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Gestor de Redes Sociais: descubra porque deve contratar um

Qual é o papel das redes sociais no reforço da presença online para o seu negócio? Porque razão necessita de um Gestor de Redes Sociais ou Community Manager?

Já parou para pensar na liberdade que o Mundo Digital nos dá? Seja num blog ou nas comunidades digitais, hoje todos podemos ter um papel ativo e crítico na sociedade.

81% dos consumidores seguem marcas nas redes sociais para obterem mais informação sobre os produtos e, validarem as suas opiniões antes da decisão de compra.

As redes sociais são o destino predileto para pequenas e grandes empresas que ambicionem diferenciar-se da concorrência e, dar a conhecer a sua marca a potencias clientes.

Para além de poder dar a conhecer a sua marca a um público muito maior e segmentado, as social media são também a melhor ferramenta para direcionar tráfego para o site da sua empresa!

Tudo isto está conectado com a experiência do consumidor. A relação que cria com o consumidor é tão importante como o serviço ou produto que oferece.

Por isso é que uma presença digital consistente e estratégica é a peça fundamental para o posicionamento de uma marca.

É uma exigência estar presente nas redes sociais? Já o deixou de ser, é uma necessidade!

Mas, se todos podemos ser produtores de conteúdo, qual é a necessidade de contratar um gestor de redes sociais?

É assim que muitas publicações nas redes sociais geram ondas virais negativas contra as marcas e, acredite que a última coisa que precisa neste momento é de passar por uma crise de comunicação.

Graças aos novos paradigmas da presença digital uma nova força surgiu: os gestores de redes sociais! Peritos na análise de audiências, nos melhores horários de publicação e, mestres na criação de conteúdos relevantes.

A desconsideração por este cargo é cada vez mais uma realidade que a Convergente, agência Digital, quer alterar!

Já entrevistamos N empreendedores que não faziam a mínima ideia o faz um gestor de redes sociais e, decidimos que estava na altura de aclararmos estas dúvidas.

Mas antes disso, é importante reforçamos a importância dos social media marketing.

Vamos em frente?

 

Qual é a urgência de estar nas redes sociais?

As possibilidades são infinitas quando falamos de redes sociais!

É muito difícil encontrar uma marca que tenha ganho mais popularidade sem estar nas redes sociais.

São canais de comunicação extremamente eficazes para promover produtos, divulgar a missão de uma marca e, sobretudo, a melhor forma de estas se aproximarem dos consumidores.

Nas redes sociais, a sua marca poderá interagir de forma mais personalizada, direta e, em tempo real com os consumidores, seja através de comentários, de mensagens privadas ou de passatempos.

É ainda uma excelente ferramenta para conhecer a fundo a sua persona, o conteúdo que mais lhe interessa, as suas necessidades e dores.

Como estas informações é que será possível criar conteúdo que vá ao encontro destas necessidades e, que se assuma como solução ideal.

O mais recente estudo da Marktest revela que os portugueses passam, em média, 93 minutos por dia nas redes sociais.

Além disto, 57% dos portugueses utiliza redes sociais para seguir empresas ou marcas, sendo as favoritas:

  • Facebook (90% segue marcas através desta rede);
  • Instagram (38%);
  • Youtube (11%);

 

Ainda que o Facebook continue a ser a plataforma de rede social mais popular do mundo, contando neste preciso momento com mais de 1 bilião de utilizadores ativos, há outras redes sociais que dão que falar, como o LinkedIn, TikTok, Pinterest, Twitter e o Snapchat.

O custo de uma estratégia de redes sociais não se compara a um anúncio televisivo ou à rádio, é muito mais reduzido!

O simples facto de grande parte dos consumidores recorrem às redes socias para reunir referências antes de fazer uma compra diz tudo! Não estando nas redes sociais, onde o seu público está, já é um grande entrave para muitos avançarem com a compra.

Mas não é só estar nas redes sociais: é necessário delinear um plano estratégico, objetivos muito bem definidos, consistência e, acima de tudo, identificar a sua persona e, em que redes socias está presente.

Só faz sentido estar nas redes sociais onde a sua persona está!

Se quiser saber mais sobre a persona temos um artigo muito útil para ler no final deste artigo: o que é uma buyer persona – e porque é tão importante?

Felizmente, existe um perfil no mercado com todas estas respostas: o Gestor de Redes Sociais.

Vai mudar de opinião depois de conhecer a lista de tarefas que competem a um gestor de Redes sociais.

 

Quais são as tarefas de um Gestor de Redes Sociais?

Ao contrário do que se inventa por aí, a pessoa que fica responsável pela gestão das redes sociais num departamento de comunicação/marketing é a voz online da empresa e do produto!

