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O Guia definitivo para dominar o ecommerce

Será que sabe tudo sobre ecommerce?

Com a chegada de novas formas de consumo, os consumidores tornaram-se mais exigentes e, o mercado sentiu necessidade de se reinventar.

Se há traço que caracteriza a sociedade atual é o imediatismo! Basta um clique para aceder a qualquer produto à distância, quer seja no conforto da sua casa, no trabalho ou numa esplanada.

É verdade que nos tornamos mais impacientes, mas por outro passámos a ser mais cautelosos no processo de compra.

Só para nos certificarmos de uma boa compra: pesquisamos, lemos críticas, pedimos opiniões e, procuramos reviews no Youtube!

Quando finalmente recebemos o produto, o primeiro impulso é partilhar a nossa opinião e experiência com a comunidade digital.

As vendas online dispararam e, foram gradualmente revolucionando todos os setores de negócio, mesmo os mais tradicionais.

Portugal tem um futuro promissor no e-commerce: o preço foi o driver para a maioria dos portugueses aderirem em força às compras online.

O smartphone que os acompanha para todo o lado, para além de ser uma ferramenta de trabalho indispensável, comanda hoje todas as operações digitais!

É através dele que pesquisamos, recebemos notificações, realizamos o pagamento e, combinamos o dia e a hora de entrega.

ecommerce comprar online mobile

Ideias em mente não faltam, mas muitos empreendedores estão reticentes quanto à segurança dos seus dados.

A nossa agência digital apercebeu-se da quantidade de empresas ambiciosas que querem lançar-se no ecommerce.

O grande impasse é desconhecerem os requisitos mínimos para começar!

Há sim uma série de fatores que contribuem para alavancar as vendas online.

O Checklist faz toda a diferença no planeamento e lançamento do seu projeto ecommerce.

É a pensar nos desafios e competências de gestão ecommerce, que a Convergente vai ajudá-lo a atingir as suas metas!

Para além disto, vamos conversar sobre as vantagens, desvantagens e, o futuro do ecommerce em Portugal.

Ao longo do artigo vai encontrar exemplos e, boas dicas para criar uma loja virtual bem-sucedida.

Temos uma longa caminha pela frente e, quanto mais rápido assimilar estes conhecimentos, mais rápido estará a meter as mãos na massa!

Vamos começar?

 

O que é ecommerce e para que serve?

E-commerce ou comércio eletrónico é o nome dado aos negócios que efetuam o processo de compra e venda na internet.

ecommerce negocios onlineVai muito além do desenvolvimento de um website: ocupa-se de todas as transações comerciais, desde a definição do produto, a finalização do pedido, pagamento até à recolha do mesmo.

Desta forma, digitaliza a venda e o atendimento ao consumidor, sendo a única etapa no mundo físico a logística de entrega.

Além de atuar no processo de compra, está orientado para a divulgação e promoção de produtos e serviços, através do marketing digital!

A conveniência é justamente um dos grandes benefícios do comércio eletrónico.

Ter uma loja que não fecha é excelente para os clientes, que podem comprar produtos no horário mais compatível.

Acha que as regalias já acabaram? Confira, a seguir, o que uma loja online pode fazer pelo seu negócio!

 

Quais são as vantagens e desvantagens de ter um ecommerce?

Já parou para pensar o que faz o consumidor preferir compras online?

Vamos agora analisar os 6 benefícios, do ponto de vista do consumidor e, das marcas que aderem ao ecommerce!

Preço 

Investir num ecommerce é muito mais rentável do que manter uma loja física!

Se optar por vender online, procurar um imóvel e pagar um aluguer deixam de ser um problema.

Não terá despesas com a limpeza, comissões para o staff, nem com a decoração.

Já os consumidores são atraídos pela acessibilidade dos preços, em comparação com as lojas físicas.

Informações mais detalhadas sobre os produtos

Nas lojas online, o consumidor encontra todas as informações sobre os produtos, desde a marca, o modelo, tamanho ao peso.

As fotos, vídeos explicativos e avaliações de outros clientes contribuem e muito para que as decisões de compra sejam mais conscientes e rápidas.

Consumidores satisfeitos e informados depressa se convertem em clientes!

E, o seu negócio cresce com avaliações positivas e, especialmente com as negativas.

Boas avaliações aumentam a credibilidade da sua marca, ao passo que às negativas ajudam-no a reestruturar e melhorar a experiência de compra de futuros clientes.

É assim que aumenta as vendas e, o posicionamento da sua marca.

Acesso e conveniência

Seria impensável um estabelecimento físico funcionar fora do horário comercial, ao ter de repor todas as horas extras aos colaboradores.

Já as lojas online ficam acessíveis 24/7 sem custos adicionais!

Ou seja, proporcionam uma maior liberdade de acesso aos consumidores e, maior lucro aos vendedores.

Um clique à distância é tudo o precisam para estarem a par das promoções e novidades dos produtos.

