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Já é um digital influencer na sua área de negócio

Descubra como se tornar um Digital Influencer

Sabe quais são as palavras mais utilizadas no marketing do século XXI? Não é à toa que Marketing Digital e Digital Influencer são os termos mais ouvidos!

A Geração Scroll, ou melhor, a Geração X já nasceu familiarizada com todas as possibilidades da era digital.

Os jovens desta Geração estão sempre um passo à frente quando se fala de tecnologia e, são cada vez mais pragmáticos nas suas decisões de compra.

Já lá vai o tempo em que as redes sociais eram usadas exclusivamente para se conectarem com os amigos ou recuperar o contacto com antigos conhecidos.

Hoje, as redes sociais são o palco dos digital influencers e, um espaço de partilha de momentos pessoais, ideais e valores.

Os jovens procuram uma conexão com pessoas que compartilham os mesmos valores e, que possuem conhecimento sobre determinado assunto. É assim que surge a figura do digital influencer, que exerce cada vez mais poder sobre a opinião deste público-alvo.

Com a chegada da Internet tudo ficou de pernas para o ar: a forma como consumimos informações e produtos mudou drasticamente!

As tecnologias fizeram do digital um terreno fértil para o surgimento de novas profissões. A questão que se impõem é se todos podemos ser ou não influencers.

Os digital influncers são produtores de conteúdo que utilizam canais online para influenciar comportamentos na Internet e fora dela.

Youtubers, Blogueiros, Instagramers e Tiktokers vêm a sua importância crescer dia após dia depois de terem conquistado a Geração X.

Sabia que 90% destes jovens compram produtos e serviços de marcas que seguem nas mídias sociais? São dados de um estudo realizado pelo Sprout Social!

Não estará na altura de reavaliarmos o impacto do social media marketing e do Marketing de Influenciadores nas decisões de compra?

Para quem é novo no nosso Blog, a Convergente é uma agência digital que já ajudou N empresas a vingar com as suas estratégias de Marketing Digital.

Há muito tempo que queríamos abordar este tema e ajudar pequenos e grandes empreendedores a dar os primeiros passos como Digital Influencers.

Preparado?

 

Antes de começarmos a falar desta nova profissão seria interessante analisarmos a corelação que existe entre a Geração X e os Digital Influencers.

Alguma vez parou para pensar: Porquê a Geração X e, não outra qualquer?

 

Que tipo de relação a Geração X têm com os Digital Influencers?

 

O status desta relação: comprometida!

Em primeiro lugar é preciso sublinhar que nos estamos a referir a uma Geração que consegue estar presente no mundo offline tanto quanto no online.

Já estão mais que habituados a gerir várias informações ao mesmo tempo, o que os torna capazes de distribuir a atenção para diversos canais em simultâneo.

As suas maiores aspirações passam por causar impacto no mundo e, para isso, procuram todas as engenhocas virtuais para compartilharem as suas ideias.

É evidente o desejo de quererem fazer parte de algo e é a necessidade de partilhar os valores e ideias que os conecta aos influenciadores digitais.

Sabendo destas características, os influencers construem uma comunidade ativa e engajada em torno dos ideais desta Geração e, do poder que a sua voz e visibilidade ganham.

 

Afinal, o que é um Digital influencer?

Chegámos ao um ponto em que já não há forma de escapar às tecnologias, que preenchem cada vez mais a nossa rotina.

O conceito de líder de opinião escalou sem precedentes até fortalecer a figura de influencer.

Um digital influenciar é alguém capaz de influenciar o comportamento e a opinião de centenas ou milhares de pessoas do seu nicho ou setor, ao fazer-se valer do seu conhecimento especializado, autoridade ou insight sobre um assunto específico.

O Instagram é sem dúvida o principal habitat dos influencers, que criam, publicam e compartilham conteúdo relevante para a sua comunidade.

Se é um aficionado por esta rede social, desenvolvemos um artigo perfeito para si! Aprenda a ganhar seguidores no Instagram com técnicas vencedoras!

Está mais do que comprovado que 90% dos jovens confia na opinião dos influencers, que rapidamente se converteu numa ferramenta estratégica para as marcas se aproximarem do seu público-alvo.

Marketing de Influenciador é uma área de grande potencial para estas figuras influenciarem a opinião e decisões dos seus seguidores em relação a determinadas marcas, produtos e serviços.

A ascensão dos influenciadores digitais deve-se ao grande poder de influência e persuasão sobre um determinado grupo de pessoas.

 

Digital influencers: como surgiram?

Os digital influencers já davam os primeiros passos muito antes do crescimento imparável das redes sociais!

Antes eram atores, atletas, músicos, dançarinos e muitas outras celebridades que eram o rosto de diversos programas de TV e cinema.

O melhor exemplo de marketing de influência obriga-nos a recuar a 1920, quando a Coca Cola lançou um anúncio que na altura se tornou viral, ao usar a figura do Pai Natal para vender os refrigerantes.

Passou por várias alterações até surgirem redes sociais como o Orkut, Fotolog e MySpace.

