o Google My Business pode ajudar o seu negócio?

 

Depois de criar uma empresa é imperativo investir numa presença online, isto se quiser vingar no mercado competitivo atual.

Tem consciência que tudo o que está na internet representa a sua pegada digital?

As informações que publica e os dados que decide partilhar, sendo facilmente descobertos no Google podem ditar o sucesso ou o fracasso da sua empresa.

As ferramentas disponíveis no mundo digital podem ser um grande aliado para conseguir novas oportunidades de negócio.

Para tirar o melhor proveito destas ferramentas e ganhar terreno deve investir numa estratégia de marketing digital sólida!

Não há tempo a perder! Por isso, o rigor, profissionalismo e a ambição devem conduzir a gestão da sua presença online.

A sua empresa não só se torna acessível a qualquer momento, como garante uma maior visibilidade aos seus produtos e serviços.

Outro forte motivo é os seus concorrentes já estarem online e, por isso, muito à frente dos que ainda não têm qualquer estratégia e mindset digital!

Todos os profissionais que pretenderem desbravar caminho no mundo digital podem iniciar a sua jornada com a Convergente!

Como agência de marketing digital, vamos prepará-lo para todas as exigências deste universo e, explicar a importância do SEO Off Page.

Quer aprender tudo sobre o google my business? Chegou ao artigo certo!

 

Ao longo do artigo, encontrará exemplos concretos que ilustram a importância desta ferramenta para a sobrevivência de qualquer negócio.

A caminhada é longa, por isso, convido-o a instalar-se num ambiente confortável e, quem sabe, a tomar uma chávena de chá ou café.

 

Tudo a postos?

 

Quem nunca pesquisou informações sobre uma empresa?

Milhões de pessoas optam por reunir o máximo de informação possível antes de marcar uma visita ao estabelecimento ou até contratar um serviço. De certeza que também já o fez. Está recordado?

Como passamos os dias com os olhos e dedos colados nos ecrãs, grande parte dos portugueses tornaram-se consumidores moveis.

Quem nunca pesquisou um serviço antes de o comprar?

Regra geral, os consumidores antes de comprarem qualquer produto ou contratarem um serviço recorrem ao motor de busca mais conhecido, o Google!

Estamos mais propensos a comprar um produto, numa certa loja, se encontrarmos informação atualizada e credível.

Estas informações vão aprovar de certa forma a nossa compra, isto porque nenhum consumidor quer sentir que fez um mau investimento.

Todas estas necessidades justificam a importância do Google My Business!

Imagine que decidiu dar um passeio de bicicleta com os seus amigos num sábado à tarde, mas por azar teve um furo no pneu! a ponderar opções e, por sorte um dos seus amigos recorda-se da última vez que precisou de ir a uma loja de bicicletas.

Apesar de não se recordar do nome, sabe que é uma loja conhecida no bairro mais próximo. Ao pesquisar no Google, por exemplo “arranjar bicicletas porto”, eis que surge uma lista das lojas mais perto.

Sabe porquê?

Os dados do GPS que o Google recolheu servem para este revelar as soluções mais viáveis, segundo a sua localização geográfica.

Ao selecionar a loja tem acesso imediato à ficha de cliente. Como fez a sua pesquisa no telemóvel, numa questão de segundos, já sabe a morada da loja, o número de telefone e, o horário.

As imagens da loja e a pontuação de antigos clientes saltam à vista e, tornaram a sua decisão de compra muito mais fácil.

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Ficou curioso?

Conheça o objetivo do google meu negócio!

 

O que é o google My business?

Esta é uma ferramenta grátis e bastante intuitiva para todos os empreendedores que gerem a presença online no Google, incluindo na Pesquisa e no Maps.

Uma plataforma de posicionamento que, se for corretamente usada, pode alavancar o seu SEO Local!

Como conseguiu perceber através do exemplo, foi decisivo não só para a loja estar entre nos primeiros lugares da pesquisa, como para si, que a elegeu.

O Google My business é, portanto, uma plataforma que lista todas as empresas que estão no Google.

O seu principal objetivo é melhorar o ranking de pesquisa, em particular a pesquisa local.

Ao estar bem posicionada no Google, a loja consegue alcançar mais clientes e, como efeito, aumentar as oportunidades de venda.

 

Tal como a loja de bicicletas também o seu negócio pode destacar-se da concorrência.

Descubra já todos os motivos para investir nesta ferramenta!

 

Porque deve investir no google My business?

Se tem um negócio local, do que está espera para usufruir desta ferramenta?