Caso não tenham um computador à mão, podem sempre aceder a partir do telemóvel ou tablet, conforme a disponibilidade de cada um.

Alcance

As lojas online têm um grande potencial para expandir o seu negócio além-fronteiras!

Para além de possuírem características diferenciadores como: a maior diversidade de produtos, exclusividade de produtos, design da loja, facilidade de compra, métodos de pagamento ajustados a cada necessidade, mais interação e divulgação social.

Relatórios

Fica mais fácil mensurar os resultados e, acompanhar com mais precisão o número de vendas e receitas mensais, além de poder estudar o perfil e comportamento dos seus clientes.

Ao identificar as campanhas mais e menos eficientes, vai a tempo de ajustar a estratégia de marketing digital e, aumentar a taxa de conversão!

Pesquisas comparativas

Como se não fosse suficiente, os clientes têm agora a facilidade de comparar produtos e preços em diversas lojas!

Sabendo disto, deve praticar preços justos e, disponibilizar conteúdos de qualidade e esclarecedores, para aumentar a relevância de cada página e, a conversão.

 

Ficou entusiasmado?

Tem todo o direito! Mas, é importante manter os pés bem assentes na terra e, perceber que pelo caminho vai encontrar obstáculos.

As desvantagens do ecommerce merecem particular atenção!

Isto para inferir se vale a pena investir neste projeto e, que tipo de estratégias poderá usar para contornar essas fragilidades.

Muitos empreendedores receiam pela questão de segurança de dados!

A pegada digital da marca fica exposta a tudo e todos na Internet e, ainda há quem fique de pé atrás com os ataques cibernéticos.

Entretanto, alguns consumidores ficam insatisfeitos com o tempo de espera da entrega, que resolvem com uma rápida deslocação à loja.

 

Deve deixar bem claro os objetivos que deseja alcançar a curto e longo prazo.

Este passo é crucial nas decisões irá tomar para o crescimento do seu negócio!

Para o ajudar reunimos todas as informações que deve em conta para criar o seu ecommerce.

Descubra tudo no próximo tópico!

 

Checklist Ecommerce

Plataforma ecommerce

O Shopify e o WordPress são boas opções!

O primeiro é uma solução com pagamento mensal (SaaS) e, torna todo o processo simples e profissional, com diversas funcionalidades disponíveis.

Para além do mais garante o alojamento, a segurança e a manutenção.

O WordPress é o CMS mais popular e, ainda oferece o plugin WooCommerce, para o ajudar a criar uma loja online.

Nesta ultima plataforma encontrará imensas possibilidades de personalização e, em contrapartida será mais desafiante caso não tenha conhecimentos de programação (códigos HTML)!

Magento é o nome de outra plataforma para ecommerce, orientada para projetos mais específicos e, com maior capacidade de investimento.

Para negócios pequenos o Facestore ou o Shopkit são ideais!

Para além destes existem muitas outras plataformas com soluções à medida do seu negócio.

Está com dúvidas sobre qual delas usar?

A Convergente recomenda o WordPress para quem quer construir um website e, não tem medo de se aventurar a nível de programação!

Segurança de dados

A sua loja virtual terá muita informação valiosa, logo a segurança é um aspeto que deve encarar com bastante rigor!

Estará não só a garantir que potenciais clientes introduzam os seus dados pessoais tranquilamente, como os seus próprios dados enquanto gestor.

Há procedimentos que não pode ignorar:

  1. Respeitar a legislação dos países que decidir vender;
  2. Disponibilizar uma página com a política de privacidade e, aviso de utilização de cookies;
  3. Ter um Livro de Reclamações Eletrónico;
  4. Definir prazos de livre resolução para todos os produtos;
  5. Adquirir um certificado SSL (uma espécie de cadeado no browser);
  6. Adquirir a certificação CONFIO para transmitir mais credibilidade;
  7. Escolher um alojamento de qualidade (No caso de gerar muito tráfego pode pensar em contratar um serviço chamado Content Delivery Network, para melhorar a distribuição dos conteúdos)
  8. Criar uma password forte e definir um limite de falhas de login;
  9. Adicionar uma ferramenta de monitorização (sucuri.net, wordfence ou astra)

 

Tudo isto faz parte do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados!

Métodos de pagamento

Cada país tem os seus métodos de pagamentos mais usuais.

Mas está nas suas mãos decidir que tipos de pagamento irá oferecer aos seus clientes, em função do tipo de negócio e, da quantidade de produtos disponíveis para venda.

Em Portugal é comum: referências multibanco, MB Way, PayPal, transferências bancárias e cartão de crédito!

Software de faturação

Uma vez que vai iniciar uma nova atividade comercial, há responsabilidades legais que não pode ignorar!

Sempre que possível integre fatura com a loja e, para isso deve utilizar um software certificado e compatível com a plataforma de ecommerce.

