registar um domínio

O valor acrescido do domínio no comércio eletrónico

Vai dar o grande passo de montar um ecommerce, mas está inseguro na escolha do domínio?

Muitos desafios estão pela frente, mas arriscamos-nos a afirmar que registar um domínio é o primeiro passo, senão o mais importante, para garantir o funcionamento de toda a infraestrutura!

A ambição não é suficiente para avançar, prova disso é que muitos empreendedores ficam para trás por subestimarem a importância da escolha de um domínio e, as suas principais funções nos sites e loja online.

Não precisa de ser um expert em desenvolvimento de websites para dominar todos os fatores que compõem o sucesso de um negócio online.

Um bom domínio para a sua loja é certamente um deles!

A nossa agência de marketing digital está ciente da confusão que existe entre domínio e hospedagem e, da falta de conhecimento geral de como registar um domínio.

Vamos em frente?

 

O que é um domínio?

Escolher o domínio é crucial para construir uma identidade e presença digital, já que este funciona como um cartão de visita ao seu site!

O domínio é o componente que identifica a sua empresa na web.

registar um domínio

Podemos defini-lo como o nome de um site. Quiçá mais conhecido como endereço eletrónico ou URL.

É por isso o endereço do seu site na Internet, será o que a persona irá digitar no seu navegador após o www, para encontrar conteúdo e os produtos da sua loja virtual.

Enquanto o domínio carrega essa informação, a hospedagem do site fica encarregue de guardar os dados, arquivos, imagens e textos disponíveis no seu site e loja.

 

Para que servem os domínios?

Alguma vez se perguntou “Por que razão foram criados os domínios”?

A resposta, por mais que pareça complicada, na realidade é muito simples: Qualquer site e-commerce precisa de um endereço IP único para os clientes memorizarem com mais facilidade a localização do site.

Já imaginou o que seria decorar um número gigantesco de IP para todos os websites?

A sua função é nada mais do que facilitar a memorização do endereço do seu site.

Como é que se gere um domínio?

Ponto número 1: o IP e os domínios são únicos.

Mas isso não significa que existem dois domínios idênticos, registados e ativos!

A ICANN, é a entidade responsável pela alocação de espaço de endereços do Protocolo da Internet (IP).

É esta entidade que coordena os elementos técnicos, para se certificar que todos os utilizadores encontrem os endereços válidos e reais espalhados pela web.

A sua função é supervisionar a distribuição tanto dos identificadores técnicos, como dos nomes de domínios internacionais.

 

Como funciona o seu domínio na prática?

No exato momento em que a persona acede ao seu domínio no navegador, dá sinal ao servidores DNS (significa Domain Name System!) para localizar e traduzirem para números IP o endereço do seu site.

registar dominio dns

É desta forma que permite à persona aceder ao conteúdo do domínio, que a hospedagem do seu site armazenou daquele IP.

Registar um domínio origina na maioria das vezes grandes dores de cabeça!

Quando na realidade só precisava de observar com rigor os detalhes que formam a anatomia do seu endereço eletrónico!

A anatomia do um domínio decompõe-se da seguinte forma: nome, extensão e código do país (que é opcional!).

Vamos seguir a ordem?

 

Nome do domínio

Ou seja, a identidade da determina empresa na web é a parte do domínio que tem liberdade de escolher!

Antes de a criar deve decidir o nome que, tenha uma forte conexão com a sua empresa e, com o tipo de produtos que está a pensar vender online.

É esse nome que vai comunicar o que está disposto a vender, pelo que deve ser curto, friendly e fácil de memorizar.

A ideia é ser criativo, mas, levando sempre em consideração uma série de regras sintáticas, que está prestes a conhecer!

 

Para o ajudar, reunimos as principais regras que deve seguir:

  • Escolha um nome entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;
  • Se o domínio for nacional pode usar caracteres especiais, apesar de não ser de todo recomendado, porque nem todos os servidores de e-mail são capazes de os suportar;
  • Não há diferença entre usar letras maiúsculas a letras minúsculas, ou seja SocialCommerce.com.pt será reconhecido da mesma forma que socialcommerce.com.pt;
  • O nome do seu domínio não pode começar ou acabar por hífen.

 

 

Extensão do domínio

Também é válido ser referenciada como gTLD (Generic Top-Level Domain) ou Domínio de Primeiro Nível (DPN), a parte do domínio que identifica a categoria a qual este pertence.