Os grandes benefícios são:

  • Aparecer nos resultados de pesquisa de forma orgânica;
  • Recorrer à sua localização geográfica para obter uma melhor classificação as pesquisas locais;
  • Melhorar a imagem da sua empresa com o feedback e classificação de antigos clientes;

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Com a ajuda do google my business não só é encontrado com mais facilidade como, ainda pode definir o que os clientes vão visualizar ao pesquisarem a sua empresa.

Ou seja, os produtos que vão descobrir associados ao nome da sua empresa.

Pensa que as regalias acabaram? Está muito enganado!

 

Google Analytics

Outra grande vantagem que muitos não imaginam está associado ao google my business google analytics.

A junção destes dois tornados ajuda-o a fazer uma melhor leitura sobre o perfil e o comportamento do consumidor.

O business google coloca nas suas mãos um conjunto de métricas para analisar de perto a visibilidade, audiência e publicações.

Primeiro, consegue ver como e quando procuraram pelo seu negócio.

Quais foram as keywords que tiveram maior destaque nessas pesquisas, além de saber quantos destes ligaram para a sua empresa e, os que decidiram visitar o seu website.

Recorda-se da loja de bicicletas?

Em vez de ter ligado para a loja a explicar o problema, podia ter optado por clicar no website para procurar dicas úteis no blog. Assim, conseguia identificar a causa da avaria.

 

Na audiência, como deve supor, encontra os dados demográficos das pessoas que efetuaram a pesquisa.

Já nas publicações, tem acesso ao feedback que os clientes deixaram, como a quantidade de vezes que foram partilhados.

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Agora que já acredita no potencial desta plataforma, é altura de descodificar de uma vez por todas como funciona!

 

Como funciona o Google My business?

Para obtermos bons resultados com este investimento deve tornar a ficha do seu negócio o mais atraente e relevante possível!

Por isso, é imprescindível colocar toda a informação para que não restem dúvidas sobre o seu negócio.

Sabe quais são os fatores que o SEO leva em conta?

A resposta é simples: a introdução do negócio, a categoria e as fotos.

Vamos seguir a ordem?

 

  1. Introdução

 

Conte a história do seu negócio através de uma frase.

Seja claro e direto ao ponto: escolha as keywords que representam o seu negócio.

Se colocar por exemplo “arranjo bicicletas” não vai muito longe! Opte antes por “arranjo todo o tipo de avarias de bicicleta na cidade do Porto”.

 

  1. Categorias google my business

 

Definir a categoria é outro passo imprescindível para ter um perfil completo!

Se o seu negócio tem várias áreas de atuação, recomendamos que escolha mais de uma categoria.

Dica: Seja rigoroso!  O Google é o motor de pesquisa muito perspicaz e, gosta de enviar sugestões a potenciais clientes, com base nas informações fornecidas por si sobre o seu negócio.

 

  1. Fotografias

O conteúdo visual é o que capta mais a atenção. Só tem de jogar este facto a seu favor!

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Para além do mais, as fotos do prédio, do interior da empresa e da sua equipa pesam muito na hora de convencer um potencial cliente a conhecê-lo pessoalmente!

Tenha a preocupação de atualizar as fotos e, de adicionar uma descrição em cada uma. Assim, quando alguém o encontrar não tem dúvidas sobre o que se trata!

 

Se seguir todas estas dicas soma todos os critérios para ser encontrado neste motor de pesquisa.

 

Depois de saber tudo isto, está pronto para criar a sua conta no google my business.

Vai ver que é muito simples!

 

Como criar conta google My business?

Para criar a sua conta no google My business basta ir ao endereço https://www.google.com/intl/pt-PT_pt/business/ e clicar no botão azul que diz “Gerir Agora”.

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Se já tiver um endereço de email do Gmail só tem de fazer login com os dados de email.

Depois disto, pode começar a aventurar-se pela plataforma!

Mas, para apimentar esta aventura deve ser capaz de gerir todos os dados da sua empresa!

Vamos à prática?

 

O que é capaz de gerir com o Google My business?

Está a lidar com uma grande ferramenta de gestão!

Se bem está recordado os consumidores no mundo digital são cada vez mais exigentes e, estão constantemente a alterar a forma como pesquisam.

Como tal, recomendamos que acompanhe as métricas que já teve oportunidade de conhecer e, atualize as informações do seu negócio local!

Sem mais demoras, apresentamos o mar de possibilidades desta plataforma!