Não é nenhum cliché, é necessário ter um perfil adequado para estar à frente das redes sociais e, nem todos o têm.

Este gestor está capacitado para fidelizar o seu público-alvo, criar um espírito de comunidade e, angariar novos clientes para o seu negócio.

Ainda que muitos pensem que basta ser extrovertido e contar umas piadas, a verdade é que estas pessoas trabalham com objetivos, metas e planeamentos rígidos.

As funções do Gestor de Redes Socias podem ir desde:

  • Gestão, criação e publicação de conteúdos relevantes, genuínos e de qualidade;
  • Programar a publicação regular e saber quando divulgar conteúdos através de anúncios;
  • Implementar calendários editoriais para a gestão dos conteúdos e planear campanhas de marketing frutíferas para objetivos específicos;
  • Saber como integrar todos os canais de marketing (redes sociais, SEO, marketing de conteúdo, e-mail, material impresso e marketing digital);
  • Gerir e monitorizar todas as campanhas nas redes sociais (Facebook e Instagram Ads, por exemplo).

 

Se quisermos ser mais minuciosos:

  1. Definem a melhor rede social para cada negócio;
  2. Definem o tom e as personas;

Com tom referimo-nos ao estilo da linguagem e à abordagem de comunicação – formal ou informal? Que valores vai comunicar?

Repare que mesmo conhecendo a área de negócio e o produto, não vai muito longe se não conhecer a persona do seu negócio: o conteúdo pode ser muito bom, mas terá 0 impacto!

 

  1. Voz online da empresa;

Imagine que um potencial cliente está a navegar no feed de notícias do Instagram e se depara com produtos que lhe chamam à atenção. É mais provável que fique interessado na compra se encontrar conteúdo relevante, atualizado e, uma interação constante entre a marca e a comunidade.

Tudo isto lhe dá mais segurança na decisão de compra, não concorda?

 

  1. Responde a comentários nas redes sociais gerando conexões e empatia

Estes profissionais sabem como tornar as redes socias em canais de sucesso e, não em autênticas dores de cabeça!

Responder a comentários é mais desafiante do que imagina! Mesmo num passatempo em que a comunicação tenha sido exímia, existe sempre a possibilidade de se desencadear uma mega discussão acesa entre os utilizadores.

Nestas situações, as marcas estão envolvidas dos pés à cabeça e, sabem que qualquer comentário impulsivo pode gerar uma reação contra ela.

Como previne uma crise de imagem?

Os Gestores de Redes Sociais são as pessoas indicadas para ajudar, responder, esclarecer e, sobretudo, apagar potencias “fogos” e, melhorar a reputação da marca junto do seu público.

  1. Criar bom conteúdo para cada rede social

Sendo a atenção o produto mais disputado atualmente, não é qualquer conteúdo que vai prender a atenção, entreter e passar a mensagem em poucos segundos.

  1. Estar atento a todas as novidades do mercado

Este gestor tem de possuir muitos conhecimentos em várias áreas para ser capaz de criar conteúdo útil e envolvente. Longas horas de pesquisas devem ser feitas. Será que pode dispensar algum dos seus funcionários para este feito?

O algoritmo de pesquisa está sempre a mudar, o que hoje é tendência e ordem do dia, amanhã ou depois deixará de ser!

  1. Saiba quando e onde arriscar com novas ideias no online

Deve ser criativo, disposto a arriscar e a fazer algo novo. O mundo online não é uma ciência: hoje tem uma ideia brilhante que funciona, mas em poucos meses essa mesma ideia pode deixar de gerar resultados.

Volto a perguntar-lhe: Será que qualquer pessoa ativa nas redes socias dará conta destes recados?

Agora já percebe onde queremos chegar quando batalhamos na importância do Gestor de Redes Sociais?

Digo-lhe mais: Quem não está online, não existe! Isto é cada vez mais percetível nas marcas que não investem numa estratégia de redes sociais e otimização dos motores de pesquisa!

Já criámos inúmeras estratégias digitais para empresas dos mais diversos segmentos de mercado, ajudando-as a catapultar a visibilidade do negócio e as vendas.

Se aceitar a nossa ajuda, podemos criar o melhor plano de Marketing Digital para a sua marca começar já hoje a tirar o melhor proveito da sua presença online.

Vai dar o primeiro passo?

Do que está à espera para aumentar a visibilidade do seu negócio online? Vamos crescer juntos?

 

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Até à próxima!

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Beatriz Monteiro

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com certificados em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Desde tenra idade sempre fui uma comunicadora nata! O fascínio pelo Marketing Digital surge pela evolução tecnológica associada ao novo modo como comunicamos com as pessoas.