Encurtador de URL o que é e quais os melhores do mercado

Encurtador de URL: o que é e quais os melhores do mercado!

O encurtador de URL é, definitivamente, uma das estratégias mais subestimadas do Marketing Digital. A sua funcionalidade, no entanto, vai muito além do fator estético dos links: trata-se de uma ferramenta crucial para monitorar o alcance e o resultado das suas estratégias online.

O que é o encurtador de URL?

Alguma vez já tentou compartilhar um link nas redes sociais, por e-mail ou até enviá-lo diretamente para um prospect e se deparou com algo grande, visualmente poluído e pouco atraente? É exatamente isso que o encurtador de URL tenta (e consegue) resolver. Essa é a sua principal função, ele reduz o URL.

Encurtador de link nada mais é do que uma ferramenta que pega num link longo e o transforma em algo mais curto e personalizado. Deste modo, em vez de um amontoado de letras, números e caracteres especiais sem qualquer lógica, você pode usar algo como encurtador.com/exemplo-de-url ou qualquer coisa que faça sentido para o que está sendo publicado.

O que pode parecer um mero detalhe, na verdade aumenta significativamente a taxa de cliques, visto que o link se torna mais agradável, passando maior confiança aos utilizadores. Além disso, com o link encurtado é mais simples saber exatamente do que se trata o conteúdo daquele link.

E por que os encurtadores de links se tornaram tão populares? Na era da Internet tudo é rápido e dinâmico. Redes sociais, como o Twitter, por exemplo, com número limitado de caracteres e a preferência dos utilizadores por textos curtos e de fácil leitura fez surgir a necessidade de links que seguissem os mesmos critérios. Assim, desde 2002 os encurtadores se popularizaram e tornaram mais simples o compartilhamento de links.

Para uma agência de marketing digital esta é uma ferramenta essencial para o melhor desenvolvimento dos projetos na rede, principalmente para a otimização de sites, no que diz respeito às suas URLs.

Quais são as vantagens e desvantagens desta ferramenta?

Não há dúvidas quanto ao encurtador de URL ser uma ferramenta extremamente útil na era digital. No entanto, assim como qualquer outra, existem prós e contras que devem ser levados em consideração na hora de definir a sua estratégia. Confira:

Vantagens

  • Links mais atrativos: um link curto, simples e limpo é muito mais atrativo e, consequentemente, resultando em mais cliques.
  • Análise de resultados: o encurtador de url torna possível rastrear todo o tráfego por ele gerado, como número de cliques e localização dos utilizadores. Este fator é de suma importância na análise dos resultados e na tomada de decisões estratégicas.
  • Personalização: muito mais do que os tornar curtos, os encurtadores de URL permitem personalizar os links como desejar, deixando-os mais fiéis ao conteúdo e com a marca da empresa.

Desvantagens

  • Ponte para fraudes: o fato de personalizar os links como desejar dá margem para que hackers e cibercriminosos mascarem links maliciosos, atraindo cliques sem que o utilizador perceba.
  • Link inoperante: se o encurtador de URL deixar de funcionar, o link criado também deixará. Portanto, além de escolher uma plataforma confiável é importante testar periodicamente o funcionamento dessas ferramentas. Acredite, a possibilidade de um encurtador de URL deixar de existir não é tão remota assim. Recentemente, em março de 2019, o Goo.gl, que era um dos favoritos da web, foi completamente desativado. Portanto, é sempre bom ter mais de uma opção de encurtador em mente para casos como este.

Conheça os melhores encurtadores de URL

Existem muitos encurtadores de URL por aí, cada um com uma ampla variedade de recursos. Veja alguns dos mais populares e saiba como escolher de acordo com as suas necessidades:

Bitly

O Bitly é um dos encurtadores de URL mais populares. Parte disso se deve ao fato de ser extremamente simples de utilizar e, principalmente, ter uma grande quantidade de links disponíveis para as contas gratuitas.