Portugal irá exigir que inicie atividade nas finanças, com o CAE adequado, para que possa vender os seus produtos.

API é o nome dado à interface de comunicação, que associa um software à internet.

O objetivo é que a sua loja e o software de faturação trabalhem em conjunto e, para isso este software precisa de ter uma API.

O InvoiceExpress é uma das soluções possíveis!

Design Responsivo e funcional

Tempo é dinheiro e, de certeza que não ficaria nada satisfeito em perder um único cliente!

É aqui que entra a preocupação em melhorar a experiência dos utilizadores ou UX.

Quer a nível de navegação, quer a nível de acesso e usabilidade, para que não encontrem dificuldades em aceder ao seu conteúdo, em diferentes dispositivos.

No início falámos da importância do smartphone no processo de compra, está recordado?

Cada vez mais as pessoas vão usar dispositivos móveis para consumir conteúdo e, o seu site, blog e loja virtual têm de estar aptos a tal!

Um carregamento lento e fontes que dificultem a legibilidade do conteúdo vão pesar e muito na decisão de regressarem à sua loja.

 

Otimização para motores de pesquisa

O SEO é imprescindível numa estratégia de marketing de conteúdo!

Os consumidores são atraídos à sua loja por saberem que tem produtos capazes de atender às suas necessidades e problemas.

O conteúdo é o grande incentivo para a conversão e, criação de uma conexão com os clientes.

Os mecanismos de pesquisa querem entregar o melhor conteúdo, no menor tempo possível e, têm alguns fatores de rankeamento em mente, para determinar os sites que vão ocupar as primeiras posições do Google.

Se ficar em posicionado consegue gerar mais tráfego para a sua loja virtual!

A Convergente sabe perfeitamente que quando se está a começar não há muita margem para contratar todos os serviços que gostaria.

Com isto em mente, preparamos o SEO on page: o Guia Definitivo, para o ajudar a otimizar o seu site!

No final deste artigo dê uma vista de olhos!

Apoio ao Cliente

Só conseguirá destacar-se ao humanizar e personalizar as funcionalidades da sua loja virtual.

Estar ativo nas redes sociais e criar um chat, com um assistente comercial em vídeo ou mensagem são bons pontos de partida!

Legislação ecommerce em Portugal

Se quer montar uma loja online, deve priorizar e cumprir todos os requisitos legais.

Fique a par dos seus direitos e deveres no programa nacional de compras eletrónico e Comissão nacional de proteção de dados.

 

Agora que já conheceu o Checklist que deve seguir, vamos partilhar consigo algumas dicas para aumentar as vendas!

Tenha sempre em mente que todas as estratégias que vamos mencionar requerem consistência e persistência.

 

Dicas para aumentar as vendas da loja virtual

  • Faça parcerias com bloggers, influencers e youtubers;
  • Crie passatempos para aumentar o desejo de aquisição dos produtos;
  • Crie campanhas onde os portes são gratuitos;
  • Faça promoções limitadas no tempo;
  • Aposte nas campanhas Google Ads: Display, Search, Google Shopping;
  • Invista em campanhas Facebook e Instagram Ads;
  • Incremente o Rich Snipnets para os clientes avaliarem os seus produtos;
  • Faça o vários testes A/B para criar mais impacto visual e conversão;
  • Use e abuse do email-marketing para atualizar os seus clientes das novidades.

 

Posto isto, vamos concluir o artigo com a nossa reflexão sobre o que o futuro poderá reservar a esta área.

Descubra como o podemos ajudar na prática!

 

Qual o futuro do e-commerce?

Acreditamos que as marcas portuguesas podem lucrar e muito com o ecommerce!

Não nos referimos meramente à possibilidade de atingir mais consumidores e a divulgação em escala dos seus produtos e serviços, mas à liberdade de estipular todo o processo de venda: logística de entrega, encomendas, faturação e, suporte técnico.

Começámos por resolver simples dúvidas online e, num abrir e fechar de olhos, muitos negócios cresceram e começaram a exportar para países estrangeiros.

A prozis é uma marca portuguesa e a prova viva de que o ecommerce é e será a vantagem competitiva das empresas.

É uma marca reconhecida internacionalmente como líder em nutrição desportiva e, há mais!

O calçado português tem dado nas vistas lá fora e, a marca portuguesa Wock soube aproveitar a boa fama para desenhar uma linha de calçado para profissionais de saúde e hotelaria.

Fica o convide para visitar a sua loja virtual!

O ecommerce é por isso mais uma área onde bons profissionais portugueses, espalhados pelo mundo, atuam!

 

Enquanto agência de marketing digital criamos soluções de design, programação e web marketing, para o ajudar a desenvolver um conteúdo relevante e otimizado para motores de pesquisa.

Somos apaixonados por aquilo que fazemos e, já ajudamos inúmeras empresas a evoluir.

O seu negócio online pode ser o próximo!

 

 

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