Nestas redes sociais, os digital influencers já eram bastante conhecidos, mas foi no Youtube lançado em 2005 que conseguiram escalar.

2010 foi sem dúvida um ano repleto de vitórias para os influencers, que passaram a ser escolhidos a dedo para promover produtos e serviços para grandes marcas.

Pouco tempo depois foi o Facebook a ser nomeado a rede social com mais influência do mundo e, que já conta com mais de 2 biliões de utilizadores.

Os números não mentem! Segundo o Marketing Hub, esta plataforma exerce 62% de influência nas decisões de compra online e offline!

Mas, se falarmos de engajamento é o Instagram que está à frente, sendo a preferida dos influencers.

 

Como é que os Digital Influencers podem ajudar a sua marca?

Os influencers impactam dia e noite milhares de pessoas, dentro do seu nicho, com o seu estilo de vida, opiniões, hábitos e comportamentos.

Com os influencers, os produtos e serviços das marcas ganham muito mais visibilidade e reconhecimento, seja nas redes sociais, nos blogs, na televisão ou no Youtube.

Podemos ir mais longe é afirmar que a sua relevância cresce com o aumento e consumo de produtos e informações na Internet.

Ao partilharem experiências em primeira mão acerca dos novos produtos e benefícios associados aos mesmos, os consumidores passam a ter um meio de ligação à marca, de forma envolvente e inovadora.

O conteúdo dos influencers permite que as redes socias sejam usadas para maximizar o Brand awareness.

As marcas não hesitaram e já estão de olhos postos na oportunidade de estarem mais próximas dos consumidores.

As marcas procuram influencers que tenham um vínculo genuíno com o tópico da mensagem que querem transmitir, com os valores da marca e, que expressem autoridade e conhecimento do assunto.

 

Agora que já está acredita no potencial dos digital influencers é altura de conhecer os melhores caminhos para se destacar no mercado!

Vamos à prática?

 

Como ser influencer digital?

Acredita que esta é a pergunta que mais recebemos nos últimos meses?

Aqui vão algumas dicas de ouro:

 

  1. Identifique as suas paixões e os temas que domina

O ponto de partida para quem quer fazer furor como influencer é identificar os temas que domina, para se tornar numa referência e autoridade!

Para ser influencer tem de ser muito versátil e, ter a capacidade de explorar e refletir sobre diferentes temas.

Faça uma pesquisa exaustiva para perceber o que prende a atenção das pessoas do seu nicho.

Quanta mais facilidade tiver para desenvolver determinado assunto, mais genuíno será o seu conteúdo e, a sua interação com a comunidade.

 

  1. Descubra o seu nicho

Este é o passo mais desafiante, porque vai competir com inúmeros influenciadores que podem estar a começar ou que já são têm muita credibilidade.

Com a diversidade de assuntos que explodem diariamente deve ser muito cauteloso para evitar assuntos genéricos.

Para se diferenciar precisa de encontrar o seu próprio nicho, este é sem dúvida o melhor caminho para construir a sua autoridade no tema.

Crie a sua própria narrativa, seja autêntico e procure a sua especialidade, para que a interação com o público seja sempre espontânea.

Só porque as reviews são o conteúdo mais consumido no Youtube não quer dizer que deve apostar ou que vai ter sucesso neste nicho.

 

  1. Encare os seus seguidores como clientes

O seu foco é convencer os seus seguidores que é a resposta e solução para as suas inquietações e problemas.

E, como é que o faz? Ao entregar valor através de conteúdo relevante, capaz de solucionar problemas.

Se quer mesmo enveredar neste mercado deve criar um mindset empreendedor para ganhar a confiança, aprovação e admiração do seu público.

Para tal, é crucial conhecer muito bem a persona do seu negócio e, a partir desse conhecimento, começar a produzir conteúdo com base nas suas dores, desafios, ambições e necessidades.

 

  1. Crie o seu próprio estilo e marca pessoal

O Instagram é uma rede focada em conteúdo visual e, para se diferenciar deve criar as suas próprias imagens e, a partir delas, a sua identidade como content criator.

É o espaço ideal para publicar fotos com excelente resolução e edição de qualidade, mas o fator decisivo vai ser ter um estilo único!

A essência do digital influencer está em criar uma marca pessoal à altura do desafio.

Acaba de comprovar que, afinal de contas, está ao seu alcance influenciar multidões com as mídias sociais que o acompanham para todo o lado!

Digital influencer é sem sombra de dúvida uma profissão promissora, mas, que vai exigir muito de si se quiser aventurar-se neste mercado.

Para ganhar visibilidade precisa de uma visão estratégica e empreendedora, de acertar em cheio no nicho e, de produzir conteúdo de qualidade.

A Convergente pode dar o empurrão que a sua estratégia de marketing de conteúdo precisa para triunfar!

 

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Até à próxima!

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Beatriz Monteiro

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com certificados em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Desde tenra idade sempre fui uma comunicadora nata! O fascínio pelo Marketing Digital surge pela evolução tecnológica associada ao novo modo como comunicamos com as pessoas.