As categorias são constituídas por mais de duas letras e, podem ser usadas em qualquer localidade.

É a gTLD que refere se o endereço eletrónico está direcionado para a área comercial, governo, educação e, muitas outras opções.

Por incrível que pareça existem mais de 250 domínios de primeiro nível, porém a extensão mais conhecida é (.com)!

Confira agora algumas das gTLDs que poderá encontrar:

  • gTLDs originais como: .com, .org, .net, .gov, .info;
  • novas gTLDs: .tech, .top, .space, .fun, .life, .store.

 

As novas representam setores e interesses específicos, para que o seu domínio transmita, de forma mais clara, o vai fazer pelos utilizadores.

Assim, existe uma ampla variedade de nomenclaturas a serem registadas na web.

 

Código do país

A ccTLD (Country Code Top-Level Domain) é a sigla que refere o país de origem da empresa.

Este código não é obrigatório no registo do domínio, mas fica já a saber que apesar de serem usados pelos cidadãos ou empresas que atuam no país em questão, são ainda aplicados para outros fins.

Um bom exemplo é:

(.co) que, apesar de simbolizar o código da Colômbia, é ainda empregue por muitas empresas e corporações para representar “companhia”.

Contudo, continuamos a recomendar aos nossos clientes que criem o seu próprio domínio, para garantirem exclusividade sobre o nome escolhido e, evitarem que os concorrentes caiam na tentação de registar um nome semelhante.

Como pode registar o seu domínio?

Em pouco tempo aprendeu tudo o que precisa saber sobre domínios e, acreditamos que está na hora de registar o seu próprio domínio!

Basta percorrer 4 passos. Tudo a postos?

  1. Dirija-se ao site da associação DNS.PT, agora designado .PT e insira na barra de pesquisa o nome do domínio desejado, seguido da extensão que quer registar;
  2. Verifique se o domínio está ou não disponível. Em caso positivo, basta clicar em “registar” e avançar para a próxima etapa! No caso de não estar, pesquise algumas das sugestões passíveis de registar.
  3. Insira as suas credenciais pessoais, tais como o nome completo, endereço e e-mail.
  4. De seguida, será solicitado para escolher os métodos de pagamento. Assim que estiver concluído, o nome do seu domínio fica registado na web.

Recordamos mais uma vez que o domínio, só por si, não faz um site ou uma loja online bem-sucedida!

É crucial acertar em cheio numa plataforma de hospedagem e, investir na construção de conteúdo relevante e responsivo, para garantir uma boa visibilidade orgânica!

Não esquecer da segurança do utilizador que é atualmente uma das regras fundamentais de boa conduta para o Google. Sim, estamos a falar do certificado SSL.

Não menos importante, há ainda um tema que é um TABU por desconhecimento do grande público.

Domínios expirados! Exatamente!

O que são domínios expirados?

Domínios expirados conforme o nome indica são domínios que por alguma razão não foram renovados pelo seu proprietário.

Mas, não é só isto, existe um enorme potencial por de trás de um domínio expirado que nem todos os Digital Marketeers ou mesmo Consultores de SEO conhecem.

Assim, se pensa criar ou já tem uma loja online, convidamos a descobrir um dos segredos mais poderosos de SEO off page, com a utilização de domínios expirados.

registar dominio expirado af

 

A Convergente é a solução para os seus problemas!

Das estratégias de social media marketing, SEO até à implementação de uma estratégia sólida de marketing digital.

Temos ideias frescas para potenciar o seu negócio no digital!

Interessado em trabalhar connosco?

Basta-nos enviar uma mensagem pelo chat ou contactos.

 

comprar dominio, comprar dominio pt, criar site gratis com dominio proprio, dominio, dominio gratis, dominio internet o que é, dominio o que é, dominio pt, dominio publico, domínio significado, modelo de dominio, o que é o dominio, o que é o dominio do site, o que é o dominio lan, o que é um dominio, o que é um dominio de rede, o que é um dominio de um site, o que é um domínio na internet, o que é um dominio web, onde registar dominio, onde se encontra o domínio de um website, onde se encontra principalmente o nome do domínio de um website, qual o melhor dominio para site, qual o melhor registro de dominio, quanto custa dominio de site, quanto custa um dominio .pt, registar dominio, registrar dominio