Nesta ferramenta qualquer pessoa pode utilizar o encurtador de links anonimamente para criar quantos links curtos quiser. A conta gratuita permite criar e rastrear até 500 URLs de marca e 10.000 links sem marca. Isso inclui a capacidade de monitorar quantos cliques os seus URLs encurtados recebem, o local do clique e as suas principais referências.

As contas premium e empresariais também estão disponíveis e começam nos 500 dólares por mês. Isso permite criar links ilimitados e aceder a relatórios analíticos mais detalhados.

Tinyurl

A Tinyurl é outra excelente ferramenta encurtadora de links. Ela foi uma das primeiras a serem criadas e pouca coisa mudou desde então. Por isso, se procura uma alternativa completa, moderna e cheia de recursos, esta não é a opção ideal. Por outro lado, se tudo o que precisa é encurtar links de forma prática e rápida, o Tinyurl pode ser extremamente útil.

Ele também oferece a possibilidade de personalizar os últimos caracteres do link, deixando-o mais fiel à sua marca e ao conteúdo. Ademais, a ferramenta é totalmente gratuita e não exige registo.

IS.GD

O IS.GD é outro encurtador de URL útil se procura uma ferramenta rápida para ajudá-lo a diminuir seu link. Tudo o que precisa fazer é inserir o URL no espaço especificado e clicar no botão “encurtar”.

Também pode verificar as estatísticas do seu link visualizando a sua página com o recurso de visualização. Os links são permanentes depois de criados para que não precise se preocupar com o desaparecimento deles. Outra vantagem é que pode personalizar os links no final para torná-los exclusivos para representar a sua marca ou identidade.

Além de ajudá-lo a reduzir os seus links, esta ferramenta tem a capacidade de criar um código QR, que pode ser adicionado aos seus cartões de visita ou anúncios, para que os interessados ​​também possam aceder aos seus links dessa maneira. O melhor de tudo é que esta ferramenta é totalmente gratuita!

Rebrandly

O Rebrandly é um encurtador de URL focado na personalização e criação de URLs curtos.  Mas, mais do que isso, ele permite configurar novos domínios ou utilizar um domínio já existente em poucos minutos, ajudando na construção da autoridade da marca através de URLs curtos.

O seu plano gratuito permite criar e rastrear até 1.000 links, usando até cinco domínios personalizados. Para adicionar membros da equipe e outros extras, as contas premium começam com 29 dólares por mês. A ferramenta também permite criar QR Codes para facilitar a leitura e redireccionamento para os links criados.

ClickMeter

Se gere uma grande empresa e precisa de uma solução completa para a criação de links e acompanhamento de tráfego, o ClickMeter é uma das melhores alternativas. Isto porque, além do encurtamento e da personalização de links, este encurtador de links permite acompanhar inclusive a taxa de conversão e compartilhamento, algo que poucos encurtadores oferecem.

Os planos da Clickmeter inicia nos 29 dólares por mês para o plano médio e pode chegar a 349 dólares para o plano máximo.

Agora que já sabe um pouco mais sobre como encurtar links, as suas vantagens e desvantagens, bem como quais as principais opções de encurtadores de URL no mercado atual. Escolha aquela que atende às suas necessidades e melhore os seus resultados digitais.

Se procura aumentar o seu tráfego no site ou melhorar exponencialmente o SEO do mesmo, convidamos a descarregar o nosso ebook de SEO que o vai ajudar garantidamente a chegar ao topo do Google através da descoberta de técnicas de SEO e como as implementar no seu projeto.

Bitly, como encurtar link, criação de URLs, encurtador, encurtador de link, encurtador de links, encurtador de url, encurtador de url personalizado, encurtador link, encurtador url, encurtadores de link, encurtadores de links, encurtadores de URL, encurtar link, encurtar links, encurtar url, reduzir url, Tinyurl, url, URLs curtos, URLs encurtados

Os nossos clientes


© Copyright 2019, Convergente. Todos os direitos reservados.