
Facebook ads descubra como dominar esta ferramenta
O Facebook é a maior rede social do mundo e, continua a crescer.
Ao escolher este artigo, acabou de iniciar a sua viagem pelo digital com a Convergente.
Como qualquer estratégia de marketing digital, mais cedo ou mais tarde, iríamos chegar ao Facebook Ads!
A maior vantagem desta rede é sem dúvidas: potencial de segmentação para anúncios.
Como agência digital, constatámos que a maioria das pessoas desconhece os mecanismos e as funcionalidades desta ferramenta.
Se tem um negócio digital nunca subestimou a importância de criar conteúdos relevantes para a persona, certo?
Deve ter o mesmo raciocínio para o Facebook Ads! É verdade que com esta ferramenta, as suas publicações alcançam um maior número de pessoas.
O ponto de partida é a pergunta: “o que fizeram de diferente as empresas que tiveram um bom retorno com os anúncios do Facebook?”
Para o ajudar a responder a esta e, muitas outras questões, vamos prepará-lo para que, no final deste artigo, esteja apto a criar anúncios eficientes, aumentar conversões e gerar bons resultados com os seus investimentos no Facebook.
Vamos em frente?
O que é Facebook ads?
Antes de mais, deve saber que cerca de ¼ das pessoas do nosso planeta têm um perfil ativo no Facebook.
O primeiro motivo para estar nesta rede social! São inúmeras as empresas que apostam nas campanhas Facebook ads para divulgar marcas e produtos.
Mas é crucial que perceba que a estratégia Facebook ads está integrada na estratégia de marketing digital, representada pelo Google Ads, SEO, e-mail marketing, entre muitos outros.
Conheça as 2 formas de alcance: o tráfego orgânico gratuito e, o tráfego pago.
A publicidade paga permite-lhe alcançar o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que procuram ativamente os seus produtos e serviços.
Assim, ao eleger as palavras-chave relacionadas à sua marca, as pessoas certas visualizam os seus anúncios.
Não refira o termo Facebook ads em vão: está a referir-se ao sistema de mídia paga do Facebook que, por sinal, tem uma extensa panóplia de formatos de anúncios possíveis.
Quer descobrir como anunciar no Facebook ads?
Encontre algumas pistas no tópico seguinte!
Facebook ads como funciona?
Primeiro, para construir uma estratégia para o Facebook ads temos de definir os objetivos!
Estes podem ser: campanhas de notoriedade, interação, tráfego a vendas.
Notoriedade:
- Divulga a sua marca às pessoas que têm interesse;
Interação:
- Mais interação nas publicações, desde gostos, respostas a eventos a comentários;
Tráfego:
- Incentiva a visita ao seu estabelecimento físico.
Em segundo lugar, deve definir o público que deseja atingir!
Ficará estupefacto com o grau de segmentação do Facebook ads! Não só é possível segmentar por localização, idade, género, como por interesses.
Interesses como: amantes de desporto, quem gosta de animais, quem tem um iPad.
Já acredita no poder da segmentação?
Confira agora algumas dicas:
- Campanhas de publicidade bem-sucedidas implicam segmentação correta e, em particular, a publicidade de retargeting, de controlo de conversão ou de captação de leads;
- Acompanhe as métricas, para discernir o que está ou não a resultar e, reajustar a estratégia.
- O algoritmo do Facebook dita as regras: conteúdo relevante, interação autêntica (o conteúdo é o foco de atenção e interação!)
- Aposte no Facebook vídeo ads. Este formato retém a atenção dos utilizadores (vídeos curtos e estimulantes).
- Crie 3 variações de anúncios (altere a imagem, o título ou o texto): descobrirá o anúncio mais eficiente.
Facebook Ads manager
Há 2 formas de anunciar no Facebook: promover o conteúdo diretamente na app ou o gestor de anúncios.
Perceba as diferenças:
Promover conteúdo:
- Rápido, mas não pode editar;
- Promover para os feeds do Facebook ou Instagram;
- Configurações básicas: alcança os seus seguidores mais facilmente;
Gestor de anúncios:
- Configurações avançadas (programação, catálogo, públicos);
- Permite editar anúncios;
- Anúncios não surgem na cronologia. Em algumas campanhas pode criar anúncios com conteúdos publicados;
- Mais locais de publicação dos anúncios.
Também pode aplicar a publicidade retargeting ao Facebook ads!
O Facebook intitula-a de “públicos personalizados”, por direcionar os anúncios para as pessoas que já interagiram com o seu site, mas por algum motivo saíram.
Estes anúncios vão relembrar esses utilizadores de efetivar uma compra, por exemplo.
O Pixel é outro segredo do Facebook: permite não só analisar o comportamento dos utilizadores, como:
- Medir conversões;
- Otimizar anúncios para os utilizadores com maior probabilidade de realizar certas ações (compra, mensagem, clique ou interação);
- Recolher mais informações sobre a forma como interagem no seu site.
Orçamento
Pode escolher se quer ser cobrado por CPC (quando clicam no anúncio) ou por CPM (custo por impressão/visualizações).
Perceba agora porque é que cada vez mais empreendedores estão a apostar no potencial do Facebook Ads!
Porque deve anunciar no facebook ads?
Confira os 4 motivos:
- Ser encontrado pelas pessoas certas;
- Segmentar o público-alvo;
- Destacar a marca da concorrência.
O que não estava á espera era de encontrar um bónus no final do artigo!
Bónus
Facebook ads para afiliados diz-lhe alguma coisa?
Se já tem um programa de afiliados, mas ainda não tem uma lista de contactos para alavancar o seu investimento, sugerimos que comece a criar anúncios patrocinados pelo Facebook ads. Assim, consegue levar os seus utilizadores para uma das páginas do seu site (as famosas landing page!)
A Convergente pode ajudá-lo a criar uma landing page e, a construir uma boa estratégia para qualquer rede social.
Comece ainda hoje a planear o crescimento do seu negócio!
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Até à próxima!
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