Pode gerir:

  • Nome e a apresentação do seu negócio;
  • Horários de atendimento e todas as especificações técnicas;
  • Informações de contacto como telefone, email e website;
  • Fotografias da sua empresa;
  • Endereço de localização da sua empresa;
  • Responder ao feedback e classificação dos seus clientes;
  • Atualizações de perfil como alertas de promoções ou alterações;

 

Sem estas informações, o Google não vai certamente marcar a sua empresa como credível!

Para além de tudo isto, deve saber que tipo de serviços são complementares a esta plataforma.

Com tanta informação, não queremos de modo algum que se esqueça do Bónus que preparámos para si!

Continue connosco!

 

Quais são os serviços google?

Fica a saber que o Google My business tem recursos premium.

Como diz o célebre ditado “Quem não arrisca, não petisca!”. Pode ser um investimento extra para explorar todas os segredos desta plataforma.

Agora vamos conversar sobre outro serviço, que combinado com o google My business, pode gerar um impacto surpreendente!

Tem alguma ideia?

Chama-se Google AdWords e, ajuda-o a colocar anúncios de mídia (de display) para um nicho de mercado mais específico.

A decisão está mais uma vez nas suas mãos. Deve analisar friamente a sua estratégia digital e averiguar se investir em publicidade paga compensa.

 

Como já deve pressentir chegámos ao último tópico.

O prometido é devido! Vamos ajudá-lo a otimizar o Google My Business.

 

Como otimizar o Google My business?

Para otimizar as listagens deve ser consistente e levar em consideração estes fatores:

  1. Conteúdo

Só o conteúdo de qualidade, autêntico e relevante será encontrado online.

Por revelante já sabe que nos referimos à utilidade da informação, se ajuda ou não o consumidor a solucionar a dúvida ou problema que pesquisou.

  1. Escolha as keywords

Os seus clientes encontraram conteúdo associado ao seu negócio através de certos termos.

Se definir novos já sabe que têm de ser sempre ligados ao seu negócio!

  1. Avaliação do Google

Outra variável importante é a avaliação que os clientes fazem da sua empresa.

Para posicionar a sua empresa, quem sabe no primeiro lugar, o Google leva em conta as opiniões e classificação dos clientes.

Isto porque todos procuramos boas referências antes de tomar uma decisão de compra.

Acredito que quando pesquisou pelo último restaurante a que foi viu todos os comentários.

Escolheu aquele restaurante pelos bons comentários que encontrou, que contribuíram para formar uma imagem positiva e convicta acerca do restaurante.

Com o seu negócio será exatamente igual! Através da pontuação sabe qual é a visão que os seus clientes têm da sua marca.

A satisfação dos clientes é representada visualmente: através de estrelas!

  1. Como consegue ter boas pontuações no Google?

Pode pedir diretamente aos seus clientes que deixem a sua avaliação.

Partindo do pressuposto que o seu cliente sai satisfeito da sua empresa não temos a mínima dúvida que vai tirar algum tempo, para contar a boa experiência que teve e o que mudou desde que começou a trabalhar consigo.

Não se esqueça:

  • Responda sempre a todas as avaliações, positivas e negativas;
  • A forma como responde vai ser alvo de conversa;
  • Mantenha postura firme e dê uma impressão positiva;
  • Com comentários negativos mantenha a empatia e faça um pedido de desculpas em nome de toda a equipa;
  • Nunca participe numa discussão sobre a opinião de um cliente.

Agora que já sabe como otimizar o Google My Business, resta conhecer o Bónus que preparámos para si!

 

Bónus

A grande novidade que temos para si é o Business View.

Este serviço é muito recente. Como tal, muitas pessoas não desconfiam que existe!

Faça uma viagem virtual 360º pelo seu negócio. Não só fica a entender melhor a visão geral que os outros têm de si como, consegue reforçar a sua vantagem competitiva (USP).

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Mudou de ideias e vai aderir ao grupo Google My business Portugal?

Não se esqueça que o Google My business deve ser integrado numa estratégia de marketing digital.

Quer esteja à frente de um pequeno negócio local, ou de uma empresa digital tudo o que precisa é de uma boa dose de ambição e, de saber investir no Google My business.

A Convergente pode ajudá-lo a posicionar-se nos primeiros resultados de pesquisa, através da nossa estratégia de SEO!

Está na altura de escalar o seu negócio!

Vamos conversar?

E, se surgirem novas dúvidas?  A Convergente ajuda-o!

Basta-nos enviar uma mensagem pelo chat ou contactos.

 

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Até à próxima!

 

 

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Beatriz Monteiro

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com certificados em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Desde tenra idade sempre fui uma comunicadora nata! O fascínio pelo Marketing Digital surge pela evolução tecnológica associada ao novo modo como comunicamos com as pessoas.

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